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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de arte contemporânea: uma proposta de formação continuada para professores de Arte dos anos finais do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Teaching contemporary art: a continuing education proposal for art teachers in the final years of elementary school
Autor: DINIZ, Maria de Jesus dos Santos 
Primeiro orientador: QUADROS JÚNIOR, João Fortunato Soares de
Primeiro membro da banca: QUADROS JÚNIOR, João Fortunato Soares de
Segundo membro da banca: ROCHA, Viviane Moura da
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Jociele Lampert de
Quarto membro da banca: MARTINS, Marilda da Conceição
Quinto membro da banca: MATOS, Elisene Castro
Resumo: Esta pesquisa verificou de que maneira as diferentes linguagens visuais da arte contemporânea contribuem para a ampliação da concepção de Arte em docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de São Luís-MA. Para atingir tal objetivo o estudo ofertou o Curso formação em Arte Contemporânea para professores de Arte, atuantes na rede municipal de ensino de São Luís no formato on-line, criado dentro da ferramenta Nutror e foi dividido em cinco módulos compostos por atividades teóricas e práticas no formato de vídeos e de material educativo. Participaram desse estudo 12 professores, sendo cinco mestres e sete especialistas. Quanto ao enfoque, se optou pelas características da abordagem da pesquisa qualitativa, seguindo a conjuntura desta investigação, o método de procedimento selecionado foi a pesquisa cartográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas iniciais e finais estruturadas, pesquisa documental, relatório docente, grupo focal, registro audiovisual. Para coletar os dados foram utilizadas plataformas digitais online através das ferramentas do Google, tais como Google Forms e Google Meet, a primeira para o questionário manifestação de interesse e inscrição; a segunda, de áudio e vídeo para realização das entrevistas e dos grupos focais. A análise e interpretação dos dados gerados, com enfoque qualitativo, foi realizada por meio de quadros, tabelas e gráficos para sistematizar as falas dos participantes durante as entrevistas (inicial e final) em categorias e subcategorias, sendo também calculado a frequência de citação de cada uma delas. Esses dados evidenciaram que a maioria das docentes participantes tiveram uma carência importante na formação inicial do docente, com relação ao contato com arte contemporânea. Contudo, os dados coletados e analisados no período pós-intervenção, demonstram que o curso de formação continuada proposto contribuiu para que os participantes adquirissem e ampliassem os conhecimentos sobre a arte contemporânea. Nesta pesquisa, recorreu-se principalmente aos estudos de Archer (2012), Heinichi (2014), Smith (2010), Danto (1997), Cocchiarale (2006), Canton (2009, 2013), Chiarelli (1995), Cantanhede (2008, 2012), Pacheco (2005), Silva (2015), Macedo (2017), Ferraz e Fusari (2009), Richter (2003), Subtil (2012), Vieira (2013), Silva (2019), Barbosa (1989, 2002, 2012), Oliveira (2016), Imbernón (2013), Pimenta (1997), Bardin (1979), Deleuze e Guattari (1995), Lakatos e Marconi (1991), dentre outros. Foram analisados também os documentos oficiais que regem a educação básica brasileira e formação docente inicial e continuada: Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional de n°9393/96, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2014), Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte (1998), a Base Nacional Curricular Comum (2017), Documento Curricular do Território Maranhense (2019), Proposta Curricular da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís (2020, documento provisório), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada para a Formação (2015) e Política de Formação Continuada por meio da Secretaria Municipal de Educação (2020, preliminar).
Abstract: This research verified how the different visual languages of contemporary art contribute to the expansion of the conception of Art in teachers of the Elementary School - Final Years of São Luís-MA. To achieve this goal, the study offered the Contemporary Art Training Course for Art teachers working in the municipal education system of São Luís in an online format, created within the Nutror tool and divided into five modules composed of theoretical and practical activities in the format of videos and educational material. Twelve teachers participated in this study, being five masters and seven specialists. As for the focus, we opted for the characteristics of the qualitative research approach, following the framework of this investigation, the selected method of procedure was the cartographic research. The instruments for data collection were structured initial and final interviews, documentary research, teachers' reports, focus groups, and audiovisual recordings. To collect the data, digital platforms were used on line through Google tools such as Google Forms and Google Meet, the first for the questionnaire, expression of interest and registration; the second, audio and video for the interviews and focus groups. The analysis and interpretation of the data generated, with a qualitative focus, was carried out using charts, tables and graphs to systematize the statements of the participants during the interviews (initial and final) in categories and subcategories, and also calculated the frequency of citation of each of them. These data showed that most of the participating teachers had a significant lack of contact with contemporary art during their initial training. However, the data collected and analyzed in the post-intervention period show that the proposed continuing education course contributed for the participants to acquire and expand their knowledge about contemporary art. In this research, we resorted mainly to the studies of Archer (2012), Heinichi (2014), Smith (2010), Danto (1997), Cocchiarale (2006), Canton (2009, 2013), Chiarelli (1995), Cantanhede (2008, 2012), Pacheco (2005), Silva (2015), Macedo (2017), Ferraz and Fusari (2009), Richter (2003), Subtil (2012), Vieira (2013), Silva (2019), Barbosa (1989, 2002, 2012), Oliveira (2016), Imbernón (2013), Pimenta (1997), Bardin (1979), Deleuze e Guattari (1995), Lakatos e Marconi (1991), among others. The official documents that govern Brazilian basic education and initial and continued teacher training were also analyzed: Law of Directives and Basis of National Education of n°9393/96, National Curricular Guidelines for Basic Education (2014), National Curricular Parameters - Art (1998), the Common National Curricular Base (2017), Curricular Document of the Maranhense Territory (2019), Curricular Proposal of the Municipal Public Teaching Network of São Luís (2020, provisional document), National Curricular Guidelines for Initial and Continuing Training for Training (2015) and Continuing Training Policy through the Municipal Secretariat of Education (2020, preliminary).
Palavras-chave: Arte Contemporânea;
formação continuada;
professores de Artes Visuais.
Contemporary Art;
continuing education;
teachers of Visual Arts.
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MÚSICA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: DINIZ, Maria de Jesus dos Santos. O ensino de arte contemporânea: uma proposta de formação continuada para professores de Arte dos anos finais do Ensino Fundamental. 2021. 290 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3719
Data de defesa: 21-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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