Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANJOS, Daniela de Oliveira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2020496032831800por
dc.contributor.advisor1PASSOS, Helder Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4590913624385216por
dc.contributor.referee1PASSOS, Helder Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4590913624385216por
dc.contributor.referee2BIANCHINI, Ângelo Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.contributor.referee3MENEZES, Marly Cutrim de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638846136714735por
dc.date.accessioned2022-06-20T14:00:58Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.identifier.citationANJOS, Daniela de Oliveira dos. O ensino de filosofia: análise da atuação educativa de êxito tertúlia dialógica buscando a autonomia discente na Escola de Tempo Integral. 2021. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional e Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3709-
dc.description.resumoEsse estudo tem como objetivo analisar a Atuação Educativa de Êxito Tertúlia Dialógica em Filosofia que busca a autonomia do aluno na Escola de Tempo Integral, enquanto a educação torna o educando um ser moral, a partir de uma investigação teórico-metodológica, que contribua com o desenvolvimento da autonomia dos discentes no Centro Educa Mais João Francisco Lisboa. A partir das teorias educacionais de Immanuel Kant parte-se do pressuposto de que se quisermos uma educação para transformação deve-se investir no ensino alicerçado na compreensão e exercício da autonomia. Nesse sentido, a Tertúlia Dialógica compreende uma educação para autonomia que concebe os educandos enquanto sujeitos inseridos no mundo, que se relacionam aos demais, modificam a si e ao mundo. Kant parte do princípio crítico-emancipatório de que a educação é instrumento necessário para o desenvolvimento humano. A educação deve governar os instintos animais da criança, para que ela não se desvie do projeto de educação, isto é, dá as condições para que o educando se torne um indivíduo autônomo. Observa-se em Immanuel Kant os conceitos de liberdade, moral e disciplina, trazidos em sua obra Sobre a Pedagogia quando nos oferece indicadores claros como educar as crianças para podermos ter cidadãos autônomos na sociedade. Nessa perspectiva ressalta-se a relevância sobre o ensino de filosofia na educação básica para a construção do ser humano, considerando que este proporciona meios para a compreensão deste enquanto sujeito histórico e participante além de conhecimento do mundo e dele mesmo. Dessa maneira a Tertúlia Dialógica é uma proposta metodológica da educação que compreende o ato de educar a partir da realidade do aluno, agregando à formação de valores para sua vida. Para isso, além do principal pensador, os seguintes autores são tomados como referências: Marçal (2009), Apis (2007), Bresolin (2016), Cerletti (2009), Dalbosco (2011), Gatti (2019), Ghedin (2009), Flecha (1997), Gallo (2007), Freire (2019), Habermas (2012), Ranciére (2004), Rousseau (2014). Nesse sentido, essa dissertação preocupa-se em tratar, no primeiro capítulo sobre a concepção da Tertúlia Dialógica, discutindo sobre sua importância para a autonomia; discorre sobre os aspectos históricos do ensino e a dialogicidade no segundo capítulo com Immanuel Kant que coloca a educação como condutor para os esclarecimentos, moralidade e por fim, a análise do lócus e metodologia da pesquisa no último capítulo, onde serão trazidos os resultados de nossa pesquisa que será feita na escola em questão.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the Educational Performance of Dialogical Literary Gathering in Philosophy that seeks the student autonomy in the Full Time School, as the education turns the student into a moral being, from a theoretical- methodological investigation that contributes with the development of the students’ autonomy at the Centro Educa Mais João Francisco Lisboa. Immanuel Kant educational theories indicate that if we want an education for transformation we must invest in teaching based on understanding and exercising autonomy. In this regard, Dialogical Literary Gathering comprehend an education for autonomy that conceives the students as characters inserted in the world, who relate to others and change themselves and the world. Kant bases himself on the critical- emancipatory principle that education is a necessary tool for human development. The education must rule over the child’s primal instincts, so that it does not deviate from the education project, in other words, it gives the condition to the student to become an autonomous individual. It is observed in Immanuel Kant’s literature the concepts of freedom, morals and discipline, brought in his work about Pedagogy when he offers us clear indicators on how to educate children so that we can have autonomous citizens in society. In this perspective, the relevance of teaching philosophy in basic education for the construction of the human being is emphasized, considering that this provides means for the understanding of that as a historical subject and participant in addition to knowledge of the world and himself. Therefore, the Dialogical Literary Gathering is a methodological proposal of education that includes the act of educating from the student’s reality, adding the formation of values for his life. For this reason, as well as the main thinker the following authors are taken as references: Marçal (2009), Apis (2007), Bresolin (2016), Cerletti (2009), Dalbosco (2011), Gatti (2019), Ghedin (2009), Flecha (1997), Gallo (2007), Freire (2019), Habermas (2012), Ranciére (2004), Rousseau (2014). For this matter, this dissertation is concerned in addressing on the first chapter the conception of Dialogical Literary Gathering, discussing its relevance to the autonomy. Expatiate about the historical aspects of education and dialogicity on the second chapter with Immanuel Kant, who places education as a guide for clarification, morality and finally the analysis of the locus and research methodology in the last chapter, where the results of our research will be done at the chosen school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-06-20T14:00:58Z No. of bitstreams: 1 DANIELADEOLIVEIRADOSANJOS.pdf: 1589182 bytes, checksum: 2e3d9bc6c6a67e014ba62e7bffc8491c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-20T14:00:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIELADEOLIVEIRADOSANJOS.pdf: 1589182 bytes, checksum: 2e3d9bc6c6a67e014ba62e7bffc8491c (MD5) Previous issue date: 2021-09-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutonomia;por
dc.subjectTertúlia Dialógica;por
dc.subjectEnsino de Filosofia;por
dc.subjectImmanuel Kant.por
dc.subjectAutonomy;eng
dc.subjectDialogical Literary Gathering;eng
dc.subjectTeaching Philosophyeng
dc.subjectImmanuel Kant.eng
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.titleO ensino de filosofia: análise da atuação educativa de êxito tertúlia dialógica buscando a autonomia discente na Escola de Tempo Integralpor
dc.title.alternativeThe teaching of philosophy: analysis of the successful educational performance of dialogical tertulia seeking student autonomy in a Full-Time Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELADEOLIVEIRADOSANJOS.pdfDissertação de Mestrado1,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.