Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3702
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Inclusão da pessoa com deficiência no Instituto Federal do Maranhão: políticas institucionais, desafios e conquistas do campus Pinheiro. |
Título(s) alternativo(s): | Inclusion of people with disabilities in the Federal Institute of Maranhão: institutional policies, challenges and achievements of the Pinheiro campus. |
Autor: | SILVA JÚNIOR, Ronaldo |
Primeiro orientador: | CHAHINI, Thelma Helena Costa |
Primeiro membro da banca: | CHAHINI, Thelma Helena Costa |
Segundo membro da banca: | BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista |
Terceiro membro da banca: | RODRIGUES, Eder Romagna |
Quarto membro da banca: | SARDINHA, Ana Helia de Lima |
Resumo: | Nota-se que no Brasil as políticas de educação inclusiva ganharam força em sua trajetória histórica e política, consolidando, por meio de produções legislativas, os direitos da pessoa com deficiência. Desta forma, a partir de 1990, o termo “inclusão” foi incorporado aos discursos educacionais, bem como às legislações voltadas a educação especial. O presente estudo teve por objetivo investigar, como o Ifma – Campus Pinheiro operacionaliza os serviços de apoio aos discentes, visando à eliminação e/ou minimização de barreiras pedagógicas e atitudinais, assegurando lhes o acesso, a permanência e a garantia de aprendizado. Os participantes, no contexto apresentado, foram 12 servidores e 20 discentes, os quais atenderam aos critérios de inclusão na pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados corresponderam a entrevista semiestruturadas e observações não participantes. Os resultados revelam que: todos os participantes possuem visões diversificadas sobre inclusão, mas todas dentro dos princípios ideológicos da perspectiva da Educação Inclusiva e/ou do “politicamente correto”; a maioria dos participantes desconhece as ações desenvolvidas pelo NAPNE do Ifma, assim como o papel que ele representa no contexto da inclusão de discentes do público alvo da Educação Especial/Inclusiva; a maioria dos participantes não interagi com os discentes atendidos pelo Núcleo; há carência de recursos humanos e de profissionais qualificados para operacionalizar o processo da Educação Inclusiva; a maioria dos participantes se omite em relação às atividades desenvolvidas pelo Núcleo e creditam neste a responsabilidade pela inclusão. Apesar de todas as dificuldades e dos desafios a serem superados, o NAPNE do Ifma/Campus Pinheiro, tem realizado um trabalho importante para a inclusão dos discentes com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas da baixada maranhense. |
Abstract: | It is noted that in Brazil, inclusive education policies have gained strength in their historical and political trajectory, consolidating, through legislative productions, the rights of people with disabilities. Thus, from 1990, the term “inclusion” was incorporated into educational discourses, as well as legislation aimed at special education. This study aimed to investigate how the Ifma - Campus Pinheiro operationalizes support services for students, aiming at the elimination and / or minimization of pedagogical and attitudinal barriers, ensuring them access, permanence and the guarantee of learning. The participants, in the context presented, were 12 civil servants and 20 students, who met the inclusion criteria in the research. The data collection instruments corresponded to semi-structured interviews and non-participating observations. The results reveal that: all participants have diverse views on inclusion, but all within the ideological principles from the perspective of Inclusive Education and / or “politically correct”; most participants are unaware of the actions developed by Ifma's NAPNE, as well as the role it plays in the context of including students from the target audience of Special / Inclusive Education; most of the participants did not interact with the students served by the Center; there is a lack of human resources and qualified professionals to operationalize the Inclusive Education process; most of the participants omit in relation to the activities developed by the Nucleus and credit it with the responsibility for inclusion. Despite all the difficulties and challenges to be overcome, the NAPNE of the Ifma / Campus Pinheiro, has done an important job for the inclusion of students with disabilities and / or with specific educational needs in the Maranhão region. |
Palavras-chave: | Rede federal de ensino; Educação Especial/Inclusiva; Políticas institucionais; Direitos da pessoa com deficiência Federal education network; Special / Inclusive Education; Institutional policies; Rights of the disabled person |
Área(s) do CNPq: | Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH |
Citação: | SILVA JÚNIOR, Ronaldo. Inclusão da pessoa com deficiência no Instituto Federal do Maranhão: políticas institucionais, desafios e conquistas do campus Pinheiro.. 2020. 183 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3702 |
Data de defesa: | 30-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ronaldo Silva Júniorvec.pdf | Dissertação de Mestrado | 66,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.