Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/36
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Marineide Câmarapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8377433364053842por
dc.contributor.advisor1SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8443432670512731por
dc.contributor.referee1DANTAS FILHO, Alberto Pedrosapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152212644682366por
dc.date.accessioned2016-08-16T18:10:27Z-
dc.date.available2013-02-22pt_BR
dc.date.issued2012-12-17pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Marineide Câmara.As relações entre teatro, tecnologia e educação no pró-licenciatura em teatro da UFMA E UnB. 2012. 188 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/36-
dc.description.resumoA referida pesquisa aborda as relações entre tecnologia, teatro e educação no processo de formação de professores no Programa Pró-Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade de Brasília. Para tal, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa que visa contribuir para uma reflexão dos respectivos processos formativos no que concerne às possibilidades de utilização das tecnologias contemporâneas. A fim de fundamentar o estudo foram consideradas as propostas teóricas que caracterizam as relações entre tecnologia e teatro, formação de professor na perspectiva das TDICs e formação de professores de teatro na contemporaneidade principalmente para as questões pertinentes ao advento das tecnologias contemporâneas. Posteriormente à revisão da literatura, à análise dos documentos oficiais, do projeto político pedagógico e diretrizes curriculares para formação docente em teatro na contemporaneidade, inferiu-se que, o programa Pró-Licenciatura em Teatro, no caso da UFMA e da UnB, apesar do contexto de dificuldades na fase inicial do curso, contempla os pressupostos para o ensino do teatro na contemporaneidade, no sentido de valorizar a cultura local e considerar as possibilidades das TDICs em ampliar as possibilidades de leitura e produção das mais diversas formas teatrais.por
dc.description.abstractThis research addresses the relationship between technology, theater and education in the Pro-Degree in Theatre teacher training program from the Federal University of Maranhão and the University of Brasilia. To this end, we developed a qualitative study that aimed to contribute to a reflection of their formative processes in relation to the use possibilities of contemporary technologies. In order to substantiate the study were considered theoretical proposals that characterize the relationship between technology and theater, teacher training from the perspective of TDICs and teacher theater training in contemporary theater primarily to issues pertinent to the advent of contemporary technologies. Following the literature review, analysis of official documents, the political pedagogical project and curricular guidelines for teacher training in contemporary theater, we infer that the Pro-Degree in Theatre, in the case of UFMA and UnB, despite the context of difficulties in the initial phase of the course covers the requirements for teaching in contemporary theater, to appreciate the local culture and consider the possibilities of TDICs to expand the possibilities of reading and production of various theatrical forms.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-16T18:10:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissetacao MARINEIDE CAMARA SILVA.pdf: 3974165 bytes, checksum: 2515a60192ca632df500c2fd0289a8cd (MD5) Previous issue date: 2012-12-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCultura e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectTheatereng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.titleAs relações entre teatro, tecnologia e educação no pró-licenciatura em teatro da UFMA E UnBpor
dc.title.alternativeThe relationship between technology, theater and education in the pro-degree in theatre of the UFMA and UnBeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissetacao MARINEIDE CAMARA SILVA.pdf3,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.