Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3692
Tipo do documento: Dissertação
Título: CASA DE PASSARINHO: A experiência com a infância vivenciada pelas crianças em uma instituição de acolhimento em Imperatriz - MA.
Título(s) alternativo(s): BIRD HOUSE: The experience with childhood lived by children in a host institution in Imperatriz - MA.
Autor: LIMA, Jéssica de Sousa
Primeiro orientador: SOUSA, Emilene Leite de
Primeiro membro da banca: SOUSA, Emilene Leite de
Segundo membro da banca: RIBEIRO, Fernanda Bittencourt
Terceiro membro da banca: CONCEIÇÃO, Wellington da Silva
Quarto membro da banca: PEREIRA, Jesus Marmanillo
Resumo: Partindo do pressuposto de que não há um conceito rígido e universal de infância, mas que as crianças têm experiências diferenciadas com esta fase do ciclo da vida a depender das circunstâncias em que se encontram, este trabalho se debruça na busca pela análise de como a infância é vivenciada por crianças que residem em um abrigo. Aos refletirmos sobre essas crianças que foram retiradas das suas famílias – responsáveis por lhes colocar em situações consideradas de risco – e designadas para instituições de acolhimento, entendemos que se deve pensar a experiência dessas crianças como uma forma diferenciada e inusitada de se vivenciar a infância. A pesquisa foi realizada na Casa da Criança, um abrigo localizado em Imperatriz/MA onde crianças de 0 a 9 anos permanecem enquanto aguardam para retornarem à família ou serem colocadas em adoção, conforme decisão judicial. Ali, as crianças vivenciam a infância entre instituições – abrigo, escola, igreja – e se submetem a inúmeras regras, possuindo pouco espaço para exercerem seu poder de agência, motivo pelo qual analisamos a Casa da Criança sob a ótica da categoria instituição total de Goffman (1961). Do trabalho de campo resultou uma etnografia, sendo o método etnográfico considerado ideal para trabalhar nesse contexto de institucionalização, uma vez que esta investigação visou à descrição densa da experiência com a infância pelas crianças em situação de abrigo, e o caminho ético metodológico foi muito mais complexo e percorrido em passos leves e atentos, pois acima de tudo é necessário proteger as crianças de exposição ou perigo, visto que estão sob tutela do Estado. Desse modo, buscamos aliar dados de campo com teoria para entendermos as particularidades da infância vivenciada dentro de uma instituição de acolhimento na cidade de Imperatriz/MA, bem como compreender como ocorre a construção da individualidade em meio a este ambiente coletivo e como se dá o exercício da autonomia infantil, por exemplo, constituindo-se uma pesquisa sobre e com crianças.
Abstract: Based on the assumption that there is no rigid and universal concept of childhood, but that children have different experiences with this phase of the life cycle, depending on the circumstances in which they find themselves, this work focuses on the analysis of how childhood it is experienced by children who reside in a shelter. When we reflect on these children who were removed from their families - responsible for putting them in situations considered to be at risk - and assigned to foster care institutions, we understand that one should think of the experience of these children as a different and unusual way of experiencing childhood. The research was carried out at Casa da Criança, a shelter located in Imperatriz / MA where children from 0 to 9 years old remain while they wait to return to the family or be put up for adoption, according to a court decision. There, children experience childhood among institutions - shelter, school, church - and are subject to numerous rules, having little space to exercise their agency power, which is why we analyzed Casa da Criança from the perspective of Goffman's total institution category. (1961). Ethnography resulted from the fieldwork, the ethnographic method being considered ideal for working in this context of institutionalization, since this investigation aimed at the dense description of the experience with childhood by children in a sheltered situation, and the ethical-methodological path was very more complex and covered in light and attentive steps, because above all it is necessary to protect children from exposure or danger, since they are under the tutelage of the State. In this way, we seek to combine field data with theory to understand the particularities of childhood experienced within a host institution in the city of Imperatriz / MA, as well as to understand how the construction of individuality occurs in the midst of this collective environment and how child autonomy is exercised, for example, constituting research on and with children.
Palavras-chave: Infância abrigada;
Casa da Criança;
Instituição de acolhimento;
Instituição total;
Etnografia
Sheltered childhood;
Children's House;
Host institution;
Total institution;
Ethnography
Área(s) do CNPq: Sociologia Urbana
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO/CCSST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - PPGS
Citação: LIMA, Jéssica de Sousa. Casa de passarinho: A experiência com a infância vivenciada pelas crianças em uma instituição de acolhimento em Imperatriz - MA.. 2021. 116 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Sociologia- PPGS) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3692
Data de defesa: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéssica.pdfDissertação de Mestrado40,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.