Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3654
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Política de acessibilidade e inclusão para as pessoas com deficiência na Universidade Federal do Maranhão (UFMA): uma avaliação política da política
Título(s) alternativo(s): The accessibility and inclusion policy for people with disabilities at the Federal University of Maranhão (UFMA): a policy evaluation
Autor: ORTIZ, Lorena Angin Yannina Camusso 
Primeiro orientador: PEREIRA, Maria Eunice Ferreira Damasceno
Primeiro membro da banca: PEREIRA, Maria Eunice Ferreira Damasceno
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Cleonice Correia
Terceiro membro da banca: BASTOS, Josie do Amaral
Resumo: O presente estudo se propôs analisar a política de acessibilidade e inclusão para os estudantes com deficiência inseridos no ensino superior público, tendo como referência empírica a Diretoria de Acessibilidade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entendido como espaço de implementação das ações desta política que busca garantir permanência desses estudantes, visto que a educação é um dos direitos fundamentais de todas as pessoas. Objetivou-se analisar a concepção e desenho dos princípios que fundamentam as políticas institucionais de acessibilidade e inclusão na UFMA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com análise quanti-qualitativa, na abordagem crítica e dialética. Os procedimentos de coleta e análise dos dados foram descritivos e analíticos. Os resultados da pesquisa revelam que há uma construção de políticas de acessibilidade e inclusão na UFMA, a partir das diretrizes estipuladas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) e do Programa de Acessibilidade na Educação Superior (INCLUIR). O REUNI favoreceu indiretamente o processo de inclusão dos discentes com deficiência, através da expansão do número de vagas nas IFES. O Programa Incluir tem como principal objetivo promover a elaboração de políticas institucionais para as pessoas com deficiência e propõe a criação de Núcleos de Acessibilidade para elaborar tais políticas. Na UFMA, as principais iniciativas e ações destinadas à inclusão da pessoa com deficiência são derivadas da Diretoria de Acessibilidade (antes denominada Núcleo de Acessibilidade). Os resultados também apontaram uma falta de articulação entre os setores e a Diretoria, o que deriva em ações isoladas e pontuais, ocasionando perda de tempo por parte da DACES. Porém, o processo de inclusão da pessoa com deficiência na UFMA é uma realidade que representa um avanço nas políticas institucionais de acessibilidade e inclusão, embora com bastantes percursos contraditórios, que expressam o movimento antagônico da sociedade capitalista, que impõem desafios a serem superados pela Universidade e pelos órgãos que a compõem.
Abstract: La presente investigación se propuso analizar la política de accesibilidad e inclusión para los estudiantes con deficiencia en las universidades estatales, teniendo como referencia empírica la Dirección de Accesibilidad de la Universidade Federal do Maranhão, concebido como espacio de implementación de las acciones de esta política que, busca garantizar la permanencia de estos estudiantes, teniendo em cuenta que la educación es uno de los derechos fundamentales de todas las personas. Tuvo como objetivo analizar el origen y la estructura de los principios que fundamentan las políticas institucionales de accesibilidad e inclusión de UFMA. Es una investigación bibliográfica y documental, con un análisis cuanti-cualitativo, con metodología crítico y dialéctica. Los procedimientos de colecta y análisis de datos fueron descriptivos y analíticos. Los resultados revelan la elaboración de políticas de accesibilidad e inclusión en UFMA, a partir de las directrices establecidas por el Ministerio de Educación y Cultura (MEC), por medio del Programa de Apoyo a Planes de Reestructuración de las Universidades Federales (REUNI) y del Programa de Accesibilidad en la Educación Superior (INCLUIR). REUNI favorece, indirectamente, al proceso de inclusión de los alumnos con deficiencia, a través del aumento vacantes en las universidades estatales. El programa INCLUIR tiene como objetivo principal promover la elaboración de políticas institucionales para las personas con deficiencia y propone la creación de Núcleos de Accesibilidad para engendrar dichas políticas. Las principales iniciativas y acciones de UFMA dirigidas a la inclusión de personas con deficiencia son provenientes de la Dirección de Accesibilidad (antes denominado Núcleo de Accesibilidad). Los resultados también resaltan la falta de articulación entre los sectores de la universidad y la Dirección, lo que ocasiona acciones particulares y puntuales, además de la pérdida de tiempo de la DACES. Sin embargo, el proceso de inclusión de las personas con deficiencia en UFMA es una realidad que representa un avance en las políticas de accesibilidad e inclusión, aunque con bastantes contradicciones, que expresan el movimiento antagónico de la sociedad capitalista, que impone desafíos para ser superados por la universidad y sus sectores.
Palavras-chave: educação superior;
núcleo de acessibilidade;
políticas institucionais;
inclusão.
educación superior;
núcleo de accesibilidad;
políticas institucionales;
inclusión.
Área(s) do CNPq: Planejamento e Avaliação Educacional
Política Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: ORTIZ, Lorena Angin Yannina Camusso. A Política de acessibilidade e inclusão para as pessoas com deficiência na Universidade Federal do Maranhão (UFMA): uma avaliação política da política. 2022. 153 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3654
Data de defesa: 12-Mai-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LORENAANGINYANNINACAMUSSOORTIZ.pdfDissertação de Mestrado1,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.