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Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelos atômicos no livro didático de química: estudo das representações ilustrativas pelo viés do discurso científico-social
Título(s) alternativo(s): Atomic models in chemistry textbooks: a study of illustrative representations through the bias of social-scientific discourse
Autor: SILVA, Manuela Conceição Machado da 
Primeiro orientador: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Primeiro membro da banca: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Segundo membro da banca: AQUINO, Sidilene Farias
Terceiro membro da banca: SILVA, Antônio José da
Resumo: Este trabalho se reporta a uma pesquisa sobre os níveis de representações do conhecimento químico tratados nos livros didáticos de Química (LDQ), no que concerne às ilustrações presentes no conteúdo de Modelos Atômicos (MA). O livro didático ainda é o recurso mais presente em sala de aula apesar da existência de inúmeros materiais didáticos, ele influencia fortemente os estudantes na concepção e construção do conhecimento científico. Para o Ensino de Química seu uso torna-se fundamental para exposição dos conhecimentos químicos sendo que a partir dele o aluno inicia seu contato com a cultura científica, sua representação e linguagem, desse modo o estudo deste material didático é bastante pertinente para compreensão do processo de ensino e aprendizagem. Portanto, para isso essa pesquisa fez uso da perspectiva metodológica qualitativa (LUDKE; ANDRE, 2012). No que diz respeito à tipologia analítica utilizada, optou-se pela análise documental, uma vez que o objeto de interesse analítico se constituiu de um conjunto de livros de química adotados em uma amostragem de escolas públicas que ofertam o Ensino Médio localizadas na cidade de São Luís do Maranhão. A análise dos dados foi encaminhada pela técnica de análise de conteúdo tendo como orientação os estudos de Bardin (1978) e Franco (2008), adotando-se categorias baseadas na teoria de Johnstone (1982; 1993) que versam sobre níveis de representação do conhecimento químico (Macroscópico, Submicroscópico e Simbólico) e realizando uma reflexão sobre a contribuição das imagens categorizadas segunda as referências de representação social como Moscovici (1981) para apropriação da linguagem científica. Dessa forma, foram analisados nove livros didáticos de Química e, neles, catalogaram-se setecentas e treze imagens presentes em capítulos que tratam sobre MA. Primeiramente, fez-se uma pré-análise para caracterização das variáveis de estudo em referência ao tipo de ilustrações: (i) fotografia, (ii) figura, (iii) gráfico, (iv) diagrama e (v) tabela. Em seguida um estudo exploratório das imagens separando-as em ilustrações do trato indireto (história em quadrinhos e seções especiais que tratam da História da Química e da Ciência) e ilustrações do trato direto (imagens que representam objetos e fenômenos químicos). As ilustrações de trato direto foram categorizadas de acordo com os níveis de representação retratado pelo modelo desenvolvido por Johnstone (1982; 1993) e depois tratadas sob a perspectiva da Teoria da Representação Social. Os resultados apontaram uma grande presença de ilustrações do tipo figura (48%). Por outro lado, percebeu-se um déficit acentuado em relação a inserção de ilustrações do tipo gráfico (1,5%). A categorização das ilustrações do trato direto indicou que as categorias Macroscópica e Submicroscópica apresentaram respectivamente as quantidades de 24,2 % e 24,4% De maneira geral, pode-se afirmar que nos LDQ analisados prevalece um aspecto representacional, ou seja, simbólico (28,1 %) em suas ilustrações, o que significa que a ênfase dada na construção do conhecimento químico versa no sentido do uso de fórmulas, equações e mecanismo de reações, o que pode dificultar o aluno a se apropriar do conjunto de conhecimentos sobre objetos da Ciência e suas representações.
Abstract: This work reports a research on the levels of representations of chemical knowledge treated in the Chemistry TextBook (CTB), with regard to the illustrations present in the content of Atomic Models (AM). The textbook is still the most present resource in the classroom despite the existence of innumerable didactic materials, it strongly influences students in the conception and construction of scientific knowledge. For the teaching of Chemistry, its use becomes essential for the exposition of chemical knowledge, and from it the student starts his contact with the scientific culture, its representation and language, so the study of this didactic material is very pertinent for understanding the process teaching and learning. Therefore, this research made use of the qualitative methodological perspective (LUDKE; ANDRE, 2012). With regard to the analytical typology used, it was decided to document analysis, since the object of analytical interest consisted of a chemistry set of books adopted in a public school sampling that offer high school located in the city of São Luís, Maranhão. The data analysis was carried out using the content analysis technique, guided by the studies of Bardin (1978) and Franco (2008), adopting categories based on the theory of Johnstone (1982; 1993) that deal with levels of knowledge representation chemical (Macroscopic, Submicroscopic and Symbolic) and reflecting on the contribution of images categorized according to references of social representation such as Moscovici (1981) for the appropriation of scientific language. Thus, nine Chemistry textbooks were analyzed and seven hundred and thirteen images from chapters dealing with MA were cataloged. First, a pre-analysis was carried out to characterize the study variables in reference to the type of illustrations: (i) photograph, (ii) figure, (iii) graph, (iv) diagram and (v) table. Then an exploratory study of the images separating them into illustrations of the indirect tract (comic strip and special sections dealing with the History of Chemistry and Science) and illustrations of the direct tract (images that represent objects and chemical phenomena). The direct treatment illustrations were categorized according to the levels of representation portrayed by the model developed by Johnstone (1982; 1993) and then treated from the perspective of the Theory of Social Representation. The results showed a large number of figure-type illustrations (48%). On the other hand, there was a marked deficit in relation to the insertion of graphic illustrations (1,5%). The categorization of the illustrations of the direct tract indicated that the Macroscopic and Submicroscopic categories presented the amounts of 24.2% and 24.4%, respectively. In general, it can be said that in the analyzed CTB a representational aspect prevails, that is, symbolic (28.1%) in their illustrations, which means that the emphasis given to the construction of chemical knowledge is directed towards the use of formulas , equations and reaction mechanism, which can make it difficult for the student to appropriate the body of knowledge about science objects and their representations.
Palavras-chave: livro didático de química;
imagem;
modelos atômicos;
níveis de representação;
linguagem científica.
chemistry textbook;
image;
atomic models;
representation levels;
scientific language.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Química
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: SILVA, Manuela Conceição Machado da. Modelos atômicos no livro didático de química: estudo das representações ilustrativas pelo viés do discurso científico-social. 2020. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3641
Data de defesa: 31-Ago-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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