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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Carlos Roberto Baluzpt_BR
dc.contributor.advisor1LABIDI, Sofianept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3474810859116416por
dc.date.accessioned2016-08-17T14:52:54Z-
dc.date.available2008-10-06pt_BR
dc.date.issued2004-12-17pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Carlos Roberto Baluz. COMPOSITION OF SEMANTIC WEB SERVICES IN ENVIRONMENT ICS OF ELECTRONIC COMMERCE. 2004. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/363-
dc.description.resumoO ICS (Intelligent Commerce System), projeto atualmente em desenvolvimento no Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sob a orientação do Prof. Dr. Sofiane Labidi, é um projeto que tem como objetivo desenvolver um Sistema de Comércio Eletrônico, na categoria B2B, efetivamente Inteligente. Ele é baseado na tecnologia de agentes móveis inteligentes e possui cinco fases no seu ciclo de vida: Modelagem do Usuário, Matchmaking, Negociação, Formação de Contrato e Cumprimento do Contrato. O Matchmaking é o processo no qual agentes representando negociantes (compradores e vendedores), que possuem interesse na troca de valores econômicos, são colocados em contato com seus potenciais parceiros de negócios. O enriquecimento do processo de matchmaking é o foco principal deste trabalho. Atualmente no ICS o processo de matchmaking somente emparceira serviços simples. Nossa contribuição é enriquecer o processo de matching atualmente em uso no ICS permitindo a composição de serviços, ou seja, serviços simples somam suas capacidades e formam serviços complexos com a finalidade de retornar maior número de respostas positivas. Para isso utilizamos ontologias aliadas às técnicas de planejamento automático para proporcionar a descoberta de serviços complementares e posterior composição dos mesmos para elaboração de serviços mais complexos.por
dc.description.abstractThe ICS (Intelligent Commerce System), a developing project of the Intelligent Systems Lab (LSI) at Federal University of Maranhão (UFMA), under Prof. Dr. Sofiane Labidi´s supervision, is a project that has the objective of develop an Electronic Commerce System, in the B2B (Business to Business) category, effectively intelligent. It is based in the technology of intelligent mobile agents and has five phases in its life cycle: User Modeling, Matchmaking, Negotiation, Contract Formation and Contract Fulfillment. The Matchmaking is the process in which agents that represent traders (buyers and sellers), that are interested in the exchange of economic values, are put in touch with their potential business counterparts. The enrichment of the matchmaking process is the main focus of this work. Nowadays in the ICS, the matchmaking process only matches simple services. Our contribution is to enrich the actual matchmaking process allowing the composition of services, that is, simple services can add its capacities and form complex services with the goal to return a greater number of positive responses. To do this, we use ontologies allied to AI planning techniques to provide the discovery of complementary services and the posterior composition of them to elaborate more complex services.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T14:52:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Roberto Baluz Almeida.pdf: 871522 bytes, checksum: 977790536a9b751306209d20d7242a1e (MD5) Previous issue date: 2004-12-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEngenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejadorespor
dc.subjectServiços Webpor
dc.subjectWeb Semânticapor
dc.subjectComposição de Serviços Webpor
dc.subjectComércio Eletrônicopor
dc.subjectAI Planningeng
dc.subjectWeb Serviceseng
dc.subjectSemantic Webeng
dc.subjectWeb Services Compositioneng
dc.subjectE-Commerceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpor
dc.titleCOMPOSIÇÃO DE WEB SERVICES SEMÂNTICOS NO AMBIENTE ICS DE COMÉRCIO ELETRÔNICOpor
dc.title.alternativeCOMPOSITION OF SEMANTIC WEB SERVICES IN ENVIRONMENT ICS OF ELECTRONIC COMMERCEeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

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