Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3637
Tipo do documento: Dissertação
Título: Planejamento e confecção de um material didático digital para realização de atividades de ensino por professores em ambientes hospitalares.
Título(s) alternativo(s): Planning and making a digital teaching material for carrying out teaching activities by teachers in hospital environments.
Autor: SILVA, Sarah Raquel Froes da
Primeiro orientador: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Primeiro membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Segundo membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Terceiro membro da banca: WUNSCH, Luana Priscila
Resumo: De acordo com o processo de desenvolvimento tecnológico que perpassa pelas interações sociais, as tecnologias digitais se integram nos modos de entretenimento, comunicação entre pessoas e ainda o compartilhamento de informações a nível mundial através de múltiplas plataformas. Como um companheiro fiel para todas as horas, os dispositivos móveis digitais tais como: smartphones e tablets ampliam e possibilitam que os usuários esteja em vários lugares ao mesmo tempo e se atualizem do que acontece além dos muros de sua casa e auxilie os estudantes tanto dentro quanto fora da sala de aula. Contudo, existem espaços escolares nos quais as tecnologias digitais móveis podem atuar a partir do mesmo propósito do seu uso, auxiliar seus usuários e potencializar funções, um deles é a Classe Hospitalar na qual tem como finalidade prover espaço escolar para estudantes, impedidos de frequentar aulas regulares em decorrência de tratamentos hospitalares. Na finalidade de fortalecer os processos educacionais, afetivos e a interatividade entre os estudantes e professores na Classe Hospitalar “ABC” Nefro, a presente dissertação teve como objetivo o desenvolvimento de um material didático digital no formato de E-book, na qual contém sequências didáticas e possibilidades na construção de aprendizagens com recursos digitais, incluindo aplicativos digitais na educação. Para a construção do material didático, a pesquisadora realizou um levantamento sobre as práticas pedagógicas da Classe Hospitalar “ABC” Nefro, mediante entrevistas estruturadas com as professoras da Classe Hospitalar e as respostas foram analisadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2011). A pesquisa teve como base metodológica a metodologia do desenvolvimento e natureza de sua abordagem foi qualitativa, no intuito de unificar os conhecimentos desenvolvidos em anos de prática pelas docentes da Classe Hospitalar, pesquisas sobre aplicativos digitais e temas transversais por meio dispositivos móveis, incluídos no material proposto aos discentes do Hospital Universitário Unidade Presidente Dutra.
Abstract: According to the technological development process running through social interactions, digital technologies are integrated in the forms of entertainment, day to day communication as well as the worldwide sharing of information via multiple platforms. As a faithful comrade, digital mobile devices such as smartphones and tablets expand the possibilities for users to be in several places at the same time and update themselves on what happens beyond the walls of their home along with assisting students in and outside of the classroom enviroment. For that reason, there are school spaces in which mobile digital technologies may come to act upon the very same purpose, with their users and enhance educational functions, one of which is Hospital Classes who is intended to provide schooling for students away from attending regular classes due to medical treatments. Meaning to strengthen the educational, affective and interactivity processes between students and teachers in the Hospital Class of “ABC” Nefro, this thesis aimed to design a digital didactic material in the likeness of an E-book, contemplating pedagogical sequences for the construction of digital resources learning, including educational digital apps. As means of crafting such material, a researcher carried out a survey on the pedagogical practices at the Hospital Class “ABC” Nefro, through structured appointments with the teachers who served this Hospital Class and their responses were analyzed in complience with the content analysis of Bardin (2011). The research had the development methodology as a methodological basis and the nature of its approach was qualitative in order to unify the Hospital Class teachers’ knowledge, developed thourgh years of practice, as well as researches on digital applications and cross-cutting themes on mobile devices, all inserted in the material presented to students of the Unidade Presidente Dutra University Hospital.
Palavras-chave: Classe Hospitalar;
Metodologias ativas;
Dispositivos móveis;
Afetividade;
Aplicativos Digitais
Hospital Class;
Active methodologies;
Mobile devices;
Affectivity;
Digital Applications
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: SILVA, Sarah Raquel Froes da.Planejamento e confecção de um material didático digital para realização de atividades de ensino por professores em ambientes hospitalares. 2021. 133 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3637
Data de defesa: 20-Mar-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Sarah Silva.pdfDissertação de Mestrado6,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.