Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3633
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Cláudia da-
dc.contributor.advisor1FAÇANHA, Luciano da Silva-
dc.contributor.referee1FAÇANHA, Luciano da Silva-
dc.contributor.referee2PIRES, Helderson Mariani-
dc.contributor.referee3CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de-
dc.date.accessioned2022-06-06T17:58:51Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.citationSILVA, Cláudia da. Do declínio da cultura à educação negativa em Rousseau: Do Primeiro Discurso ao Emílio.. 2021. 140 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3633-
dc.description.resumoO pensador Jean-Jacques Rousseau, amado e odiado por muitos de seus contemporâneos, um ilustre homem de letras de um pensamento aguçado, defensor e crítico da sociedade do Século das luzes, via no uso excessivo da razão a decadência dos costumes e da moral. Crítico da exacerbada confiança depositada no progresso da razão como expõe no Discurso sobre as ciências e as artes de 1749 em resposta ao questionamento lançado pela Academia de Dijon, sobre o aprimoramento ou a corrupção dos costumes diante o restabelecimento das ciências e das artes, responde ao tema pela via negativa, exaltando a moral enquanto virtude e valor social, deixando a razão em segundo plano, o que lhe rendeu críticas e um local na contramão da ilustração. Rousseau, observa também a educação de sua época, e vê que as crianças não viviam sua infância como deveriam e eram muitas das vezes vistas na condição de adulto em miniatura. Criticando essa questão, apresenta a educação natural exposta na obra Emílio ou da educação de 1762, como modelo educacional onde sua aplicação vai despertando a sensibilidade da criança, fortalecendo preceitos naturais e a vivência em sociedade, uma vez que, a educação rousseauniana se fundamenta nos cuidados e na liberdade como pressuposto para sua autonomia. Esses elementos culturais e sociais de acordo com o pensamento de Rousseau, atuam na educação como um guia no conjunto dos saberes formando o homem em si mesmo. Fundamenta-se essas questões em torno do nosso objetivo central que é abordar a teoria cultural, político-filosófica de Rousseau acerca da degradação humana, da valorização exagerada da razão e da educação natural, onde a criança Emílio, deve ser tratada como criança, na condição de criança e que não terá intervenção dos livros científicos até a idade de compreensão da razão.por
dc.description.abstractThe thinker Jean-Jacques Rousseau, loved and oused by many of his contemporaries, an illustrious man of pointed letters, defender and critic of the society of the Century of lights, saw in the excessive use of reason the decay of customs and morals. Critic of the exaggerated confidence placed in the progress of reason as he exposes in the Discourse on the sciences and arts of 1749 in response to the questioning launched by the Academy of Dijon, on the improvement or corruption of customs before the restoration of the sciences and the arts, responds to the theme by the negative way, exalting morals as virtue and social value, leaving reason in the background , which earned him criticism and a place in the face of illustration. Rousseau also observes the education of his time, and sees that children did not live their childhood as they should and were often seen as miniature adults. Criticizing this issue, it presents the natural education exposed in the work Emilio or education of 1762, as an educational model where its application awakens the sensitivity of the child, strengthening natural precepts and the experience in society, since Rousseaunian education is based on care and freedom as a presupposition for its autonomy. These cultural and social elements according to Rousseau's thought, act in education as a guide in the set of knowledge forming man in himself. These questions are based on our central objective, which is to approach Rousseau's cultural, political- philosophical theory about human degradation, the overvaluation of reason and natural education, where the child Emilio, should be treated as a child, as a child and who will not have intervention of scientific books until the age of understanding of reason.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-06-06T17:58:51Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO-CLÁUDIA.pdf: 1708673 bytes, checksum: 83b0caca33edc4277e9c3d0afa7ef8b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-06T17:58:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO-CLÁUDIA.pdf: 1708673 bytes, checksum: 83b0caca33edc4277e9c3d0afa7ef8b1 (MD5) Previous issue date: 2021-06-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRousseau;por
dc.subjectIluminismo;por
dc.subjectProgresso da Razão;por
dc.subjectEducação Naturalpor
dc.subjectRousseau;eng
dc.subjectEnlightenment;eng
dc.subjectProgress of Reason;eng
dc.subjectNatural Educationeng
dc.subject.cnpqEpistemologiapor
dc.titleDo declínio da cultura à educação negativa em rousseau:do Primeiro Discurso ao Emílio.por
dc.title.alternativeFROM THE DECLINE OF CULTURE TO NEGATIVE EDUCATION IN ROUSSEAU: From First Discourse to Emilio.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-CLÁUDIA.pdfDissertação de Mestrado1,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.