PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL : [44] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Didatizar para popularizar: Um estudo sobre a construção de enunciados de divulgação científica em revistas especializadas
O Discurso de Divulgação Científica (DDC) tem o papel de apresentar o conhecimento científico para o grande público leitor, a partir de uma didatização, a qual não visa formar especialistas, mas levar esse conhecimento para a população que não pertence à comunidade científica. O DDC articula o que dizer, como dizer, para quem dizer e a finalidade de publicizar, popularizar o que é produzido por cientistas e voltado para o esclarecimento de problemas de diferentes naturezas presentes...
A Literatura Kafkiana como suporte narrativo em Resident Evil: Revelations 2
A pesquisa explora a relação entre literatura e videogames, com foco na obra de Franz Kafka e sua adaptação em Resident Evil: Revelations 2, jogo da Capcom de 2015. O estudo analisa como os elementos literários kafkianos enriquecem a narrativa do jogo, oferecendo uma experiência mais profunda e imersiva para os jogadores. A pesquisa abrange a inserção de citações, referências a personagens e locais de Kafka no jogo, além de desenhos feitos pelo escritor. A metodologia adotada inclui uma ...
Crenças de docentes e discentes: autonomia e motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira
Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a relação entre as crenças de alunos e professores sobre o ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira, analisando como essas crenças influenciam as práticas de ensinar e aprender a língua inglesa no contexto de uma escola pública no município de Vargem Grande, MA. Para atingir esse objetivo, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: identificar as crenças de professores e alunos quanto ao ensino de língua inglesa...
As representações da identidade da travesti na prosa de Cassandra Rios
Esta Dissertação buscou analisar as representações da identidade das travestis nos romances Georgette (1973) e Uma mulher diferente (2005), de Cassandra Rios. A pesquisa partiu da necessidade de compreensão das identidades das travestis nos romances cassandrianos, visto que a autora construiu um projeto literário entre 1948 e 2000 que enfrentou o sistema cisheteropatriarcal, excludente e de poder para dar voz aos sujeitos de sexualidades dissidentes e superar as marginalizações e estereó...
As guardiãs das tradições culturais: As representações do feminino negro na obra Os Tambores de São Luís
Esta dissertação tem como objeto de estudo a obra Os Tambores de São Luís, publicada em 1975 pelo escritor maranhense, Josué Montello. No que tange a arte literária, o romance faz um regaste memorial da escravidão negra e das facetas multiculturais da cidade de São Luís do Maranhão. Deste modo, esta pesquisa é desenvolvida à luz dos Estudos Culturais e Feministas, objetivando uma análise da representação literária do papel feminino negro na sociedade ludovicense e no terreiro Casa d...
Escrita/reescrita de textos: O ciclo de ensino aprendizagem como caminho metodológico nas aulas de Língua Portuguesa do 3º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Bacabal – MA
A presente pesquisa aborda o processo de escrita/reescrita de textos na escola, de modo a apresentar propostas didáticas baseadas nas contribuições da metodologia do ciclo de ensino aprendizagem para o processo de ensino de leitura e escrita de alunos do 3º ano do ensino médio. Para tanto, apresentamos no presente estudo os conceitos e fundamentos dessa ferramenta de ensino, evidenciando a estrutura e análise de gêneros textuais presentes no currículo escolar. As problemáticas que c...
A produção de textos na educação básica: desenvolvendo as capacidades de linguagem
O presente trabalho aborda a prática de escrita/reescrita na Educação Básica, propondo uma intervenção em textos escolares por meio do ensino do gênero textual artigo de opinião, com base nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo. A pesquisa foi conduzida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública na cidade de Pio XII-MA. A questão central da pesquisa é: quais as dificuldades que os alunos do 9º ano de uma escola pública em Pio XII...
O ensino de língua portuguesa e as concepções de leitura e de linguagem no documento curricular do território maranhense para as séries finais do ensino fundamental
Sabemos que o ensino e a aprendizagem da leitura são marcados ideologicamente na medida em que o fazer cotidiano da escola passa a ser estruturado a partir de orientações que vão sendo institucionalizadas por documentos governamentais. Tendo Análise do Discurso (AD) francesa como suporte teórico central que sustenta a análise de dados, o objeto desta pesquisa são os efeitos de sentido constituídos pelas discursividades que mobilizam o evocar das concepções de leitura e de linguem enuncia...
Avaliações (socio)linguísticas sobre os pronomes pessoais de segunda pessoa do singular na fala de maranhenses
Esta dissertação, apoiando-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (Weinreich, Labov, Herzog, 2006 [1968]; Labov, 2006 [1966]; 2008 [1972]; Eckert, 2012; Oushiro, 2015, entre outros), propõe- se a analisar os metacomentários sobre o falar maranhense, com o intuito de acessar quais avaliações sociolinguísticas emergem do discurso dos falantes em relação ao discurso de que os maranhenses falam a melhor variedade do português brasileiro, tendo como f...
A escrita em diálogo com o outro: alteridade em monografias do curso de Letras
Este trabalho visa produzir uma discussão sobre as relações dialógicas que o aluno de graduação estabelece com os discursos mobilizados na escrita da monografia. Nesta pesquisa, problematizamos a monografia enquanto ato de fazer ciência na graduação, o que significa também a constituição de novos saberes frente a um objeto de pesquisa. A monografia, sendo o último trabalho acadêmico desenvolvido pelo graduando, é também um espaço de possíveis reflexões frente a uma problematização que po...
Os personagens negros na literatura brasileira oitocentista: representação do negro nas obras abolicionistas Úrsula, de Maria Firmina dos Reis e as vítimas-algozes, de Joaquim Manuel de Macedo
O objeto de estudo e temática geral da presente investigação foi o estudo da representação do negro em duas obras do período oitocentista: Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, e As Vítimas-Algozes, de Joaquim Manuel de Macedo. Os dois autores pesquisados são considerados abolicionistas, contudo, cada um tem uma visão diferente em relação ao negro e essas concepções divergentes se refletem na escrita por meio da construção dos personagens negros de distintas maneiras. Para que esta pesquisa...
As toadas de bumba meu boi no maranhão e a formação discursiva da tradição popular maranhense
A concepção do princípio da cidadania cultural prevê que a sociedade busque o reconhecimento e a valorização dos bens culturais que possui, a exteriorização histórica e de cidadania de um determinado povo. Este trabalho aborda o histórico, o simbolismo e a diversidade cultural do bumba meu boi no Estado do Maranhão, com análise discursiva da contribuição da toada do bumba meu boi para a formação discursiva da tradição popular maranhense. Neste cenário, cabe realizar a seguinte ind...
Configurações literárias do homoerotismo: o jornal Lampião da Esquina (1978-1981) e a construção de subjetividades homoeróticas no Brasil contemporâneo
O objetivo da presente dissertação é explorar a heterogeneidade literária e a economia discursiva do jornal Lampião da Esquina, periódico veiculado nacionalmente entre abril de 1978 e junho de 1981, ao abordar temas e subtemas homoeróticos. Inspirado pelas perspectivas abertas nos chamados Estudos Culturais (BARCELLOS, 2006; PONTES JR., 2014; RAMALHO; RIBEIRO, 1998) e, sobretudo, nos estudos foucaultianos (FISCHER, 1996; 2015; FOUCAULT, 2014; TANGANELLI, 2019), interessa-nos compree...
A escrita do aluno surdo e a sequência didática: Uma análise a partir do trabalho com o gênero dissertação escolar
O trabalho é uma pesquisa que tem como objetivo geral analisar como a retextualização de textos multimodais ajuda na produção de textos escritos em Língua Portuguesa por alunos surdos. Nesse viés, desenvolve-se a seguinte problemática: que estratégia(s) de retextualização são mais eficazes para a produção de textos em Língua Portuguesa por alunos surdos? Assim, a partir da aplicação de sequência didática do gênero dissertação escolar a alunos do 2° ano do Ensino Médio por meio do ...
Tribunal do júri: Constituição do ethos e orientação argumentativa
O Tribunal do Júri é um instituto que julga crimes de cunho doloso contra à vida, onde far-se-á uso da defesa como metodologia para promoção da igualdade e honradez do júri. O discurso acolhido no rito do Tribunal do Júri, adota estratégias argumentativas que colaboram para a construção do ethos, que poderá ser projetado no auditório conforme o discurso, persuasão e condução do orador, em prol de elaborar o perfil junto aos interlocutores e auditório. O problema foi: Quais as estratégias...
As inter-relações entre imagem e texto na crônica de Domício da Gama
A presente pesquisa tem como objeto de estudo e temática geral as crônicas produzidas por Domício da Gama para o jornal Gazeta de Notícias (RJ). Diante disso, guiamo-nos pela seguinte questão norteadora: É possível verificar uma inter-relação entre imagem e texto nas crônicas de Domício da Gama para o jornalismo carioca? Para que esta investigação se concretize, temos como objetivo geral analisar os elementos recorrentes na escrita das crônicas de Gama para o jornal Gazeta de notícias (R...
Da reescrita à produção final: processo de escrita nas produções textuais do ensino médio
Este estudo visa fazer uma análise da reescrita dos alunos que estão no 1o ano do Ensino Médio. Para isso, temos como objeto de pesquisa o processo de escrita e, como objeto de análise, as produções textuais. Como metodologia, temos a pesquisa-ação e a pesquisa de campo, observamos as aulas e desenvolvemos uma oficina de produção textual. A coleta dos dados foi feita através das aulas de Produção Textual de duas escolas do município de Bacabal – MA. Na primeira não conseguimos coletar os...
Os gêneros textuais no ensino de língua materna: uma investigação nas escolas de Codó e Timbiras – MA
Os gêneros textuais configuram-se, na disciplina de língua portuguesa, como um aporte para as diversas habilidades e competências comunicativas apontadas também em documentos oficiais que orientam o trabalho na escola de um modo geral. Nessa perspectiva, ainda há preocupações em saber como os gêneros estão sendo trabalhados no contexto escolar pelos professores e se, de fato, os professores e a escola estão se adequando quanto ao recohecimento e exploração de recursos comunicativos dos g...
Bairros urbanos de Pinheiro/MA e suas motivações toponomásticas
Bairros urbanos de Pinheiro/MA e suas motivações toponomásticas. A cidade de Pinheiro foi fundada pelo capitão-mor Inácio José Pinheiro no início do século XIX, a partir da necessidade de expandir as pastagens das fazendas de gado dos criadores do município de Alcântara. A data precisa da chegada dos colonizadores à região das margens do Rio Pericumã, ainda é motivo de discussão; entretanto, o local de fundação é tido como certo, no bairro da Matriz, cujo início se dá com o desenvolvimen...
Uma análise sobre a representação do corpo e das emoções em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo
O objeto de estudo e temática geral a serem abordados nesta pesquisa é a representação do corpo e das emoções na obra Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo. Diante disso, guiamo-nos pela seguinte questão norteadora: de que maneira ocorre a representação do corpo negro e das emoções deste na obra supracitada? Para tanto, temos como objetivo geral, analisar como o corpo negro e suas emoções são representados na obra Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Ev...
- 44 UFMA
- 44 Dissertação