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Tipo do documento: Dissertação
Título: - Nós, VOZ, elas: mulheres professoras narrando suas vivências de desigualdade de gênero e raça no curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Título(s) alternativo(s): - WE, VOICE, THEM: women professors narrating their experiences of gender and race inequality in the Law course at the Federal University of Maranhão - UFMA
Autor: ALMEIDA, Ana Carla de Melo 
Primeiro orientador: MACHADO, Raimunda Nonata da Silva
Primeiro membro da banca: MACHADO, Raimunda Nonata da Silva
Segundo membro da banca: BOAKARI, Francis Musa
Terceiro membro da banca: CARDOZO, Maria José Pires Barros
Quarto membro da banca: SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da
Resumo: Esta pesquisa, baseada na experiência de professoras afrodescendentes do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos campi Imperatriz e São Luís, tem por objetivo compreender como essas professoras vivenciam as desigualdades de gênero e raça no magistério superior, e de que modo essas experiências são enfrentadas e superadas por elas. A opção teórico-metodológica se deu por meio do conjunto de teorizações decoloniais e afrocentradas que valorizam o sujeito subalternizado pela historiografia tradicional. Fez uso de narrativas (BENJAMIN, 1985) como perspectiva teórico-metodológica de investigação, facilitando o diálogo e aproximação maior aos sujeitos da pesquisa, visando a produção de dados como ferramenta artesanal de comunicação, analisados sob o viés dos ensinamentos de Louro (2014), Scott (1995), Oyěwùmí (2002) no que se refere à categoria Gênero; Almeida (2019), Machado (2019), Boakari (2013) e Gonzalez (1982) em relação aos estudos da afrodescendência e Raça; e Akotirene (2019), Gonzalez (2011) e Crenshaw (2004) para discutir a categoria interseccionalidade. Ainda na perspectiva das relações de gênero Louro (2018) e Saffiotti (2013) foram importantes na compreensão das situações de trabalho, e da feminização da profissão do magistério que atravessam as experiências das mulheres. Os resultados mostraram que as docentes vivenciam experiências de vidas semelhantes no que diz respeito às desigualdades de gênero e raça dentro da academia, aspecto intrínseco, também, ao curso de Direito. Os debates suscitados, neste estudo, são contribuições para que os discentes do Curso de Direito tornem-se profissionais que valorizem as diversidades culturais, étnicas e de gênero, descolonizando o ensino jurídico, e tornando o curso de Direito mais justo e igualitário, formando, assim, profissionais do Direito mais críticos e condizentes com a realidade do Brasil, levando-os a mais questionamentos e consequentes mudanças nas estruturas legislativas do Brasil.
Abstract: This research, based on the experience of Afro-descendant professors from the Law course at the Federal University of Maranhão (UFMA), on the Imperatriz and São Luís campuses, aims to understand how these professors experience gender and race inequalities in higher education, and what way these experiences are faced and overcome by them. The theoretical-methodological option was based on a set of decolonial and Afrocentric theorizations that value the subject subordinated by traditional historiography. It used narratives (BENJAMIN, 1985) as a theoretical methodological perspective of investigation, facilitating dialogue and greater approximation to the research subjects, aiming at the production of data as a craft communication tool, analyzed under the bias of Louro's teachings (2014) , Scott (1995), Oyěwùmí (2002) with regard to the Gender category; Almeida (2019), Machado (2019), Boakari (2013) and Gonzalez (1982) in relation to studies of Afro descendants and Race; and Akotirene (2019), Gonzalez (2011) and Crenshaw (2004) to discuss the intersectionality category. Still from the perspective of gender relations Louro (2018) and Saffiotti (2013) were important in understanding work situations and the feminization of the teaching profession that cross women's experiences. The results showed that the professors experience similar lives with regard to gender and race inequalities within the academy, an aspect that is also intrinsic to the Law course. The debates raised in this study are contributions for Law Course students to become professionals who value cultural, ethnic and gender diversities, decolonizing legal education, and making the Law course more fair and egalitarian, forming, thus, legal professionals more critical and consistent with the reality of Brazil, leading them to more questions and consequent changes in the legislative structures of Brazil.
Palavras-chave: gênero;
raça;
educação superior;
narrativa;
voz.
gender;
breed;
college education;
narrative;
voice.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: ALMEIDA, Ana Carla de Melo. - Nós, VOZ, elas: mulheres professoras narrando suas vivências de desigualdade de gênero e raça no curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. 2022. 149 f. . Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3622
Data de defesa: 11-Abr-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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