Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3616
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sequenciamento de conteúdos nos planejamentos anuais dos professores de química da EJA do ensino médio nas escolas estaduais de São Luís-MA
Título(s) alternativo(s): Sequencing of contents in the annual plans of high school EJA chemistry teachers in the state schools of São Luís-MA
Autor: SAMPAIO, Deusur Gonçalves 
Primeiro orientador: BEZERRA, Cícero Wellington Brito
Primeiro membro da banca: BEZERRA, Cícero Wellington Brito
Segundo membro da banca: LIMA, Joacy Batista de
Terceiro membro da banca: COSTA, Odaléia Alves da
Resumo: As sequências e a organização dos conteúdos propostas pelo educador para abordar um determinado componente curricular visam a favorecer um ensino-aprendizagem significativo aos alunos, de forma a lhes proporcionar que reflitam sobre a aplicabilidade dos conteúdos compreendidos. Quanto mais os conteúdos de aprendizagens estiverem associados entre si, maior a possibilidade de serem compreendidos e empregados. O professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao selecionar e organizar seus conteúdos, além de necessitar saber os critérios básicos na organização dos conteúdos, precisa, acima de tudo, conhecer as necessidades e intenções de seus alunos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio destaca que uma das ações docentes a serem consideradas na organização curricular é a decisão sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares, o que só poderá acontecer após o perfeito sequenciamento dos conteúdos específicos de cada componente curricular. Nessa perspectiva, a presente pesquisa buscou verificar as formas de sequências dos conteúdos nos planejamentos anuais dos professores de química da modalidade EJA do Ensino Médio de Escolas Estaduais da cidade de São Luís-MA. O enfoque metodológico foi pautado na abordagem qualitativa, utilizando como instrumento para coletas de dados a entrevista semiestruturada, que foi tratada por análise de conteúdo e organizada em “quatro temas”. Além da elaboração de um quadro comparativo mostrando semelhanças e diferenças da organização e sequências dos conteúdos programáticos de química para a EJA do Ensino Médio, adotadas pelas Secretarias de Educação dos Estados da Região Nordeste. Os resultados evidenciaram que a escolha de conteúdos para o Ensino da Química para a EJA não segue, necessariamente, as organizações e os sequenciamentos dos planos didáticos anuais oficiais, já que 50% dos professores entrevistados relataram que elaboram um planejamento anual pessoal de acordo com o diagnóstico real das dificuldades de aprendizagem de seus alunos, ressaltando que seguem as sequências dos conteúdos, porém a pesquisadora não teve acesso físico a esses planejamentos. O currículo da EJA precisa ser repensado em relação às escolhas de conteúdo, ordenamento, relação entre professores e alunos em prol de uma aprendizagem significativa para os alunos dessa modalidade. Fica evidente também, a importância de formação continuada não só para os professores como também para os gestores que atuam em escolas estaduais da EJA, já que estes são peças fundamentais na conexão entre a Supervisão de Educação de Jovens e Adultos (SUPEJA) e as escolas estaduais do Maranhão.
Abstract: The sequences and the organization of the contents proposed by the educator to address a given curricular component aim to favor a meaningful teaching-learning to the students, in order to provide them to reflect on the applicability of the understood contents. The more the learning content is associated with each other, the greater the ability to be used and understood. The teacher of Youth and Adult Education (EJA), when selecting and organizing its contents, in addition to knowing the basic criteria in the organization of the contents, needs, above all, to know the needs and intentions of its students. The National Common Curricular Base (BNCC) of high school emphasizes that one of the teaching actions to be considered in the curricular organization is the decision on forms of interdisciplinary organization of the curricular components. In this perspective, this research sought to verify the forms of content sequences in the annual plans of high school chemistry teachers in the EJA modality of state schools in the city of São Luís-MA. The methodological approach was based on the qualitative approach, using semi-structured interviews as an instrument for data collection, which was treated by content analysis and organized into “four themes”. In addition to the elaboration of a comparative table showing similarities and differences in the organization and sequences of the chemistry syllabus for High School Education, adopted by the Education Departments of the States of the Northeast Region. The results showed that the choice of content for the Teaching of Chemistry for EJA does not necessarily follow the organizations and sequencing of the official annual didactic plans, since 50% of the interviewed teachers reported that they prepare a personal annual planning according to the real diagnosis of the learning difficulties of her students, emphasizing that they follow the sequences of the contents, however the researcher did not have physical access to these plans. The EJA curriculum needs to be rethought in relation to the content, ordering, relationship between teachers and students in order to achieve meaningful learning for students in this modality. It is also evident, the importance of continuing education not only for teachers but also for managers who work in EJA state schools, since these are fundamental parts in the connection between Supervision of Education of Youth and Adults (SUPEJA) and schools state of Maranhão.
Palavras-chave: EJA;
currículo;
ensino da Química;
sequências de conteúdos.
YAE;
curriculum;
Chemistry teaching;
content sequencing.
Área(s) do CNPq: Educação de Adultos
Química
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: SAMPAIO, Deusur Gonçalves. Sequenciamento de conteúdos nos planejamentos anuais dos professores de química da EJA do ensino médio nas escolas estaduais de São Luís-MA. 2020. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3616
Data de defesa: 4-Set-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEUSURGONÇALVESSAMPAIO.pdfDissertação de Mestrado1,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.