Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Saulo Wemerson Lira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0679071186186738por
dc.contributor.advisor1FONTENELLE, Plínio Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7231046240258549por
dc.contributor.referee1FONTENELLE, Plínio Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7231046240258549por
dc.contributor.referee2SERRA, Maria Olilia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797696566118847por
dc.contributor.referee3FAÇANHA, Luciano da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7318884096236926por
dc.date.accessioned2022-05-31T12:39:28Z-
dc.date.issued2021-07-22-
dc.identifier.citationSILVA, Saulo Wemerson Lira. Ensino de Filosofia e cinema na relação com estudantes do ensino médio e comunidades do interior do Maranhão. 2021. 72 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3613-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende analisar a arte cinematográfica como linguagem que amplia as reflexões filosóficas. Avaliar o quanto um filme pode contribuir, sem argumentar de forma tradicional, com o aprofundamento do nosso conhecimento, potencializando nossas percepções e redimensionando nossas reflexões. Traz como tema a relação entre filosofia e cinema, mais precisamente o ensino de filosofia mediado pelo cinema. Aqui pretende-se defender a ideia de que o filme, pelas suas particularidades de expressão e de técnica, é um importante veículo de expressão sensível para o ensino de filosofia, podendo produzir ou despertar nos estudantes a reflexão crítica e assimilação de temas e conceitos da filosofia. Iniciamos o trabalho pelo estudo dos conceitos-imagem, gerado da visão filosófica direcionada ao cinema e estruturalmente oposto aos conceitos-ideia gerados pela escrita. Posteriormente, adentramos à importância do elemento afetivo na compreensão filosófica, considerando que o conhecimento racional pode se estabelecer mediante uma apreensão sensível, de maneira "logopática", pelo impacto emocional provocado pelo cinema.por
dc.description.abstractThe present work intends to analyze the cinematographic art as a language that expands the philosophical reflections. Evaluate how much a film can contribute, without arguing in a traditional way, with the deepening of our knowledge, enhancing our perceptions and resizing our reflections. Its theme is the relationship between philosophy and cinema, more precisely the Philosophy teaching mediated by cinema. Here we intend to defend the idea that the film, due to its particularities of expression and technique, is an important vehicle of sensitive expression for Philosophy teaching, being able to produce or awaken in students the critical reflection and assimilation of themes and concepts of Philosophy. We started the work by studying the concepts image, generated from the philosophical vision directed to cinema and structurally opposed to the concepts-idea generated by writing. Later, we went into the importance of the affective element in philosophical comprehension, considering that rational knowledge can be established through a sensitive apprehension, in a "logopathic" way, by the emotional impact caused by cinema.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-05-31T12:39:27Z No. of bitstreams: 1 SAULOSILVA.pdf: 1449017 bytes, checksum: 89e809f3b332e6a903a4416242f9e688 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-31T12:39:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAULOSILVA.pdf: 1449017 bytes, checksum: 89e809f3b332e6a903a4416242f9e688 (MD5) Previous issue date: 2021-07-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectimagem;por
dc.subjectafetividade;por
dc.subjectlogopatia;por
dc.subjectconceitos-imagens;por
dc.subjectensino de Filosofia;por
dc.subjectimage;eng
dc.subjectaffectivity;eng
dc.subjectlogopathy;eng
dc.subjectconcepts-image;eng
dc.subjectPhilosophy teaching;eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.titleEnsino de Filosofia e cinema na relação com estudantes do ensino médio e comunidades do interior do Maranhãopor
dc.title.alternativeTeaching Philosophy and cinema in the relationship with high school students and communities in the interior of Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAULOSILVA.pdfDissertação de Mestrado1,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.