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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de Filosofia e cinema na relação com estudantes do ensino médio e comunidades do interior do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Teaching Philosophy and cinema in the relationship with high school students and communities in the interior of Maranhão
Autor: SILVA, Saulo Wemerson Lira 
Primeiro orientador: FONTENELLE, Plínio Santos
Primeiro membro da banca: FONTENELLE, Plínio Santos
Segundo membro da banca: SERRA, Maria Olilia
Terceiro membro da banca: FAÇANHA, Luciano da Silva
Resumo: O presente trabalho pretende analisar a arte cinematográfica como linguagem que amplia as reflexões filosóficas. Avaliar o quanto um filme pode contribuir, sem argumentar de forma tradicional, com o aprofundamento do nosso conhecimento, potencializando nossas percepções e redimensionando nossas reflexões. Traz como tema a relação entre filosofia e cinema, mais precisamente o ensino de filosofia mediado pelo cinema. Aqui pretende-se defender a ideia de que o filme, pelas suas particularidades de expressão e de técnica, é um importante veículo de expressão sensível para o ensino de filosofia, podendo produzir ou despertar nos estudantes a reflexão crítica e assimilação de temas e conceitos da filosofia. Iniciamos o trabalho pelo estudo dos conceitos-imagem, gerado da visão filosófica direcionada ao cinema e estruturalmente oposto aos conceitos-ideia gerados pela escrita. Posteriormente, adentramos à importância do elemento afetivo na compreensão filosófica, considerando que o conhecimento racional pode se estabelecer mediante uma apreensão sensível, de maneira "logopática", pelo impacto emocional provocado pelo cinema.
Abstract: The present work intends to analyze the cinematographic art as a language that expands the philosophical reflections. Evaluate how much a film can contribute, without arguing in a traditional way, with the deepening of our knowledge, enhancing our perceptions and resizing our reflections. Its theme is the relationship between philosophy and cinema, more precisely the Philosophy teaching mediated by cinema. Here we intend to defend the idea that the film, due to its particularities of expression and technique, is an important vehicle of sensitive expression for Philosophy teaching, being able to produce or awaken in students the critical reflection and assimilation of themes and concepts of Philosophy. We started the work by studying the concepts image, generated from the philosophical vision directed to cinema and structurally opposed to the concepts-idea generated by writing. Later, we went into the importance of the affective element in philosophical comprehension, considering that rational knowledge can be established through a sensitive apprehension, in a "logopathic" way, by the emotional impact caused by cinema.
Palavras-chave: imagem;
afetividade;
logopatia;
conceitos-imagens;
ensino de Filosofia;
image;
affectivity;
logopathy;
concepts-image;
Philosophy teaching;
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: SILVA, Saulo Wemerson Lira. Ensino de Filosofia e cinema na relação com estudantes do ensino médio e comunidades do interior do Maranhão. 2021. 72 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3613
Data de defesa: 22-Jul-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

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