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Tipo do documento: Dissertação
Título: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: investigando a Jornada de Alfabetização do Maranhão: “Sim, eu Posso!” - Círculo de Cultura no Município de Governador Newton Bello.
Título(s) alternativo(s): Literacy of young people and adults: investigating the Maranhão Literacy Day: “Yes, I can!” - Culture Circle in the Municipality of Governador Newton Bello.
Autor: ARAUJO, Simone Costa Miranda 
Primeiro orientador: PORTELA, Edinólia Lima
Primeiro membro da banca: PORTELA, Edinólia Lima
Segundo membro da banca: NASCIMENTO, Ilma Vieira do
Terceiro membro da banca: PEDROSA, Eliane Maria Pinto
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que discute a Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvida na primeira fase da Jornada de Alfabetização do Maranhão: “Sim, eu Posso!” - Círculo de Cultura, realizada no Município de Governador Newton Bello - MA. Tem como objetivo geral analisar o processo de alfabetização dos educandos da Jornada “Sim, eu Posso!” - Círculo de Cultura no Município de Governador Newton Bello, considerando as contribuições dos Alfabetizadores e Coordenadores de Turma. Compreende a Jornada de Alfabetização, como uma das treze ações emergidas do Programa Escola Digna - oriundo do Plano de Ação Mais IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), organizado no ano de 2015, pelo governo do Maranhão, com o objetivo de elevar o IDH dos Municípios mais carentes do Estado. A Jornada “Sim, eu Posso!” - Círculo de Cultura, objetiva alfabetizar, elevar o emprego e a renda e proporcionar acesso ao mundo digital, para os jovens e adultos residentes nos municípios de menor IDH do Estado do Maranhão. Contudo, o recorte do estudo se refere ao eixo “alfabetização”. Consideramos para fins de análise as proposições e finalidades da Jornada referente à alfabetização, expressas nos documentos que a direcionam e o posicionamento dos Alfabetizadores e Coordenadores de Turma. A pesquisa é fundamentada à luz do pensamento de Arroyo (2011), Freire (1996; 2011), Soares (1999), Feitosa (2020), Brandão (2006), Díaz (2005), Di Pierro (2000; 2005) e documentos como Leis (nº 9.394, de 20/12/96; nº 13.005, de 25/06/14; nº 10.099, de 11/06/14, Lei 10.172, de 9/01/01), Resolução nº 02/2011 - CEE/MA; Decreto n° 30.612, de 02/01/15 e Parecer CEB nº 11/2000 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como o Plano de Ação Mais IDH, Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Estadual de Educação (PEE 2013-2023), além de dados do Censo Escolar (2010). A condução metodológica é referenciada por Laurence Bardin (2011) e outros autores que caminham pela perspectiva da análise de conteúdo utilizada para análise e interpretação dos resultados. Considerando o contexto de excepcionalidade provocado pela pandemia da Covid-19, o contato com os sujeitos foi realizado de forma remota, com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), mantendo nesses momentos o sistema de gravação. Os sujeitos da pesquisa contam em número de 03 Coordenadores de Turma e 08 Alfabetizadores que participaram do desenvolvimento da Jornada e dos processos de alfabetização dos educandos do Município lócus da pesquisa. Utilizamos como instrumental de pesquisa a entrevista semiaberta, contendo indagações que versaram sobre questões que se alinham com o nosso objetivo de pesquisa, tais como: o entendimento da Jornada desde a implantação; o desenvolvimento do seu papel (Alfabetizador e Coordenador de Turma) nas atividades da Jornada e a avaliação que fazem dos resultados da Jornada. Os resultados do estudo revelam que embora o Relatório Oficial de Avaliação da Jornada, realizado por órgãos públicos estaduais, indique que 873 educandos foram alfabetizados, houve variação na apropriação da alfabetização, sendo que nem todos os educandos conseguiram responder as expectativas exigidas expressar nos documentos orientadores, no entanto, entendemos que essa questão não invalidade o alcance da alfabetização dos educandos. Ademais o processo de implantação e organização, bem como o desenvolvimento da Jornada no município, se caracterizaram como profícuos momentos políticos pedagógicos, para todos os envolvidos. Pelo exposto, podemos inferir que no computo geral a Jornada de Alfabetização “Sim, eu Posso!” - Círculo de Cultura desenvolvida no Município de Governador Newton Bello, embora com entraves e desafios, contemplou os propósitos referente a “alfabetização”, bem como, mudança de mentalidade aos educadores, coordenadores e demais envolvidos em seu incremento.
Abstract: This work consists of qualitative research that discusses the Youth and Adult Literacy developed in the first phase of the Maranhão Literacy Journey: “Yes, I can!” – Culture Circle, held in the municipality of Governador Newton Bello – MA. Its general objective is to analyze the learners’ literacy process in the “Yes, I can!” Journey in the municipality of Governador Newton Bello, considering the contributions of Literacy Teachers and Class Coordinators. It understands the “Yes, I can!” Literacy Journey – Culture Circle as one of thirteen actions that emerged from the Programa Escola Digna (Decent School Program) – originating from the Plano de Ação Mais IDH (“More HDI” Action Plan), organized in 2015 to accomplish the goal of elevating the HDI in the most deprived municipalities of the state. The “Yes, I can!” Literacy Journey – Culture Circle aims to provide literacy, increase employability and income, and provide access to the digital world for young people and adults living in the Municipalities with lower HDI in Maranhão state. However, the scope of this study focuses on the literacy developed in the first phase of the Journey in the Municipality of Governador Newton Bello. For the analysis purposes, we considered the propositions and goals of the Journey referring to literacy, expressed in the documents that guide it and the Literacy Teachers and Class Coordinators positioning. The research is grounded on the thoughts of Arroyo (2011), Freire (1996; 2011), Soares (1999), Feitosa (2020), Bardin (1977; 2006), Brandão (2006), Díaz (2005), Di Pierro (2000; 2005), Gondim (2011), and documents as Laws (nº 9.394, de 20/12/96; nº 13.005, de 25/06/14; nº 10.099, de 11/06/14, Lei 10.172, de 9/01/01), Resolution nº 02/2011 - CEE/MA; Decree n° 30.612, de 02/01/15 and CEB Report nº 11/2000 that addresses the National Curriculum Guidelines for Youth and Adult Education (YAE), as well as the “More HDI” Action Plan, National Education Plan (NEP), State Education Plan (SEP 2013-2023), besides School Census (2010). The methodological conduction is based on Laurence Bardin (2011) and other authors that work in the content analysis perspective, used for data analysis and interpretation. Considering the exceptionality context provoked by the Covid-19 pandemic, the contact with research participants happened in the remote mode, with the use of Information and Communication Technology (TDIC), with a recording strategy in these moments. The participants in this research were 03 Class Coordinators and 08 Literacy Teachers that participated in the Journey development and in the learners’ literacy processes in the Newton Bello municipality. We used as a research instrument the semi-structured interview, containing inquiries that dealt with issues that are in line with our research objective, such as: the understanding of the Journey since its implementation; the development of their role (Literacy teacher and Class Coordinator) in the activities of the Conference and their assessment of the results of the Conference. The results of the study reveal that although the Official Evaluation Report of the Journey, carried out by state public agencies, indicates that 873 students were literate, there was a variation in the appropriation of literacy, and not all students were able to respond to the expectations required to be expressed in the guiding documents, however, we understand that this issue does not invalidate the reach of literacy for students. Furthermore, the process of implantation and organization, as well as the development of the Journey in the city, were characterized as fruitful political pedagogical moments for everyone involved.
Palavras-chave: Processo de Alfabetização de Jovens e Adultos;
Direito a Alfabetização;
Repercussão de Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos
Youth and Adult Literacy Process;
Right to Literacy;
Repercussion of the Youth and Adult Literacy Program
Área(s) do CNPq: Educação de Adultos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: ARAUJO, Simone Costa Miranda. Alfabetização de jovens e adultos: investigando a Jornada de Alfabetização do Maranhão: “Sim, eu Posso!” - Círculo de Cultura no Município de Governador Newton Bello.. 2021. 198 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3612
Data de defesa: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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