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Tipo do documento: Dissertação
Título: Discursos de documentos e de docentes formadores em duas licenciaturas em Física
Título(s) alternativo(s): Documents and teacher-training speeches in two degrees in Physics
Autor: RIBEIRO, Lizandra Alves 
Primeiro orientador: LIMA, Maria Consuelo Alves
Primeiro coorientador: CUSTÓDIO FILHO, José Francisco
Primeiro membro da banca: LIMA, Maria Consuelo Alves
Segundo membro da banca: ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de
Terceiro membro da banca: GUERINI, Silvete Coradi
Resumo: RESUMO Este estudo partiu do questionamento do porquê de ainda hoje a formação de professores de Física é pautada em um modelo que mais se assemelha à formação de bacharel em Física, em vez de centrar na formação profissional docente. Buscando resposta para esse questionamento, recorreu se a história da formação docente, com o intuito de entender a contribuição do olhar histórico para esse debate, uma vez que a avaliação de medidas tomadas no passado, que trazem implicações importantes para o presente, pode favorecer na tomada de decisões atuais mais acertadas. Explorando diferenças entre a formação de bacharel e de licenciado, buscou-se compreender proposições dos currículos de licenciados em Física ofertados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No estudo, utilizou-se documentos oficiais históricos e fontes secundárias que tratam dos cursos de Física, bem como entrevistas com docentes formadores dessas Instituições. Tendo como base teórica noções de Análise do Discurso de vertente francesa, a partir de produções de Eni Orlandi, foram analisadas proposições dos currículos de formação de professores de Física nas duas Universidades, com o intuito de evidenciar aproximações e distinções entre os discursos apresentados nos currículos dessas licenciaturas. Observou-se que a história da formação de professores no Brasil apresenta avanços simplórios e retrocessos frequentes, com pendência ora para conteúdos específicos ou conteúdos pedagógicos, ora para a prática pedagógica, evidenciando a ausência de pesquisas como atividade formativa. A análise dos documentos revelou forte influência positivista nas primeiras proposições de formação de professor de Física nas duas instituições. Tanto nos discursos dos docentes formadores quanto dos documentos mais recentes, há foco na prática docente, evidenciando uma concepção alicerçada na racionalidade prática, isto é, em uma formação com maior caga horária dedicada à atividade de prática de Ensino e Estágios supervisionados. Do ponto de vista histórico, este estudo leva a crer que em qualquer reforma curricular há a necessidade de estudos com base em pesquisas que retratem fatos históricos, como forma de evitar repetidos erros e contribuir com a formação de qualidade dos professores, que promovam repercussões diretas no ensino e na aprendizagem em Física da Educação Básica.
Abstract: This study started from the questioning of why physics teacher training is still today based on a model that is more like bachelor's degree training in physics, instead of focusing on professional teaching. The history of teacher education was used to find an answer to this question, to understand the contribution of the historical view to this debate, since the evaluation of measures taken in the past, which have important implications for the present, can favor the making of better current decisions. Exploring the differences between bachelor's and undergraduate education, we sought to understand the propositions of the Physics undergraduate curricula offered by the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) and the Universidade Federal do Maranhão (UFMA). In the study, official historical documents and secondary sources dealing with Physics courses were used, as well as interviews with faculty trainers from these institutions. Having as theoretical basis notions of Discourse Analysis from the French side, from Eni Orlandi's productions, were analyzed propositions of the Physics teacher training curricula in the two Universities, to evidence approximations and distinctions between the discourses presented in the curricula of these undergraduate courses. It was observed that the history of teacher education in Brazil presents simplistic advances and frequent setbacks, with pendency sometimes for specific or pedagogical contents, sometimes for pedagogical practice, evidencing the absence of research as a formative activity. The analysis of the documents revealed a strong positivist influence in the first propositions of physics teacher training in both institutions. Both in the speeches of the teachers and in the most recent documents, there is a focus on the teaching practice, evidencing a conception based on practical rationality, that is, on a formation with more time dedicated to the activity of teaching practice and supervised internships. From the historical point of view, this study leads us to believe that in any curricular reform there is a need for studies based on research that portray historical facts, to avoid repeated mistakes and contribute to the quality training of teachers, which promote direct repercussions in teaching and learning in Basic Education Physics.
Palavras-chave: ensino de Física;
formação de professor
análise de discurso
reforma curricular
análise documental;
teaching Physics;
teacher training;
discourse analysis;
curricular reform;
documental analysis;
Área(s) do CNPq: Currículo
Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: RIBEIRO, Lizandra Alves. Discursos de documentos e de docentes formadores em duas licenciaturas em Física. 2020. 98f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3603
Data de defesa: 31-Ago-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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