Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Erika Santos da-
dc.contributor.advisor1GUERINI, Silvete Coradi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0527275499843168por
dc.contributor.advisor-co1CUSTÓDIO FILHO, José Francisco-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0669923280189807por
dc.contributor.referee1GUERINI, Silvete Coradi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0527275499843168por
dc.contributor.referee2STRIEDER, Dulce Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981747301070724por
dc.contributor.referee3SILVA, Antônio José da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.date.accessioned2022-05-25T14:23:54Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Erika Santos da. A temática da nanociência e nanotecnologia na formação inicial de professores de física abordada nas Instituições de Ensino Superior UFSC e UFMA. 2020. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3598-
dc.description.resumoA presença dos termos nanociência e nanotecnologia tem aparecido com mais frequência no cotidiano e inúmeros debates são realizados com enfoque nesse conhecimento, que vem transformando a realidade científica e tecnológica na atualidade. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de professores sobre nanociência e nanotecnologia e investigar as práticas de ensino desenvolvidas na abordagem destas temáticas nos cursos de Licenciatura em Física ofertados pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A presente pesquisa é dividida em dois momentos: o primeiro é destinado a pesquisa documental na matriz curricular e no Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física das referidas universidades. O segundo momento foi reservado para análise das concepções dos professores em exercício sobre a nanociência e a nanotecnologia. O enfoque metodológico foi centrado na abordagem qualitativa, apoiando-se em dois instrumentos para coleta de dados, o questionário e a entrevista semiestruturada, que foram tratados a partir da perspectiva de Análise de Conteúdo de Bardin (2011).Os resultados revelaram que os professores participantes dispõem de concepções teóricas coerentes sobre a ciência na nanoescala, conseguem identificar as aplicações tecnológicas originadas da nanociência e compreendem as especificações que os termos nanociência e nanotecnologia apresentam. Os professores listam, como principais dificuldades da abordagem da nanociência em sala de aula, a ausência de material didático com linguagem de fácil compreensão, desatualização dos currículos e isenção do tema na formação inicial. Por meio dos dados analisados, percebe-se que o ensino dessa temática vem sendo desenvolvido essencialmente de modo teórico e que o principal recurso metodológico utilizado no ensino dessa ciência são livros da área de Física. A emergência da abordagem da nanociência e da nanotecnologia em sala de aula tem se tornado pertinente e necessário. Isto é justificado pelos impactos da ciência na nanoescala e de suas aplicações na sociedade, no meio ambiente, na economia e, consequentemente, na vida humana.por
dc.description.abstractThe presence of terms nanoscience and nanotechnology has appeared more frequently in everyday life and countless debates are held focusing on this knowledge, which has been transforming the scientific and technological reality today. In this perspective, this research aims to analyze the teachers' conceptions about nanoscience and nanotechnology and investigate the teaching practices developed in the approach of these themes in the Physics Degree courses offered by the Federal University of Maranhão (UFMA) and Federal University of Santa Catarina (UFSC). This research is divided into two moments: the first is for documentary research in the curricular matrix and in the Pedagogical Political Project of the Physics Degree Course of the aforementioned universities. The second moment was reserved for the analysis of the conceptions of professors in practice on nanoscience and nanotechnology. The methodological approach was centered on the qualitative approach, based on two instruments for data collection, the questionnaire and the semi-structured interview, which were treated from the perspective of Content Analysis by Bardin (2011). The results revealed that the participating teachers have coherent theoretical conceptions about science at the nanoscale, are able to identify the technological applications originating from nanoscience and understand the specifications that the terms nanoscience and nanotechnology present. Teachers list, as main difficulties in approaching nanoscience in the classroom, the absence of didactic material with easy to understand language, outdated curricula and exemption from the theme in initial training. Through the analyzed data, it can be seen that the teaching of this theme has been developed essentially in a theoretical way and that the main methodological resource used in the teaching of this science are books in the field of Physics. The emergence of the nanoscience and nanotechnology approach in the classroom has become relevant and necessary. This is justified by the impacts of science on the nanoscale and its applications on society, the environment, the economy and, consequently, on human life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-05-25T14:23:54Z No. of bitstreams: 1 ERIKASANTOSDACOSTA.pdf: 3747992 bytes, checksum: 79d85649855dab7af096503d6b9c2093 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-25T14:23:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ERIKASANTOSDACOSTA.pdf: 3747992 bytes, checksum: 79d85649855dab7af096503d6b9c2093 (MD5) Previous issue date: 2020-08-28eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino superior;por
dc.subjectnanociência e nanotecnologia;por
dc.subjectconcepções dos professores.por
dc.subjectuniversity education;eng
dc.subjectnanoscience and nanotechnology;eng
dc.subjectteachers' conceptions.eng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA temática da nanociência e nanotecnologia na formação inicial de professores de física abordada nas Instituições de Ensino Superior UFSC e UFMApor
dc.title.alternativeThe theme of nanoscience and nanotechnology in the initial training of physics teachers addressed at the Higher Education Institutions UFSC and UFMAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIKASANTOSDACOSTA.pdfDissertação de Mestrado3,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.