Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3597
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA NETO, José Marreiros de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0577192334446108por
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Consuelo Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2614947342824264por
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Consuelo Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2614947342824264por
dc.contributor.referee2COSTA, David Antônio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716603062813715por
dc.contributor.referee3COSTA, Hawbertt Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062249238399290por
dc.date.accessioned2022-05-25T13:57:07Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationSOUZA NETO, José Marreiros de. Energia nuclear numa unidade de ensino para a Educação de Jovens e Adultos. 2019. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3597-
dc.description.resumoA Energia Nuclear é um tema discutido em diferentes áreas do conhecimento, envolvendo profissionais de áreas como a economia, o meio ambiente, a política e a ciência. Os debates em congressos, seminários e mesas redondas, além do desenvolvimento das pesquisas na área, procuram explorar como a produção e o uso da energia nuclear poderão beneficiar a população e como protegê-la de malefícios e/ou riscos dessa produção. Mediante a importância desta temática, nos perguntamos, como levar conhecimentos sobre energia nuclear para sociedade, para os leigos (os não cientistas), de forma a beneficiar a população para a tomada de decisão sobre a temática em situações do dia a dia? Nessa perspectiva, desenvolvemos uma Unidade de Ensino com atividades sobre a temática Energia Nuclear, com alunos do Ensino Médio da EJA II (metade do 2º ano e o 3º ano), em uma escola da rede pública de São Luís, Maranhão, no período noturno. As atividades exploraram saberes culturais – que em geral não são considerados importantes na prática escolar - no sentido de desenvolver potenciais de valorização do conhecer sobre energia nuclear, e suas causas, consequências, benefícios e malefícios. Apresentamos as características da educação freiriana em consonância com a educação de Jovens e Adultos e dados da evasão escolar relativo ao Programa da EJA na escola em que a Unidade de Ensino foi desenvolvida, no intuito de conhecer possíveis causas e consequências da evasão. Como resultado do estudo, apresentamos caminhos metodológicos desenvolvidos, materializados em uma Unidade de Ensino, como possibilidade de práticas docentes na EJA.por
dc.description.abstractNuclear Energy is a topic discussed in different areas of knowledge, involving professionals from areas such as economics, the environment, politics and science. The debates at congresses, seminars and round tables, in addition to the development of research in the area, seek to explore how the production and use of nuclear energy can benefit the population and how to protect them from harm and / or the risks of this production. Given the importance of this theme, we ask ourselves, how to bring knowledge about nuclear energy to society, for lay people (non-scientists), in order to benefit the population to make decisions about the theme in everyday situations? In this perspective, we developed a Teaching Unit with activities on the Nuclear Energy theme, with high school students from EJA II (half of the 2nd year and the 3rd year), in a public school in São Luís, Maranhão, at night . The activities explored cultural knowledge - which in general is not considered important in school practice - in order to develop potentials for valuing knowledge about nuclear energy, and its causes, consequences, benefits and harms. We present the characteristics of Freirian education in line with the education of Youth and Adults and data on school dropout related to the EJA Program in the school where the Teaching Unit was developed, in order to learn about possible causes and consequences of dropout. As a result of the study, we present developed methodological paths, materialized in a Teaching Unit, as a possibility for teaching practices at EJA.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-05-25T13:57:07Z No. of bitstreams: 1 JOSÉMARREIROSDESOUZANETO.pdf: 6916459 bytes, checksum: 37759f4a02f06ce679d9e0ccf4e0e02d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-25T13:57:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSÉMARREIROSDESOUZANETO.pdf: 6916459 bytes, checksum: 37759f4a02f06ce679d9e0ccf4e0e02d (MD5) Previous issue date: 2019-12-10eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectenergia nuclear;por
dc.subjectensino de física;por
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos;por
dc.subjectUnidade de ensino.por
dc.subjectnuclear energy;eng
dc.subjectphysics education;eng
dc.subjectYouth and Adult Education;eng
dc.subjectTeaching unit.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqEducação de Adultospor
dc.titleEnergia nuclear numa unidade de ensino para a Educação de Jovens e Adultospor
dc.title.alternativeNuclear energy in a teaching unit for Youth and Adult Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉMARREIROSDESOUZANETO.pdfDissertação de Mestrado6,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.