Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Carla Ivana Amorim da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007543765773997por
dc.contributor.advisor1MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee1MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee2SANTIAGO, Alda Margarete Silva Farias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8137042356481507por
dc.contributor.referee3PORTELA, Edinólia Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507233104134545por
dc.date.accessioned2022-05-24T14:39:36Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationSILVA, Carla Ivana Amorim da. Professores que atuam na EJA: entre a formação e a prática docente. 2021. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3592-
dc.description.resumoEsta pesquisa refere-se à formação de professores que atuam na EJA e as implicações dessa formação na prática desses docentes. Vincula-se ao grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” da Universidade Federal do Maranhão e tem como objetivo geral analisar a formação de professores que atuam na EJA na Rede Municipal de Educação de São Luís e as implicações para a prática docente. Na realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa, com a utilização de instrumentos e técnicas da pesquisa bibliográfica e documental, entrevista semiestruturada e questionário. A abordagem qualitativa possibilita trabalhar com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Favoreceu a análise e interpretação dos dados coletados, levando em consideração as categorias tratadas nesta pesquisa e as subcategorias advindas do próprio objeto pesquisado. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de educação de São Luís e contou com quatro sujeitos: três professoras, e uma coordenadora pedagógica da equipe gestora. Entre autores que nos fundamentaram, destacam-se: Paulo Freire(1987, 1995, 1996, 2006 ); Vanilda Paiva(1987 ); Bernardete Gatti ( 2019) ; Demerval Saviani (2008, 2009); Claudia Borges Costa e Maria Margarida Machado (2010); Miguel G. Arroyo(2006); Júlio Diniz-Pereira(2001); Maurice Tardif(2005); Selma Garrido Pimenta(1997, 2017); Silvio Sánchez Gamboa (1998 ) Minayo (1994), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram a necessidade da oferta de formação específica sobre EJA para os docentes que atuam nessa modalidade de ensino, bem como a necessidade da Secretaria Municipal de Educação estabelecer critérios de ingresso dos professores na rede de ensino, que levem em conta a formação dos docentes, sustentada em fundamentos teóricos e práticos, a fim de garantir uma atuação coerente com um projeto de formação humana voltado para esse segmento. Quanto aos docentes que já estão atuando na EJA, as ações de formação continuada devem ser pautadas nas necessidades apresentadas pelos professores, de forma que contribua significativamente para a prática docente.por
dc.description.abstractThis research refers to the training of teachers who work in EJA and the implications of this training in the practice of these teachers. It is linked to the research group “Escola, Currículo e Formação Docente” (“School, Curriculum and Teacher Training”) at the Federal University of Maranhão and its general objective is to analyze the training of teachers who work in EJA in the Municipal Education Network of São Luís and the implications for teaching practice. In carrying out the research, a qualitative approach was adopted, using instruments and techniques from bibliographic and documentary research, semi-structured interviews and a questionnaire. The qualitative approach makes it possible to work with the universe of meanings, motives, aspirations, beliefs, values and attitudes, which corresponds to a deeper space of relationships, processes and phenomena that cannot be reduced to the operationalization of variables. It favored the analysis and interpretation of the collected data, taking into account the categories dealt with in this research and the subcategories arising from the researched object itself. The research was carried out in a school in the municipal education network in São Luís and had four subjects: three teachers, and a pedagogical coordinator of the management team. Among the authors who supported us, the following stand out: Paulo Freire(1987, 1995, 1996, 2006 ); Vanilda Paiva(1987 ); Bernadette Gatti (2019); Demerval Saviani (2008, 2009); Claudia Borges Costa and Maria Margarida Machado (2010); Miguel G. Arroyo(2006); Júlio Diniz-Pereira(2001); Maurice Tardif(2005); Selma Garrido Pimenta(1997, 2017); Silvio Sánchez Gamboa (1998 ) Minayo (1994), among others. The research results pointed out the need to offer specific training on EJA for teachers who work in this type of teaching, as well as the need for the Municipal Department of Education to establish criteria for the admission of teachers into the teaching network, which take into account the training of teachers, supported by theoretical and practical foundations, in order to ensure a coherent performance with a human training project aimed at this segment. As for the professors who are already working at EJA, the continuing education actions must be guided by the needs presented by the professors, in a way that significantly contributes to the teaching practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-05-24T14:39:36Z No. of bitstreams: 1 CARLAIVANAAMORIMDASILVA.pdf: 1255760 bytes, checksum: a7dade8fded174c0d335f570f496220d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-24T14:39:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLAIVANAAMORIMDASILVA.pdf: 1255760 bytes, checksum: a7dade8fded174c0d335f570f496220d (MD5) Previous issue date: 2021-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação de professores;por
dc.subjectprática docente;por
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos.por
dc.subjectteacher training;eng
dc.subjectteaching practice;eng
dc.subjectYouth and Adult Education.eng
dc.subject.cnpqEducação de Adultospor
dc.titleProfessores que atuam na EJA: entre a formação e a prática docentepor
dc.title.alternativeTeachers working in EJA: between training and teaching practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLAIVANAAMORIMDASILVA.pdfDissertação de Mestrado1,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.