Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3592
Tipo do documento: Dissertação
Título: Professores que atuam na EJA: entre a formação e a prática docente
Título(s) alternativo(s): Teachers working in EJA: between training and teaching practice
Autor: SILVA, Carla Ivana Amorim da 
Primeiro orientador: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Primeiro membro da banca: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Segundo membro da banca: SANTIAGO, Alda Margarete Silva Farias
Terceiro membro da banca: PORTELA, Edinólia Lima
Resumo: Esta pesquisa refere-se à formação de professores que atuam na EJA e as implicações dessa formação na prática desses docentes. Vincula-se ao grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” da Universidade Federal do Maranhão e tem como objetivo geral analisar a formação de professores que atuam na EJA na Rede Municipal de Educação de São Luís e as implicações para a prática docente. Na realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa, com a utilização de instrumentos e técnicas da pesquisa bibliográfica e documental, entrevista semiestruturada e questionário. A abordagem qualitativa possibilita trabalhar com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Favoreceu a análise e interpretação dos dados coletados, levando em consideração as categorias tratadas nesta pesquisa e as subcategorias advindas do próprio objeto pesquisado. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de educação de São Luís e contou com quatro sujeitos: três professoras, e uma coordenadora pedagógica da equipe gestora. Entre autores que nos fundamentaram, destacam-se: Paulo Freire(1987, 1995, 1996, 2006 ); Vanilda Paiva(1987 ); Bernardete Gatti ( 2019) ; Demerval Saviani (2008, 2009); Claudia Borges Costa e Maria Margarida Machado (2010); Miguel G. Arroyo(2006); Júlio Diniz-Pereira(2001); Maurice Tardif(2005); Selma Garrido Pimenta(1997, 2017); Silvio Sánchez Gamboa (1998 ) Minayo (1994), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram a necessidade da oferta de formação específica sobre EJA para os docentes que atuam nessa modalidade de ensino, bem como a necessidade da Secretaria Municipal de Educação estabelecer critérios de ingresso dos professores na rede de ensino, que levem em conta a formação dos docentes, sustentada em fundamentos teóricos e práticos, a fim de garantir uma atuação coerente com um projeto de formação humana voltado para esse segmento. Quanto aos docentes que já estão atuando na EJA, as ações de formação continuada devem ser pautadas nas necessidades apresentadas pelos professores, de forma que contribua significativamente para a prática docente.
Abstract: This research refers to the training of teachers who work in EJA and the implications of this training in the practice of these teachers. It is linked to the research group “Escola, Currículo e Formação Docente” (“School, Curriculum and Teacher Training”) at the Federal University of Maranhão and its general objective is to analyze the training of teachers who work in EJA in the Municipal Education Network of São Luís and the implications for teaching practice. In carrying out the research, a qualitative approach was adopted, using instruments and techniques from bibliographic and documentary research, semi-structured interviews and a questionnaire. The qualitative approach makes it possible to work with the universe of meanings, motives, aspirations, beliefs, values and attitudes, which corresponds to a deeper space of relationships, processes and phenomena that cannot be reduced to the operationalization of variables. It favored the analysis and interpretation of the collected data, taking into account the categories dealt with in this research and the subcategories arising from the researched object itself. The research was carried out in a school in the municipal education network in São Luís and had four subjects: three teachers, and a pedagogical coordinator of the management team. Among the authors who supported us, the following stand out: Paulo Freire(1987, 1995, 1996, 2006 ); Vanilda Paiva(1987 ); Bernadette Gatti (2019); Demerval Saviani (2008, 2009); Claudia Borges Costa and Maria Margarida Machado (2010); Miguel G. Arroyo(2006); Júlio Diniz-Pereira(2001); Maurice Tardif(2005); Selma Garrido Pimenta(1997, 2017); Silvio Sánchez Gamboa (1998 ) Minayo (1994), among others. The research results pointed out the need to offer specific training on EJA for teachers who work in this type of teaching, as well as the need for the Municipal Department of Education to establish criteria for the admission of teachers into the teaching network, which take into account the training of teachers, supported by theoretical and practical foundations, in order to ensure a coherent performance with a human training project aimed at this segment. As for the professors who are already working at EJA, the continuing education actions must be guided by the needs presented by the professors, in a way that significantly contributes to the teaching practice.
Palavras-chave: formação de professores;
prática docente;
Educação de Jovens e Adultos.
teacher training;
teaching practice;
Youth and Adult Education.
Área(s) do CNPq: Educação de Adultos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SILVA, Carla Ivana Amorim da. Professores que atuam na EJA: entre a formação e a prática docente. 2021. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3592
Data de defesa: 21-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLAIVANAAMORIMDASILVA.pdfDissertação de Mestrado1,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.