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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Helismar Medeiros dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289930413575321por
dc.contributor.advisor1SILVA, Antonio José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.contributor.referee1SILVA, Antonio José da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Lucélia Cardoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9389580039097624por
dc.contributor.referee3GUIMARÃES, Marcos Denilson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6157406725725270por
dc.date.accessioned2022-05-19T14:54:51Z-
dc.date.issued2021-08-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Helismar Medeiros dos. O ensino de matemática para privados de liberdade: um estudo da política estadual de educação do Maranhão.. 2021. 121 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3579-
dc.description.resumoEste trabalho trata do ensino de Matemática desenvolvido nas prisões do Maranhão. Partindo do estudo das Políticas Públicas destinadas às pessoas privadas de liberdade, objetivou-se investigar as práticas educativas que são desenvolvidas nas Unidades Prisionais de Ressocialização (UPR), sobretudo, aquelas ligadas à Matemática, com o intuito de compreendermos como essas práticas contribuem para a ressocialização de pessoas encarceradas. Assim, pretendeu-se responder a seguinte pergunta: como estão organizadas as práticas educativas nas UPR do Maranhão e como o ensino de Matemática contribui para ressocialização de pessoas privadas de liberdade? Com a finalidade de alcançar nossos objetivos, partimos de uma abordagem qualitativa, que nos permitiu coletar e analisar documentos e entrevistas ligadas à educação nas prisões do Maranhão. Dentre o material consultado, destacamos documentos como o Plano Estadual de Educação nas Prisões do Maranhão (2015) e o Informativo EJA (2021) que versam, dentre outras coisas, sobre as primeiras ações educativas desenvolvidas nessas prisões, uma proposta pedagógica para o ensino, metas referentes à construção de escolas, contratação de professores e ampliação na oferta de vagas, bem como a organização curricular destinada à Educação Básica para pessoas privadas de liberdade. Além da consulta aos documentos, realizamos entrevistas com profissionais que atuam no Sistema Prisional do Maranhão, vinculados à Secretaria de Estado de Educação, as quais foram examinadas por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977). Como resultado, constatamos que, atualmente, o Maranhão é o Estado que mais fomenta práticas educativas às pessoas privadas de liberdade no Brasil e o Plano Estadual de Educação nas Prisões têm sido um importante documento norteador dessas práticas. Sobre o ensino de Matemática, identificou-se que ele está presente na maioria das ações educativas desenvolvidas nas UPR, como no Ensino Fundamental e Médio, no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, no Exame Nacional do Ensino Médio, ou mesmo, em cursos de capacitação e aprendizagens de ofícios, estando ligadas à ressocialização, além do que, os professores e demais profissionais que atuam no Sistema Prisional do Maranhão reconhecem que o ensino de Matemática favorece a ressocialização, uma vez que os alunos privados de liberdade necessitam desse conhecimento para elevar seu nível de escolaridade no cotidiano para se desenvolverem como cidadãos e por ser uma das áreas do conhecimento com maior carga horária, o que impacta na remissão da pena pelo estudo.por
dc.description.abstractThis work is a study of the State Policy for Education in Prisons in Maranhão. We aim to investigate the educational practices that are developed in Prison Resocialization Units (UPR), especially those linked to the teaching of Mathematics, in order to understand how these practices influence the resocialization of people deprived of freedom. Thus, we intend to answer the following question: how are educational practices organized in the UPR of Maranhão and how does the teaching of Mathematics contribute to the resocialization of people deprived of liberty? In order to reach our goal, we started with a qualitative approach that allowed us to collect and analyze documents and interviews that served as a theoretical basis for the development of this research. Among the analyzed material, we emphasize those of state origin, such as the State Plan for Education in Maranhão Prisons (2015) and the EJA Newsletter (2021), which present as strengths: a brief history of the first educational actions developed in these prisons, a pedagogical proposal for teaching, goals related to the construction of schools, hiring teachers and expanding the offer of vacancies, as well as the organization of the curriculum for Basic Education for people deprived of liberty. In addition to consulting the documents, we also conducted interviews with professionals who work in the Prison System of Maranhão, some linked to the State Department of Education, which were examined using Bardan's content analysis. As a result, we found that Maranhão is the state that most promotes educational practices for people deprived of liberty in Brazil and that the State Plan for Education in Prisons has been an important guiding document for these practices. Regarding the teaching of Mathematics, we identified that it is present in most educational practices developed in the UPR, such as in Elementary and High School, in the National Examination for Certification of Skills for Youth and Adults or the National Examination in High School or even in training courses and craft learning, which are linked to resocialization, in addition to which, teachers and other professionals who work in the prison system of Maranhão, recognize that the teaching of Mathematics favors resocialization, since students deprived of freedom need this knowledge to raise their level of schooling, in daily life to develop as citizens and because it is one of the areas of knowledge with the highest number of hours, which makes possible the remission of the sentence for studying.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-05-19T14:54:51Z No. of bitstreams: 1 HELISMAR Versão Final.pdf: 50323815 bytes, checksum: f34fed6820ce62af0d2e246403ab7f1d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-19T14:54:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HELISMAR Versão Final.pdf: 50323815 bytes, checksum: f34fed6820ce62af0d2e246403ab7f1d (MD5) Previous issue date: 2021-08-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas educativas;por
dc.subjectEnsino de Matemática;por
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectEducational practices;eng
dc.subjectTeaching of Mathematics;eng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.titleO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PRIVADOS DE LIBERDADE: um estudo da política estadual de educação do Maranhão.por
dc.title.alternativeTEACHING MATHEMATICS FOR PEOPLE PRIVATE OF FREEDOM: a study of the state education policy in Maranhão..eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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