Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEZEANOWAI, Uanser Mendonça Emma-
dc.contributor.advisor1PINTO NETO, Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0373120022399807por
dc.contributor.referee1PINTO NETO, Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0373120022399807por
dc.contributor.referee2CARVALHO, Edson Firmino Viana de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216484483659706por
dc.contributor.referee3SHINOMIYA, George Kouzo-
dc.date.accessioned2022-05-17T17:53:07Z-
dc.date.issued2022-03-21-
dc.identifier.citationEZEANOWAI, Uanser Mendonça Emma. O Ensino de Astronomia através da construção de foguetes de garrafa pet.. 2022. 157 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Físca/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3577-
dc.description.resumoEste trabalho propõe a formulação e aplicação de uma metodologia que venha a despertar, em alunos do Ensino Fundamental, o interesse pela Ciência, em particular pela Física, Astronomia e Astronáutica. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática fundamentada na Física, necessária à compreensão da Astronomia e Astronáutica, direcionada ao lançamento de foguetes. Esse trabalho foi executado em turmas do nono ano da Escola Militar Tiradentes I, localizada em São Luís do Maranhão. Na elaboração da sequência didática foram considerados os temas básicos de Física necessários à compreensão de conceitos e modelos utilizados no lançamento de foguetes. Tais conhecimentos foram ministrados através de aulas, seminários e oficinas executadas presencialmente e/ou remotamente. Utilizou-se os aplicativos Symbolab, Tracker e Origin para resolver integrais, modelar e elaborar gráficos sobre o movimento de foguetes de garrafas PET. Para avaliarmos os conhecimentos prévios, a aprendizagem e possíveis mudanças a serem incorporadas ao projeto, questionários implementados via Google Forms foram trabalhados. Os resultados obtidos validam tanto a sequência didática quanto a metodologia utilizada.por
dc.description.abstractThis study proposes the formulation and application of a methodology that will awaken in Elementary School students an interest in Science, in particular, in Physics, Astronomy and Astronautics. For that, a Didactic Sequence based on Physics was elaborated, the latter necessary for the understanding of Astronomy and Astronautics, directed to the launching rockets. This work was carried out in ninth grade classes at the Tiradentes I Military School, located in São Luís do Maranhão.For data collection two questionnaires were applied using the platform “Google Forms”. Such knowledge was imparted through classes, seminars and workshops carried out in person and/or remotely. The apps Symbolab, Tracker and Origin were used to solve integrals, model and graph the rockets movement from PET bottles. To evaluated previous knowledge, learning and possible changes to be incorporated into the project, questionnaires implemented via Google Forms were developed. The results obtained validate both the didactic sequence and the methodology used.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-05-17T17:53:06Z No. of bitstreams: 1 Uanser M.E. Ezeanowai.pdf: 52981358 bytes, checksum: 08955d4eeb58e71bfa6c7372c53807b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-17T17:53:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Uanser M.E. Ezeanowai.pdf: 52981358 bytes, checksum: 08955d4eeb58e71bfa6c7372c53807b1 (MD5) Previous issue date: 2022-03-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAstronomia;por
dc.subjectAstronáutica;por
dc.subjectCiências;por
dc.subjectFísica;por
dc.subjectFoguete;por
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectAstronomy;eng
dc.subjectAstronautics;eng
dc.subjectScience;eng
dc.subjectPhysics;eng
dc.subjectRocket;eng
dc.subjectDidactic Sequenceeng
dc.subject.cnpqFísicapor
dc.titleO ENSINO DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE FOGUETES DE GARRAFA PET.por
dc.title.alternativeTHE TEACHING OF ASTRONOMY THROUGH THE CONSTRUCTION OF ROCKETS PET BOTTLE.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uanser M.E. Ezeanowai.pdfDissertação de Mestrado51,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.