Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3577
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ENSINO DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE FOGUETES DE GARRAFA PET.
Título(s) alternativo(s): THE TEACHING OF ASTRONOMY THROUGH THE CONSTRUCTION OF ROCKETS PET BOTTLE.
Autor: EZEANOWAI, Uanser Mendonça Emma
Primeiro orientador: PINTO NETO, Antônio
Primeiro membro da banca: PINTO NETO, Antônio
Segundo membro da banca: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Terceiro membro da banca: SHINOMIYA, George Kouzo
Resumo: Este trabalho propõe a formulação e aplicação de uma metodologia que venha a despertar, em alunos do Ensino Fundamental, o interesse pela Ciência, em particular pela Física, Astronomia e Astronáutica. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática fundamentada na Física, necessária à compreensão da Astronomia e Astronáutica, direcionada ao lançamento de foguetes. Esse trabalho foi executado em turmas do nono ano da Escola Militar Tiradentes I, localizada em São Luís do Maranhão. Na elaboração da sequência didática foram considerados os temas básicos de Física necessários à compreensão de conceitos e modelos utilizados no lançamento de foguetes. Tais conhecimentos foram ministrados através de aulas, seminários e oficinas executadas presencialmente e/ou remotamente. Utilizou-se os aplicativos Symbolab, Tracker e Origin para resolver integrais, modelar e elaborar gráficos sobre o movimento de foguetes de garrafas PET. Para avaliarmos os conhecimentos prévios, a aprendizagem e possíveis mudanças a serem incorporadas ao projeto, questionários implementados via Google Forms foram trabalhados. Os resultados obtidos validam tanto a sequência didática quanto a metodologia utilizada.
Abstract: This study proposes the formulation and application of a methodology that will awaken in Elementary School students an interest in Science, in particular, in Physics, Astronomy and Astronautics. For that, a Didactic Sequence based on Physics was elaborated, the latter necessary for the understanding of Astronomy and Astronautics, directed to the launching rockets. This work was carried out in ninth grade classes at the Tiradentes I Military School, located in São Luís do Maranhão.For data collection two questionnaires were applied using the platform “Google Forms”. Such knowledge was imparted through classes, seminars and workshops carried out in person and/or remotely. The apps Symbolab, Tracker and Origin were used to solve integrals, model and graph the rockets movement from PET bottles. To evaluated previous knowledge, learning and possible changes to be incorporated into the project, questionnaires implemented via Google Forms were developed. The results obtained validate both the didactic sequence and the methodology used.
Palavras-chave: Astronomia;
Astronáutica;
Ciências;
Física;
Foguete;
Sequência Didática
Astronomy;
Astronautics;
Science;
Physics;
Rocket;
Didactic Sequence
Área(s) do CNPq: Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA/CCET
Citação: EZEANOWAI, Uanser Mendonça Emma. O Ensino de Astronomia através da construção de foguetes de garrafa pet.. 2022. 157 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Físca/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3577
Data de defesa: 21-Mar-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uanser M.E. Ezeanowai.pdfDissertação de Mestrado51,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.