Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3571
Tipo do documento: Dissertação
Título: Filosofia, gênero e literatura no século XVIII: a figura feminina apresentada por Jean-Jacques Rousseau no romance filosófico Júlia ou A nova Heloísa
Título(s) alternativo(s): Philosophy, gender and literature in the 18th century: the female figure presented by Jean-Jacques Rousseau in the philosophical novel Júlia ou A nova Heloísa
Autor: SOUSA , Francyhélia Benedita Mendes 
Primeiro orientador: FAÇANHA, Luciano da Silva
Primeiro membro da banca: FAÇANHA, Luciano da Silva
Segundo membro da banca: FREITAS, Jacira de
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação interdisciplinar entre Filosofia, Gênero e Literatura no século XVIII a partir da figura feminina apresentada por Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) no romance filosófico Júlia ou A nova Heloísa (1761). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e de caráter bibliográfico, desenvolvida metodologicamente a partir da análise teórica, abordagem crítico-reflexiva interdisciplinar e interpretação hermenêutica. A análise segue três eixos interpretativos: o primeiro se ocupa em identificar qual o espaço do feminino na sociedade e na literatura francesa do século XVIII pré revolução; o segundo investiga qual a função da figura feminina exercida por Júlia no Romance enciclopédico e o terceiro tem a função de examinar o discurso rousseauniano com base nas noções de natureza humana, virtude e função social que fundamentam a figura feminina na referida obra, assim como examinar a representação histórica e romanesca das mulheres a partir das noções de “Gênero” e “Sexo” trabalhadas no Século das Luzes. Constatamos que a obra propõe reflexões sobre a relação entre natureza, sociedade, moral e política a partir do drama burguês apresentado em uma coletânea de cartas, centrado no amor vivido por Júlia d'Etange, uma jovem de família aristocrata e seu preceptor, o humilde Saint-Preux e desaprovado pelo pai da moça, o Barão d’Etange, ambos personagens fictícios da pequena cidade de Clarens. Protagonistas de uma trama que confronta sentimento, razão e virtude, o casal de amantes do romance, revelam não só o retrato das paixões humanas, mas também, serão o quadro da própria sociedade idealizada por Rousseau, ao confluir conceitos e concepções elementares de seu pensamento. Com base na bibliografia sugerida, concluímos que Júlia é a peça fundamental no projeto pedagógico-político rousseauniano, cujo objetivo está, em primeiro plano, na catarse das paixões e desejos de uma sociedade corrompida, chegando até, em último plano, à elevação moral dos indivíduos – tanto dos personagens do romance, como principalmente dos leitores, que habituados a prazeres imediatos, ao passo que acostumam-se a contemplarem o exercício diário da virtude, passam a desejar assemelharem-se à Júlia e a serem mais virtuosos. Portanto, Júlia ou a nova Heloísa não é apenas um modelo moral que se limita a uma figura feminina virtuosa. Mas, em última análise, Júlia e a nova Heloísa, tratam de um modelo pedagógico político que visa uma nova organização política, assim como, na ordem epistemológica, objetiva reconciliar o conflito entre natureza e cultura.
Abstract: This research aims to analyze the interdisciplinary relationship between Philosophy, Gender and Literature in the 18th century from the female figure presented by Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) in the philosophical novel Julia or, the new Heloise (1761). This is a qualitative, exploratory and bibliographical research, which has been methodologically developed based on theoretical analysis, interdisciplinary critical-reflective approach and hermeneutic interpretation. The analysis follows three interpretative axes: the first is concerned with identifying the feminine space in society and in French literature of the pre-revolution eighteenth century; the second investigates the role of the female figure exercised by Julia in the Encyclopedic Novel and the third has the function of examining Rousseau's discourse based on the notions of human nature, virtue and social function that underlie the female figure in that work, as well as examining the historical and novel representation of women from the notions of “Gender” and “Sex” worked on in the Century of Enlightenment. We found that, in general terms, the work proposes reflections on the relationship between nature, society, morals and politics from the bourgeois drama presented in a collection of letters, centered on the love lived by Júlia d'Etange, a young family member aristocrat and her tutor, the humble Saint-Preux and disapproved of by the girl's father, Baron d'Etange, both fictional characters from the small town of Clarens. The protagonists of a plot that confronts feeling, reason and virtue, the couple of lovers in the novel, reveal not only the portrait of human passions, but also the framework of the society idealized by Rousseau, by converging elementary concepts and conceptions of his thought. Based on the suggested bibliography, we conclude that Júlia is the key player in Rousseau's pedagogical-political project, whose objective is, in the foreground, in the catharsis of the passions and desires of a corrupt society, reaching, in the last plan, the moral elevation of individuals – both from the characters of the novel, and mainly from the readers, who are used to immediate pleasures, while getting used to contemplating the daily exercise of virtue, start to want to resemble Julia and to be more virtuous. Therefore, Julia or the new Heloísa is not just a moral role model who is limited to a virtuous female figure. But, in the final analysis, Júlia and the new Heloísa deal with a pedagogical-political model that aims at a new political organization, as well as, in the epistemological order, it aims to reconcile the conflict between nature and culture.
Palavras-chave: Filosofia;
gênero;
literatura;
iluminismo;
Rousseau;
Júlia;
virtude;
Philosophy;
gender;
literature;
enlightenment;
Rousseau;
Julia;
nature;
virtue
Área(s) do CNPq: Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: SOUSA , Francyhélia Benedita Mendes. Filosofia, gênero e literatura no século XVIII: a figura feminina apresentada por Jean-Jacques Rousseau no romance filosófico Júlia ou A nova Heloísa. 2022. 134 f. Dissertação Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3571
Data de defesa: 31-Jan-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FrancyhéliaBeneditaMendesSousa.pdfDissertação de Mestrado2,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.