Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOBATO FILHO, Ozéas Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1ABDELOUAHAB, Zairpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3277510464047127por
dc.date.accessioned2016-08-17T14:52:53Z-
dc.date.available2008-10-03pt_BR
dc.date.issued2004-07-02pt_BR
dc.identifier.citationLOBATO FILHO, Ozéas Rodrigues. METHOD OF OBJECTIVES FOR INTEGRATION OF POINTS OF VIEW IN ENGINEERING OF REQUIREMENTS OF ELECTRONIC COMMERCE. 2004. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/356-
dc.description.resumoEste trabalho relata a importância de se utilizar pontos de vista em e-business definindo alguns conceitos relacionados. Mostra um estudo comparativo entre os métodos existentes que trabalham com pontos de vistas trazendo suas vantagens, desvantagens, diferenças de enfoques. Em seguida apresenta um método para integração de pontos de vista em e-business baseados em cenários, citando seu framework que também pertencerá ao método aqui proposto. Um dos focos desse método de cenários é demonstrar antes de qualquer desenvolvimento da idéia em comércio eletrônico sua viabilidade técnica e comercial. O objetivo deste trabalho é propor um método para integração de pontos de vista baseado em objetivos visando reduzir o tempo de compreensão da idéia por parte dos usuários e simplificar a construção dos Mapas de Caso de Uso (UCMs). Ponto este importantíssimo na produção de idéias inovadoras para o comércio eletrônico. Como os objetivos são de alto nível de abstração, na maioria das vezes facilitam e agilizam o entendimento, confiabilidade e prova ou não rapidamente sua viabilidade técnica e econômica a todos os envolvidos utilizando uma ferramenta semiautomática também implementada. Além disso, mostra como este método de objetivos é empregado na elicitação e análise de requisitos de comércio eletrônico. Um estudo de caso de comércio eletrônico em publicidade eletrônica é usado para ilustrar o método.por
dc.description.abstractIn this work, we cited the existent methods for viewpoint together with a comparative study among them, we identify the types of requirements viewpoints that the existing methods are using. Soon after we present one method that is based on value for viewpoint in e-business, mentioning its framework which we incorporate in our method in e-business to show the technical and commercial viability of the idea. We will show that needs and interests of several stakeholders types that can be expressed through different viewpoint models. We propose an extension of Use Case Maps (UCMs) for e-business together with the Goal based Requirements Analysis Method (GBRAM), as a method of Requirements Engineering to reach the integration of the necessary point of view. Besides, It is showing that the method of objectives is used in the elicitation and analysis of e-business requirements. A case study of commerce in electronic publicity is used to illustrate our method.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T14:52:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ozeas Rodrigues Lobato Filho.pdf: 1312486 bytes, checksum: 0331ffecafa6777617d5ce4e638fe243 (MD5) Previous issue date: 2004-07-02eng
dc.description.sponsorshipFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃOpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEngenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCasos de usopor
dc.subjectCenáriospor
dc.subjectComércio eletrônicopor
dc.subjectElicitaçãopor
dc.subjectModelagempor
dc.subjectObjetivospor
dc.subjectPonto de vistapor
dc.subjectRequisitospor
dc.subjectCase Stadyeng
dc.subjectScenerioeng
dc.subjecte-Commerceeng
dc.subjectElicitationeng
dc.subjectModellingeng
dc.subjectGoaleng
dc.subjectViewpointeng
dc.subjectRequirementseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpor
dc.titleMÉTODO DE OBJETIVOS PARA INTEGRAÇÃO DE PONTOS DE VISTA EM ENGENHARIA DE REQUISITOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICOpor
dc.title.alternativeMETHOD OF OBJECTIVES FOR INTEGRATION OF POINTS OF VIEW IN ENGINEERING OF REQUIREMENTS OF ELECTRONIC COMMERCEeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ozeas Rodrigues Lobato Filho.pdf1,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.