Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Débora Thalita Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2911886643807975por
dc.contributor.advisor1CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.contributor.referee1CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.contributor.referee2BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee3OMOTE, Sadao-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7647316253011798por
dc.contributor.referee4COSTA, Maria da Piedade Resende da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2791098416503955por
dc.date.accessioned2022-05-12T14:37:00Z-
dc.date.issued2022-01-28-
dc.identifier.citationPEREIRA, Débora Thalita Santos. A perspectiva da inclusão de discentes com altas habilidades/superdotação na educação superior. 2022. 255 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3569-
dc.description.resumoA Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva enfatiza que, discentes com altas habilidades/superdotação apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados, capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora. Segundo a legislação, esse segmento – parte do público-alvo da Educação Especial - necessita de atendimento educacional especializado (AEE) de forma a suplementar o ensino aprendizagem em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Percebe-se que há um quantitativo significativo de pessoas talentosas identificadas no meio acadêmico muito aquém da projeção divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – 3% a 5% – acerca de pessoas com altas habilidades/superdotação (BRASIL, 2018a; VIRGOLIM, 2019). Há urgência de mudanças no contexto educacional, visto os índices baixos de identificação das altas habilidades/superdotação na maioria das Instituições de Educação Superior e de carência ou total ausência de oferecimento do AEE aos discentes identificados com potencial elevado. O problema propulsor desta pesquisa questiona: em que medida vem ocorrendo o processo da inclusão de discentes com altas habilidades/superdotação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Dom Delgado? Pressupõe-se que a referida Universidade, destaque no Estado e no País, vem exercendo sua missão educacional no que diz respeito a formar profissionais capazes e competentes. Acredita-se que a Diretoria de Acessibilidade (DACES), setor responsável pelo acompanhamento dos discentes público-alvo da Educação Especial, matriculados nos cursos de graduação da instituição, tem contribuído para o acesso, a permanência e a formação exitosa desse alunado. Nessa perspectiva, analisa se o processo de inclusão de discentes talentosos, no que se refere a como vem ocorrendo a identificação dos mesmos; o processo ensino-aprendizagem; o AEE oferecido a eles e a percepção destes, e dos demais envolvidos neste estudo, em relação ao processo de inclusão na referida instituição de ensino. No contexto, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, na qual realizou-se um levantamento de referencial teórico sobre a temática, perpassando estudos base como os de Gardner (2010), Legislação Brasileira (BRASIL, 1996, 2008, 2011, 2015), Lima (2011), Renzulli (2004, 2018), São Luís (2015), Silva et al. (2020), Titon (2019), Virgolim (2014a, 2018), dentre outros. Posteriormente, identificou-se as condições de inclusão do referido público na instituição mediante a contribuição dos participantes desta pesquisa: os discentes identificados ou com indicativos de altas habilidades/superdotação, matriculados na UFMA/Campus Dom Delgado; os docentes e coordenadores dos cursos desses discentes; e os profissionais da DACES da Universidade. A relevância desta pesquisa encontra amparo no desejo de realizar o fazer pedagógico diferenciado, no qual todos se tornem aprendizes e criadores ativos e eficazes; na colaboração para o crescimento da visibilidade de um segmento social importante na construção e evolução da sociedade, mas que se encontra subidentificado socialmente; e na participação, relativamente, pioneira no Estado de desenvolvimento desta pesquisa, mediante o fornecimento de informações e conhecimentos pertinentes sobre a temática em um espaço educacional no qual há significativa carência de desenvolvimento de pesquisas acerca dos universitários talentosos e sua formação. Esta pesquisa oferece contribuição para a inclusão no ensino superior, precipuamente, no lócus deste estudo, pois os dados coletados e analisados explicitam ainda percalços no processo de inclusão no contexto do ensino superior. Concluiu-se, portanto, que a inclusão de discentes com altas habilidades/superdotação na UFMA/Campus Dom Delgado é possível, desde que haja capacitação dos profissionais da instituição sobre os alunos com altas habilidades/superdotação.por
dc.description.abstractThe National Policy for Special Education from the Perspective of Inclusive Education emphasizes that (BRASIL, 2008), students with high abilities/super ability show remarkable performance and high potential in any of the following aspects, isolated or combined, general intellectual ability; specific academic ability; creative or productive thinking; leadership ability; special talent for the arts and psychomotor ability. According to the legislation, this segment - part of the target audience for Special Education - needs specialized educational assistance (AEE) in order to supplement teaching and learning at all levels, stages, and modes of education. It can be seen that there is a significant number of talented people identified in the academic environment far below the projection released by the World Health Organization (WHO) - 3% to 5% - about people with high abilities/super ability (BRASIL, 2018; VIRGOLIM, 2019). There is an urgent need for changes in the educational context, given the low rates of identification of high abilities/super ability in most Higher Education Institutions and the lack or total absence of offering AEE to students identified with high potential. The driving problem of this research asks: to what extent has the process of inclusion of students with high abilities/super ability occurred at the Federal University of Maranhão - UFMA/Dom Delgado Campus? It is assumed that the University, which stands out in the state and in the country, has been exercising its educational mission with regard to training capable and competent professionals. It is believed that the Directorate of Accessibility (DACES), the sector responsible for monitoring public-target students of Special Education, enrolled in undergraduate courses in the institution, has contributed to access, permanence and successful training of these students. From this perspective, we analyze the process of inclusion of gifted students, with regard to how the identification of the same has been occurring; the teaching learning process; the AEE offered to them and their perception, and that of others involved in this study, in relation to the inclusion process in this educational institution. In the context, it was developed a research of exploratory, descriptive type, with qualitative approach, in which it was performed a survey of theoretical reference on the theme, going through basic studies such as those of Gardner (2010); Lima (2011); Renzulli (2004; 2018); Titon (2019); Virgolim (2014a; 2018), Brazilian Legislation (BRASIL, 1996; 2008; 2011; 2015; MARANHÃO, 2015), Silva et al. (2020), among others. Subsequently, we identified the conditions of inclusion of this public in the institution through the contribution of the participants of this research: the students identified or with indications of high abilities/super ability, enrolled in UFMA / Dom Delgado Campus; the teachers and coordinators of the courses of these students; and the professionals of the Directorate of Accessibility - DACES of the University. The relevance of this research is supported by the desire to carry out a differentiated pedagogical practice, in which everyone becomes an active and efficient learner and creator; in the collaboration for the growth of visibility of a social segment that is important in the construction and evolution of society, but that is socially underidentified; and in the relatively pioneering participation in the state of development of this research, by providing information and pertinent knowledge on the theme in an educational space in which there is a significant lack of research on gifted students and their education. This research offers contribution to inclusion in higher education, especially in the locus of this study, because the data collected and analyzed still reveal the obstacles in the inclusion process in the context of higher education. It was concluded, therefore, that the inclusion of students with high abilities in the Federal University of Maranhão - UFMA / Dom Delgado Campus is possible, provided that there is training of professionals of the institution about students with high abilities / overcoming challenges.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-05-12T14:37:00Z No. of bitstreams: 1 DéboraThalitaSantosPereira.pdf: 1916900 bytes, checksum: 64795c9ccf6729329f6d877b5687afef (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-12T14:37:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DéboraThalitaSantosPereira.pdf: 1916900 bytes, checksum: 64795c9ccf6729329f6d877b5687afef (MD5) Previous issue date: 2022-01-28eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaltas habilidades;por
dc.subjectsuperdotação;por
dc.subjecteducação superior;por
dc.subjectinclusão acadêmica;por
dc.subjectHigh Abilities;por
dc.subjectoverdotation;por
dc.subjecthigher education;por
dc.subjectacademic inclusion;por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA perspectiva da inclusão de discentes com altas habilidades/superdotação na educação superiorpor
dc.title.alternativeThe perspective of inclusion of students with high abilities/giftedness in higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DéboraThalitaSantosPereira.pdfDissertação de Mestrado1,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.