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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise e comparação dos índices de eficiência física em partidas oficiais de futebol
Título(s) alternativo(s): Analysis and comparison of physical efficiency indexes in official soccer matches
Autor: VIEIRA, José Guilherme Bottentuit 
Primeiro orientador: VENEROSO, Christiano Eduardo
Primeiro membro da banca: VENEROSO, Christiano Eduardo
Segundo membro da banca: PIMENTA, Eduardo Mendonça
Terceiro membro da banca: CABIDO, Christian Emmanuel Torres
Quarto membro da banca: PUSSIELDI, Guilherme de Azambuja
Quinto membro da banca: DIBAI FILHO, Almir Vieira
Resumo: Introdução: O futebol é um esporte predominantemente aeróbio com características intermitentes. Preparadores físicos e fisiologistas tem utilizado a carga externa e interna para desenvolver diferentes estratégias para controlar a carga de treinamento. Como forma de controle tem sido utilizado no meio desportivo a razão entre a carga externa e interna, chamado de índice de eficiência física sendo calculado pela fórmula (Distância por minuto / %FCmáx). Recentemente foi proposto considerar não apenas a FC e a velocidade média, mas também as acelerações executadas devido ao aumento destas ações nas partidas de futebol. Deste modo eles propõe um novo IEF, através da fórmula ((No de acelerações x Distância por minuto)/%FCmáx). Objetivo: Comparar o Índice de eficiência e o novo Índice de eficiência propostos na literatura em partidas de futebol. Materiais e métodos: O estudo analisou 14 partidas oficiais, disputadas por um time profissional de futebol da série B do Brasil composta de 11 atletas (idade: 25,40 ± 3,24 anos; peso: 74,17 ± 4,60 Kg; altura: 179,10 ± 7,94 cm; %G: 10,48 ± 1,14; %mm: 47,17 ± 1,67; IRL2: 696,00 ± 155,72 m; VO2: 54,76 ± 12,24 ml/Kg/min.), que mantinha treinamentos regulares e sistematizados, e disputava competições regionais e nacionais organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol durante a temporada 2018. As variáveis analisadas foram, distância total percorrida, distância percorrida por minuto, distância percorrida em zonas de velocidade, sprints, número de acelerações, número de desacelerações e foi realizado o cálculo do índice de eficiência. Resultados: Os valores médios para o marcador distância total percorrida foram 9712,00 ± 490,90 m. Já os valores médios para o marcador corridas em alta velocidade foram 496,80 ± 88,28 m. A distância percorrida em sprints foi 173,98 ± 40,20m. Os valores médios para o número de acelerações foram 103,4 ± 8,91. Já os valores médios para o número de desacelerações foram 99,72 ± 9,06. Quando comparado o Índice de Eficiência e do Novo Índice de Eficiência, o Novo índice de eficiência foi superior (Índice de eficiência: 1,18; novo Índice de eficiência: 1,35; p < 0,05) além de que ocorreu uma correlação moderada entre eles (r = 0,45). Conclusão: O presente estudo verificou que o novo índice de eficiência, incluindo as acelerações, apresenta-se como uma ferramenta mais adequada no controle de carga, pois do ponto de vista biomecânico e fisiológico é uma ação mais exigente o que gera taxas altas de desenvolvimento de força acarretado em maiores danos musculares levando a níveis de estresse fisiológico e mecânico que podem afetar o desempenho da partida e o cronograma de recuperação pós-partida.
Abstract: Introduction: Soccer is a predominantly aerobic sport with intermittent characteristics. Physical trainers and physiologists have used external and internal load to develop different strategies to control training load. As a form of control, the ratio between external and internal load has been used in sports, called the physical efficiency index, being calculated by the formula (Distance per minute / %HRmax). Recently, it has been proposed to consider not the HR and the average speed, but also the accelerations performed due to the increase of these actions in football matches. In this way they propose a new IEF, through the formula ((Number of accelerations x Distance per minute)/%HRmax). Objective: To compare the efficiency index and the new efficiency index proposed in the literature in soccer matches. Materials and methods: The study analyzed 14 official matches, played by a professional soccer team of the B series in Brazil, composed of 11 athletes (age: 25.40 ± 3.24 years; weight: 74.17 ± 4.60 kg; height: 179.10 ± 7.94 cm; %F: 10.48 ± 1.14; %mm: 47.17 ± 1.67; IRL2: 696.00 ± 155.72 m; VO2: 54.76 ± 12.24 ml/Kg/min.), which maintained regular and systematic training, and competed in regional and national competitions organized by the Brazilian Football Confederation during the 2018 season. The variables analyzed were total distance covered, distance covered per minute, distance covered in speed zones, sprints, number of accelerations, number of decelerations and the calculation of the efficiency index was performed. Results: The mean values for the total distance covered marker were 9712.00 ± 490.90 m. The average values for the high-speed running marker were 496.80 ± 88.28 m. The distance covered in sprints was 173.98 ± 40.20m. The mean values for the number of accelerations were 103.4 ± 8.91. The mean values for the number of decelerations were 99.72 ± 9.06. When comparing the Efficiency Ratio and the New Efficiency Ratio, the New Efficiency Ratio was higher (Efficiency Ratio: 1.18; new Efficiency Ratio: 1.35; p < 0.05) in addition to a correlation moderate among them (r = 0.45). Conclusion: The present study verified that the new efficiency index, including the accelerations, presents itself as a more adequate tool in load control, because from the biomechanical and physiological point of view, it is a more demanding action, which generates high rates of development. of strength resulting in greater muscle damage leading to physiological and mechanical stress levels that can affect match performance and the post-match recovery schedule.
Palavras-chave: futebol;
controle de carga;
índice de eficiência.
soccer;
load control;
efficiency index.
Área(s) do CNPq: Educação Física
Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Citação: VIEIRA, José Guilherme Bottentuit. Análise e comparação dos índices de eficiência física em partidas oficiais de futebol. 2022. 60 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3568
Data de defesa: 29-Abr-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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