Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorREIS, Jadson Fernando Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6812803380687361por
dc.contributor.advisor1BANDEIRA, Arkley Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764150553908789por
dc.contributor.referee1BANDEIRA, Arkley Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764150553908789por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6279006668275644por
dc.contributor.referee3FAGUNDES, Marcelo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8995380304167773por
dc.date.accessioned2022-05-12T14:07:42Z-
dc.date.issued2022-01-25-
dc.identifier.citationREIS, Jadson Fernando Rodrigues. Retomando territórios no campo dos saberes: o Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM) e a construção do currículo da Escola Othon Soares I, localizada na comunidade Pau Pombo – Santa Helena – MA. 2022. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3567-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa os efeitos do processo de retomada no campo da Educação Escolar Quilombola encabeçado pelo Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM) na construção do currículo do Centro de Ensino Fundamental Othon Soares I, do Território Quilombola de Pau Pombo, em Santa Helena – MA, a partir da mobilização dos seus saberes construídos em luta: saberes políticos, identitários e estético-corpóreos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em caráter exploratório e descritivo, que aconteceu por meio de pesquisa documental, trabalho de campo, realizado entre os anos de 2020 e 2021, e da aplicação de entrevistas estruturadas com professores (as), gestores e lideranças residentes na comunidade de Pau Pombo. Os resultados da pesquisa revelam que, nos últimos anos, o MOQUIBOM em Santa Helena tem atuado na reivindicação de políticas no campo da educação articuladas as suas aspirações e perspectivas enquanto grupo; essas ações têm se manifestado naquilo que esses sujeitos têm denominado de retomada no campo da educação, por meio da construção de Ensinamentos Crioulos, entendidos aqui enquanto exercícios de descolonização curricular e epistêmica; no CEF Othon Soares I, a retomada no campo dos saberes políticos tem acontecido por meio de ações em prol de políticas curriculares e educacionais voltadas para o cumprimento de uma educação diferenciada e contextualizada; em relação a retomada no campo dos saberes identitários, destacam-se estratégias curriculares de fortalecimento de laços comunitários e pertencimento étnico; a retomada no campo dos saberes estético corpóreos tem acontecido por meio de estratégias curriculares e de transposições didáticas que visam superar uma visão estereotipada e exótica da estética e do corpo negro.por
dc.description.abstractThis research investigates the effects of the recovery process in the field of Quilombola formal education headed by Quilombola Movement in Maranhão (MOQUIBOM) in building the curriculum of the Othon Soares I Elementary School, located in Pau Pombo territory, Santa Helena – Maranhão, starting from the mobilization of their knowledge built in struggle: political, identity and aesthetic-corporeal kinds of knowledge. It is a qualitative research, exploratory and descriptive, that has been developed through bibliographic, documentary and fieldwork research that took place between 2020 and 2021, and structured interviews with teachers, principals and community leadership resident in Pau Pombo territory. The research results show that, in the latest years, MOQUIBOM at Santa Helena has been active in claiming policies in education field, articulating its aspirations and perspectives as a group; these actions have manifested themselves in what these subjects have called a recovery in education field, through the construction of Creole Teachings, understood here as exercises in curricular and epistemic decolonization; at Othon Soares I Elementary School, the recovery in political knowledge field has taken place through actions in favor of curricular and educational policies aimed at the fulfillment of a differentiated and contextualized education; in what concerns to the resumption in identity knowledge field, curricular strategies to strengthen community ties and ethnic belonging have stood out; the recovery in aesthetic corporeal knowledge field has taken place through curricular strategies and didactic transpositions that aim to overcome a stereotyped and exotic view of aesthetics and the black body.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-05-12T14:07:42Z No. of bitstreams: 1 JadsonFernandoRodriguesReis.pdf: 3775434 bytes, checksum: 320903709eee4bf8a6de7dd491117e20 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-12T14:07:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JadsonFernandoRodriguesReis.pdf: 3775434 bytes, checksum: 320903709eee4bf8a6de7dd491117e20 (MD5) Previous issue date: 2022-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação escolar;por
dc.subjectquilombola;por
dc.subjectcurrículo;por
dc.subjectMovimento Quilombola do Maranhão;por
dc.subjectbaixada maranhense;por
dc.subjectquilombola formal education;eng
dc.subjectcurriculum;eng
dc.subjectQuilombola Movement in Maranhão;eng
dc.subjectbaixada maranhense;eng
dc.subject.cnpqCurrículos Específicos para Níveis e Tipos de Educaçãopor
dc.titleRetomando territórios no campo dos saberes: o Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM) e a construção do currículo da Escola Othon Soares I, localizada na comunidade Pau Pombo – Santa Helena – MApor
dc.title.alternativeRetaking territories in the field of knowledge: the Quilombola Movement of Maranhão (MOQUIBOM) and the construction of the curriculum of the Othon Soares I School, located in the Pau Pombo community - Santa Helena - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JadsonFernandoRodriguesReis.pdfDissertação de Mestrado3,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.