Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3567
Tipo do documento: Dissertação
Título: Retomando territórios no campo dos saberes: o Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM) e a construção do currículo da Escola Othon Soares I, localizada na comunidade Pau Pombo – Santa Helena – MA
Título(s) alternativo(s): Retaking territories in the field of knowledge: the Quilombola Movement of Maranhão (MOQUIBOM) and the construction of the curriculum of the Othon Soares I School, located in the Pau Pombo community - Santa Helena - MA
Autor: REIS, Jadson Fernando Rodrigues 
Primeiro orientador: BANDEIRA, Arkley Marques
Primeiro membro da banca: BANDEIRA, Arkley Marques
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim
Terceiro membro da banca: FAGUNDES, Marcelo
Resumo: Esta pesquisa analisa os efeitos do processo de retomada no campo da Educação Escolar Quilombola encabeçado pelo Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM) na construção do currículo do Centro de Ensino Fundamental Othon Soares I, do Território Quilombola de Pau Pombo, em Santa Helena – MA, a partir da mobilização dos seus saberes construídos em luta: saberes políticos, identitários e estético-corpóreos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em caráter exploratório e descritivo, que aconteceu por meio de pesquisa documental, trabalho de campo, realizado entre os anos de 2020 e 2021, e da aplicação de entrevistas estruturadas com professores (as), gestores e lideranças residentes na comunidade de Pau Pombo. Os resultados da pesquisa revelam que, nos últimos anos, o MOQUIBOM em Santa Helena tem atuado na reivindicação de políticas no campo da educação articuladas as suas aspirações e perspectivas enquanto grupo; essas ações têm se manifestado naquilo que esses sujeitos têm denominado de retomada no campo da educação, por meio da construção de Ensinamentos Crioulos, entendidos aqui enquanto exercícios de descolonização curricular e epistêmica; no CEF Othon Soares I, a retomada no campo dos saberes políticos tem acontecido por meio de ações em prol de políticas curriculares e educacionais voltadas para o cumprimento de uma educação diferenciada e contextualizada; em relação a retomada no campo dos saberes identitários, destacam-se estratégias curriculares de fortalecimento de laços comunitários e pertencimento étnico; a retomada no campo dos saberes estético corpóreos tem acontecido por meio de estratégias curriculares e de transposições didáticas que visam superar uma visão estereotipada e exótica da estética e do corpo negro.
Abstract: This research investigates the effects of the recovery process in the field of Quilombola formal education headed by Quilombola Movement in Maranhão (MOQUIBOM) in building the curriculum of the Othon Soares I Elementary School, located in Pau Pombo territory, Santa Helena – Maranhão, starting from the mobilization of their knowledge built in struggle: political, identity and aesthetic-corporeal kinds of knowledge. It is a qualitative research, exploratory and descriptive, that has been developed through bibliographic, documentary and fieldwork research that took place between 2020 and 2021, and structured interviews with teachers, principals and community leadership resident in Pau Pombo territory. The research results show that, in the latest years, MOQUIBOM at Santa Helena has been active in claiming policies in education field, articulating its aspirations and perspectives as a group; these actions have manifested themselves in what these subjects have called a recovery in education field, through the construction of Creole Teachings, understood here as exercises in curricular and epistemic decolonization; at Othon Soares I Elementary School, the recovery in political knowledge field has taken place through actions in favor of curricular and educational policies aimed at the fulfillment of a differentiated and contextualized education; in what concerns to the resumption in identity knowledge field, curricular strategies to strengthen community ties and ethnic belonging have stood out; the recovery in aesthetic corporeal knowledge field has taken place through curricular strategies and didactic transpositions that aim to overcome a stereotyped and exotic view of aesthetics and the black body.
Palavras-chave: educação escolar;
quilombola;
currículo;
Movimento Quilombola do Maranhão;
baixada maranhense;
quilombola formal education;
curriculum;
Quilombola Movement in Maranhão;
baixada maranhense;
Área(s) do CNPq: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: REIS, Jadson Fernando Rodrigues. Retomando territórios no campo dos saberes: o Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM) e a construção do currículo da Escola Othon Soares I, localizada na comunidade Pau Pombo – Santa Helena – MA. 2022. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3567
Data de defesa: 25-Jan-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JadsonFernandoRodriguesReis.pdfDissertação de Mestrado3,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.