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Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso das tecnologias de informação e comunicação no contexto de formação docente: um estudo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da Universidade Federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The use of information and communication technologies in the context of teacher training: a study of the Distance Learning Degree in Biological Sciences at the Federal University of Maranhão
Autor: SANTOS, Dionísia Fernanda Paixão 
Primeiro orientador: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Primeiro membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Segundo membro da banca: SILVA, Jackson Ronie Sá da
Terceiro membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Resumo: A Educação a Distância (EaD) vem destacando-se como modalidade educacional nas últimas décadas, principalmente, após sua regulamentação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) – Lei nº 9.394/96 e pela criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Apesar do crescimento desta modalidade de ensino, há inúmeros desafios e dificuldades, como falta de infraestrutura adequada, evasão e deficiências na formação de professores para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Nesse contexto, sentiu-se a necessidade de discutir a formação de professores a distância e a integração das TIC no processo educacional. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo investigar como ocorre o uso das TIC no contexto de formação docente no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da Universidade Federal do Maranhão. Para isso, privilegiou-se uma abordagem qualitativa, sob o viés de um estudo de caso, complementado com uma pesquisa documental. E como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e tutores, assim como, a análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). O referencial metodológico utilizado para as análises das entrevistas e do PPC foi a análise de conteúdo proposta por Bardin(2016). Os resultados mostram que o curso busca rupturas do modelo tradicional de ensino e encontram-se em uma fase de transição. Os fatores que podem estar contribuindo para essa transição são: a pandemia por COVID-19 que trouxe à tona discussões e reflexões sobre o acesso e o uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem, aliado a este ínterim encontra-se a formação recebida dos professores, isto é, professores que cursaram a graduação após a década de 90 (revolução digital e disseminação dos computadores) têm maior tempo de formação continuada e familiaridade com o uso das TIC em sua prática docente. Entretanto, o curso ainda carece de uma proposta curricular direcionada para a licenciatura em EaD e para a formação de professores para o uso das TIC.
Abstract: Distance Education (EaD) has stood out as an educational modality in recent decades, especially after its regulation by the Law of Directives and Bases of Brazilian Education (LDB) - Law nº. 9.394/96 and the creation of the Open University of Brazil (UAB). Despite the growth of this teaching modality, there are numerous challenges and difficulties, such as lack of adequate infrastructure, evasion, and deficiencies in teacher training for the use of Information and Communication Technologies (TIC). In this context, we felt the need to discuss distance teacher education and the integration of TIC in the educational process. Thus, this research aimed to investigate how the use of TIC occurs in the context of teacher education in the distance learning Bachelor's Degree Course in Biological Sciences at the Universidade Federal do Maranhão. For this, a qualitative approach was favored, under the bias of a case study, complemented by a documental research. As instruments of data collection, semi-structured interviews were conducted with professors and tutors, as well as the analysis of the Pedagogical Project of the Course (PPC). The methodological reference used for the analysis of the interviews and the PPC was the content analysis proposed by Bardin (2016). The results show that the course seeks ruptures from the traditional teaching model and is in a transition phase. Factors that may be contributing to this transition are: the COVID-19 pandemic that brought to light discussions and reflections on the access and use of TIC in the teaching-learning process, allied to this interim is the training received from teachers, that is, teachers who attended graduation after the 1990 (digital revolution and dissemination of computers) have more time of continuing education and familiarity with the use of TIC in their teaching practice. However, the course still lacks a curricular proposal aimed at the degree in EaD and for the training of teachers in the use of TIC.
Palavras-chave: educação a distância;
tecnologias de informação e comunicação;
formação de professores.
Ciências Biológicas;
distance learning;
information and communication technologies;
teacher training;
Biological Sciences.
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: SANTOS, Dionísia Fernanda Paixão. O uso das tecnologias de informação e comunicação no contexto de formação docente: um estudo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da Universidade Federal do Maranhão. 2021. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3566
Data de defesa: 18-Ago-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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