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Tipo do documento: Dissertação
Título: Vozes do chão em vasto mundo: uma análise da obra neorregionalista de Maria Valéria Rezende à luz da geografia humanista cultural
Título(s) alternativo(s): Voices from the ground in a vast world: an analysis of the neoregionalist work of Maria Valéria Rezende in the light of cultural humanist geography
Autor: MENDES, Danielle Gomes 
Primeiro orientador: FEITOSA, Márcia Manir Miguel
Primeiro membro da banca: FEITOSA, Márcia Manir Miguel
Segundo membro da banca: FEITOSA, Antonio Cordeiro
Terceiro membro da banca: SIQUEIRA, Ana Márcia Alves
Resumo: Objetiva-se analisar a obra Vasto mundo (2001), da autora brasileira Maria Valéria Rezende, à luz da Geografia Humanista Cultural, de viés fenomenológico. A história gira em torno de uma pequena vila denominada Farinhada, localizado no Nordeste brasileiro. Os moradores do vilarejo apresentam uma forte ligação com sua terra natal e por vezes sentem dificuldades de adaptação em outros lugares longe dali, principalmente, no contexto urbano. É o próprio chão de Farinhada quem nos revela as andanças desse povo, bem como esquadrinha o interior de cada homem e mulher que por ele passa ou habita. O solo seco entrega afeto maternal aos seus moradores e estabelece uma relação de interdependência. Rezende constrói em sua obra um Nordeste generoso, embora castigado pelo clima seco e pela pobreza, por outro lado a autora tece o seu sertão na esperança, alegria e cultura do povo nordestino. A análise trata de uma leitura interdisciplinar, em que será estabelecido um diálogo entre a crítica literária, a Geografia Humanista Cultural, de base fenomenológica, e os estudos que dialogam com as temáticas do pertencimento. Serão discutidos os conceitos de: espaço; lugar; lar; topofilia, topofobia; apinhamento; espaciosidade; lugar-sem-lugaridade; enraizamento e alguns sentimentos relacionados às questões espaciais vivenciadas pelos personagens da obra, como “medo” e “esperança”. Para tal discussão, faz-se necessário o aporte teórico da Geografia Humanista Cultural, sobretudo dos geógrafos Éric Dardel, Yi-Fu Tuan e Edward Relph. A obra evidencia traços de uma tradição regionalista vista sob a ótica do contemporâneo, por isso, a fim de observar a referente temáticas, serão ainda referenciados autores de outras áreas. Da crítica literária destacam-se os apontamentos de: Luís Bueno (2006); Alfredo Bosi (2017); Antônio Candido (2016), Massaud Moíses (2012); Antonio Dimas (2014); Eduardo Coutinho (2019); Herasmo Brito (2017) e outros. Das contribuições de historiadores e antropólogos evidenciam se os trabalhos de: Durval Albuquerque Júnior (2011); Lillian Schwartz (2012); Gilberto Freyre (1996); Lévi-Strauss (1976); Anthony Giddens (2013); e os teóricos da memória: Maurice Halbwacks (2003) e Michel Pollak (1992).
Abstract: This research aims to analyze the work Vasto mundo (2001), by Brazilian author Maria Valéria Rezende, in the light of Humanistic Cultural Geography, with a phenomenological bias. The story revolves around a small village called Farinhada, located in the Northeast of Brazil. Residents have a strong connection to their homeland and sometimes find it difficult to adapt to other places, especially in the urban context. It is the very soil of the Farinhada that reveals the movements of these people to us, as well as examining the interior of each man and woman who passes or inhabits them. The dry land gives maternal affection to its residents and establishes an interdependent relationship. Rezende builds in her work a generous Northeast, although punished by the dry climate and poverty, on the other hand, the author weaves her backlands in the hope, joy and culture of the people of the Northeast. The analysis deals with an interdisciplinary reading, in which a dialogue is established between literary criticism, Humanistic Cultural Geography, based on phenomenology, and studies that dialogue with the themes of belonging. The concepts of: space; Put, put; Home; topophilia, topophobia; crowd; amplitude; place-without-place; rooting and some feelings related to the spatial issues experienced by the characters of the work, such as "fear" and "hope". For such a discussion, the theoretical contribution of Humanist Cultural Geography is necessary, especially by geographers Eric Dardel, Yi-Fu Tuan and Edward Relph. The work shows traces of a regionalist tradition seen from the perspective of the contemporary, therefore, to observe the thematic referent, authors from other areas will also be referenced. From literary criticism, the following stand out: Luís Bueno (2006); Alfredo Bosi (2017); Antônio Candido (2016), Massaud Moíses (2012); Antonio Dimas (2014); Eduardo Coutinho (2019); and others. The contributions of historians and anthropologists show the work of: Durval Albuquerque Júnior (2011); Lillian Schwartz (2012); Gilberto Freyre (1996); Lévi-Strauss (1976); Anthony Giddens (2013); and memory theorists: Maurice Halbwacks (2003) and Michel Pollak (1992).
Palavras-chave: literatura brasileira;
vasto mundo;
Maria Valéria Rezende;
espaço-lugar;
pertencimento;
brazilian literature;
vasto mundo;
Maria Valéria Rezende.
space-place;
belonging
Área(s) do CNPq: Literatura Brasileira
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: MENDES, Danielle Gomes. Vozes do chão em vasto mundo: uma análise da obra neorregionalista de Maria Valéria Rezende à luz da geografia humanista cultural. 2021. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3562
Data de defesa: 30-Jun-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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