Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/356
Tipo do documento: Dissertação
Título: MÉTODO DE OBJETIVOS PARA INTEGRAÇÃO DE PONTOS DE VISTA EM ENGENHARIA DE REQUISITOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Título(s) alternativo(s): METHOD OF OBJECTIVES FOR INTEGRATION OF POINTS OF VIEW IN ENGINEERING OF REQUIREMENTS OF ELECTRONIC COMMERCE
Autor: LOBATO FILHO, Ozéas Rodrigues
Primeiro orientador: ABDELOUAHAB, Zair
Resumo: Este trabalho relata a importância de se utilizar pontos de vista em e-business definindo alguns conceitos relacionados. Mostra um estudo comparativo entre os métodos existentes que trabalham com pontos de vistas trazendo suas vantagens, desvantagens, diferenças de enfoques. Em seguida apresenta um método para integração de pontos de vista em e-business baseados em cenários, citando seu framework que também pertencerá ao método aqui proposto. Um dos focos desse método de cenários é demonstrar antes de qualquer desenvolvimento da idéia em comércio eletrônico sua viabilidade técnica e comercial. O objetivo deste trabalho é propor um método para integração de pontos de vista baseado em objetivos visando reduzir o tempo de compreensão da idéia por parte dos usuários e simplificar a construção dos Mapas de Caso de Uso (UCMs). Ponto este importantíssimo na produção de idéias inovadoras para o comércio eletrônico. Como os objetivos são de alto nível de abstração, na maioria das vezes facilitam e agilizam o entendimento, confiabilidade e prova ou não rapidamente sua viabilidade técnica e econômica a todos os envolvidos utilizando uma ferramenta semiautomática também implementada. Além disso, mostra como este método de objetivos é empregado na elicitação e análise de requisitos de comércio eletrônico. Um estudo de caso de comércio eletrônico em publicidade eletrônica é usado para ilustrar o método.
Abstract: In this work, we cited the existent methods for viewpoint together with a comparative study among them, we identify the types of requirements viewpoints that the existing methods are using. Soon after we present one method that is based on value for viewpoint in e-business, mentioning its framework which we incorporate in our method in e-business to show the technical and commercial viability of the idea. We will show that needs and interests of several stakeholders types that can be expressed through different viewpoint models. We propose an extension of Use Case Maps (UCMs) for e-business together with the Goal based Requirements Analysis Method (GBRAM), as a method of Requirements Engineering to reach the integration of the necessary point of view. Besides, It is showing that the method of objectives is used in the elicitation and analysis of e-business requirements. A case study of commerce in electronic publicity is used to illustrate our method.
Palavras-chave: Casos de uso
Cenários
Comércio eletrônico
Elicitação
Modelagem
Objetivos
Ponto de vista
Requisitos
Case Stady
Scenerio
e-Commerce
Elicitation
Modelling
Goal
Viewpoint
Requirements
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Engenharia
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET
Citação: LOBATO FILHO, Ozéas Rodrigues. METHOD OF OBJECTIVES FOR INTEGRATION OF POINTS OF VIEW IN ENGINEERING OF REQUIREMENTS OF ELECTRONIC COMMERCE. 2004. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/356
Data de defesa: 2-Jul-2004
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ozeas Rodrigues Lobato Filho.pdf1,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.