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Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecnologias assistivas e digitais no atendimento de usuários com deficiência visual na biblioteca central da UFMA: o direito à acessibilidade
Título(s) alternativo(s): Assistive and digital technologies in the service of visually impaired users in the central library of UFMA: the right to accessibility
Autor: RIBEIRO, Larissa Verônica Moreira 
Primeiro orientador: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Primeiro membro da banca: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Segundo membro da banca: BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista
Terceiro membro da banca: COSTA, Maria da Piedade Resende da
Quarto membro da banca: FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Resumo: A sociedade contemporânea requer que as bibliotecas se adaptem para acompanhar os avanços tecnológicos e, desse modo, suprir as necessidades de informação de seus usuários. Com isso, busca meios de promover efetivamente a inclusão e, assim, tornar a biblioteca um ambiente acessível a todos. Nesse contexto, diversas modificações ocorreram no processo de registro e transmissão da informação, e, por essa razão, é praticamente inexplicável que usuários com deficiência sensorial continuem à margem do processo de busca por informação e conhecimento. Nesse contexto, foi desenvolvida, na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus São Luís, uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, cujo objetivo geral foi analisar se a Biblioteca Central se encontra preparada com recursos humanos, tecnologias assistivas e digitais que viabilizem o acesso à informação aos discentes/usuários com deficiência visual. Os participantes da pesquisa foram 20 discentes com deficiência visual matriculados nos cursos de graduação da UFMA/Campus São Luís. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os achados da pesquisa revelam que a maioria dos discentes cegos ou com baixa-visão frequentam a biblioteca raramente, pois alegam que esta não dispõe de acessibilidade adequada às pessoas com deficiência visual, no caso específico, devido sinalização ausente e/ou ineficiente; iluminação inadequada; carência de equipamentos com acessibilidade e/ou ausência de acervo acessível. Ademais, tornou-se possível verificar que a maioria dos participantes da pesquisa afirmou utilizar tecnologias assistivas e digitais em suas atividades cotidianas e no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas dentre essas os Leitores de Tela como o Dosvox, NonVisual Desktop Access (NVDA) e Jaws. No que tange aos aplicativos o Talkback e a Lupa manual ou eletrônica foram os mais citados. A maioria dos discentes demonstrou conhecimento acerca das tecnologias assistivas e digitais destinadas ao público com deficiência visual e pontuaram necessidade de melhorias no âmbito da Biblioteca Central assim como, capacitação contínua dos profissionais de referência. Diante dos fatos, espera-se dar visibilidade aos usuários com deficiência sensorial da Biblioteca Central da UFMA, de modo a possibilitar projetos e programas voltados à acessibilidade aos meios de informação disponibilizados pela Biblioteca, assim como ampliação de projetos de acessibilidade às demais unidades da Diretoria Integrada de Bibliotecas, buscando trabalhar o devido acolhimento e inclusão, almejando melhorias para que usuários com deficiência sensorial tenham o devido apoio no desenvolvimento de pesquisas, no que concerne ao processo de comunicação e suporte informacional sob utilização de tecnologias assistivas e digitais específicas para esse público, enfatizando o direito a educação e acessibilidade, comum a todos os cidadãos, sem distinções e limitações.
Abstract: Contemporary society requires that libraries adapt to keep up with technological advances and, thus, meet the information needs of their users. Thus, it seeks ways to effectively promote inclusion and, thus, make the library an environment accessible to all. In this context, several changes have occurred in the process of recording and transmitting information, and, for this reason, it is practically inexplicable that users with sensorial disabilities remain on the margin of the process of searching for information and knowledge. Within this context, it was developed, at the Central Library of UFMA/Campus São Luís, a research of exploratory type, descriptive, with qualitative approach, whose general objective was to analyze if the Central Library is prepared with human resources, assistive and digital technologies that enable the access to information to students/users with visual impairment. The research participants were 20 visually impaired students enrolled in undergraduate courses at UFMA/Campus São Luís. The data were collected by means of semi-structured interviews. The research findings reveal that most students who are blind or have low sight rarely go to the library, because they claim that it does not have adequate accessibility for people with visual impairment, in this specific case, due to absent and/or inefficient signaling; inadequate lighting; lack of equipment with accessibility and/or absence of accessible collection. Furthermore, it was possible to verify that most research participants stated they use assistive and digital technologies in their daily activities and in the development of academic research, among them, Screen Readers such as Dosvox, NonVisual Desktop Access (NVDA) and Jaws. Regarding applications, Talkback and the manual or electronic magnifier were the most mentioned. Most students showed knowledge about assistive and digital technologies aimed at the visually impaired public and pointed out the need for improvements in the scope of the Central Library, as well as the continuous training of reference professionals. In view of the facts, it is expected to give visibility to the users with sensorial disability at the Central Library of UFMA, in order to enable projects and programs aimed at the accessibility to the means of information made available by the Library, as well as to expand the accessibility projects to the other units of the Integrated Directorate of Libraries, seeking to work on the due reception and inclusion, aiming at improvements so that users with sensorial disabilities have the proper support in the development of researches, regarding the communication process and informational support under the use of assistive and digital technologies specific for this public, emphasizing the right to education and accessibility, common to all citizens, without distinctions and limitations.
Palavras-chave: biblioteca universitária;
deficiência visual;
tecnologias assistivas;
tecnologias digitais;
acessibilidade.
university library;
visual impairment;
assistive technologies;
digital technologies;
accessibilit
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: RIBEIRO, Larissa Verônica Moreira. Tecnologias assistivas e digitais no atendimento de usuários com deficiência visual na biblioteca central da UFMA: o direito à acessibilidade. 2022. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3559
Data de defesa: 27-Jan-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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