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dc.creatorVIEIRA, Elaine Paiva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7667110683987814por
dc.contributor.advisor1NAVARRO, Antonio Coppi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7269812755382405por
dc.contributor.advisor-co1NAVARRO, Francisco-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0628582355687773por
dc.contributor.referee1NAVARRO, Antonio Coppi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7269812755382405por
dc.contributor.referee2NAVARRO, Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0628582355687773por
dc.contributor.referee3AMORIM, Carlos Eduardo Neves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0109987596093206por
dc.contributor.referee4COSTA, Herikson Araújo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7198833367765953por
dc.contributor.referee5COSTA, Thaís Virginia Moura Machado-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8642478768219716por
dc.date.accessioned2022-05-02T14:25:13Z-
dc.date.issued2022-04-13-
dc.identifier.citationVIEIRA, Elaine Paiva. Atividade física, qualidade do sono, cronótipo e desempenho acadêmico de estudantes universitários. 2022. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3547-
dc.description.resumoIntrodução: Estudantes universitários tendem a adotar condutas de saúde negativas, dentre elas, o baixo nível de atividade física e maus hábitos de sono, tornando a fase da graduação marcada por mudanças no estilo de vida. Todavia, baixos níveis de atividade física e poucas horas de sono estão associados tanto a resultados educacionais insatisfatórios como a resultados ruins de saúde física e mental. Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar e correlacionar o nível de atividade física com as alterações nos indicadores do sono e no desempenho acadêmico de estudantes universitários. Materiais e Métodos: Foram avaliados 57 estudantes, 35 (61,4%) do curso de Enfermagem e 22 (38,6%) do curso de Educação Física com idade entre 18 e 40 anos (25,2 ±4,6). A prática de atividade física foi mensurada através do International Physical Activity Questionnair (IPAQ), a identificação do cronótipo foi realizada por meio do Morningness-Eveningness Questionnaire (MEQ) e, a determinação da qualidade do sono através do Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI). O desempenho acadêmico foi verificado por meio dos componentes curriculares. O teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para avaliar a distribuição dos dados, sendo realizado o teste t Student paramétrico e o teste não paramétrico Mann Whitney. Também foi utilizado o teste de qui-quadrado para as variáveis categóricas e o teste de correlação de Spearman. Resultados: O score da atividade física dos estudantes não está significativamente relacionado com o desempenho acadêmico tanto para o grupo Enfermagem quanto para o grupo Educação Física. Igualmente, a qualidade do sono e o cronótipo não possuem relação significativa com o desempenho acadêmico. Conclusão: Estudantes universitários dos cursos de Educação Física e Enfermagem não se diferem quanto a classificação nos indicadores de atividade física, cronótipo, qualidade do sono e desempenho acadêmico. E, o nível de atividade física, o cronótipo, o índice de qualidade do sono não estão associados ao desempenho acadêmico universitário.por
dc.description.abstractIntroduction: University students tend to adopt negative health behaviors, among them, the low level of physical activity and poor sleep habits, making the graduation phase marked by changes in lifestyle. However, low levels of physical activity and few hours of sleep are associated with both poor educational outcomes and poor physical and mental health outcomes. Objective: The objective of this study was to identify and correlate the level of physical activity with changes in sleep indicators and academic performance in university students. Materials and Methods: 57 students were evaluated, 35 (61.4%) from the Nursing course and 22 (38.6%) from the Physical Education course aged between 18 and 40 years (25.2 ±4.6). Physical activity was measured using the International Physical Activity Questionnair (IPAQ), chronotype identification was performed using the Morningness-Eveningness Questionnaire (MEQ) and sleep quality was determined using the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI). Academic performance was verified through curricular components. The Shapiro-Wilk test was used to assess the distribution of data, using the parametric Student t test and the non-parametric Mann-Whitney test. The chi-square test for categorical variables and the Spearman correlation test were also used. Results: The students' physical activity score is not significantly related to academic performance for either the Nursing group or the Physical Education group. Likewise, sleep quality and chronotype have no significant relationship with academic performance. Conclusion: University students of Physical Education and Nursing courses do not differ in terms of classification in indicators of physical activity, chronotype, sleep quality and academic performance. And the level of physical activity, the chronotype, the sleep quality index are not associated with university academic performance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-05-02T14:25:13Z No. of bitstreams: 1 ELAINEPAIVAVIEIRA.pdf: 1447832 bytes, checksum: b12716a8f32b9574cd453e82614b8b15 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-02T14:25:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELAINEPAIVAVIEIRA.pdf: 1447832 bytes, checksum: b12716a8f32b9574cd453e82614b8b15 (MD5) Previous issue date: 2022-04-13eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM EDUCAÇÃO FÍSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectatividade Física;por
dc.subjectcronótipo;por
dc.subjectqualidade do sono;por
dc.subjectdesempenho acadêmico;por
dc.subjectestudantes.por
dc.subjectPhysical activity;eng
dc.subjectchronotype;eng
dc.subjectsleep quality;eng
dc.subjectacademic performance;eng
dc.subjectstudents.eng
dc.subject.cnpqAprendizagem e Desempenho Acadêmicospor
dc.subject.cnpqCiências da Saúdepor
dc.titleAtividade física, qualidade do sono, cronótipo e desempenho acadêmico de estudantes universitáriospor
dc.title.alternativePhysical activity, sleep quality, chronotype and academic performance of college studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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