Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Frank Herik Valente-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4299601167074691por
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Edson Firmino Viana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216484483659706por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Edson Firmino Viana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216484483659706por
dc.contributor.referee2DINIZ, Eduardo Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228162885454555por
dc.contributor.referee3SILVA, Marcos Antônio Araújo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3292811393795929por
dc.date.accessioned2022-04-20T21:37:46Z-
dc.date.issued2021-04-22-
dc.identifier.citationSILVA, Frank Herik Valente. Aprendizagem de conceitos de eletrodinâmica para o ensino médio: construção e implementação de uma UEPS. 2021. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3531-
dc.description.resumoO desinteresse pelo estudo da disciplina Física, tem várias causas, dentre elas tem o lugar de destaque o ensino deficitário. Esse tido como tradicional e fortemente dependente do livro didático, geralmente é praticado por meio de aulas baseadas na transmissão e acúmulo de conteúdo, em que os estudantes de forma passiva, recebem as informações e efetuam resoluções e demonstrações baseadas em fórmulas, que são determinadas pelo professor. A fim de melhorar tal cenário, propomos analisar o ensino de determinados conceitos de eletrodinâmica, como corrente elétrica, resistores, associação de resistores em série e paralelo, potência elétrica e energia elétrica, através do uso da teoria da aprendizagem significativa a partir do desenvolvimento e aplicação de experimentos construídos com materiais alternativos de fácil aquisição para promover a integração de atividades teóricas e práticas por meio de duas sequências didáticas. Essas sequências deram suporte para o desenvolvimento de um kit experimental composto por associação de lâmpadas em paralelo e em série acionadas por interruptores simples e em paralelo com roteiros e textos básicos sobre os fundamentos teóricos de conceitos apresentados em sala de aula. O estudo foi realizado com a colaboração de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino localizada na cidade de São Luís – Maranhão. O aporte teórico deste trabalho foi fundamentado nos pressupostos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, nas orientações para elaboração de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) de Marco Antônio Moreira e em resultados de pesquisas sobre tipos de experimentação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o diário de bordo do professor, escritos produzidos pelos alunos, discussões, avaliações de conteúdos, exposição de experimentos e questionários. Considerando aspectos como a participação efetiva dos alunos ao longo de todas as etapas planejadas para o desenvolvimento da UEPS proposta e a análise dos dados obtidos através de um enfoque qualitativo, podemos concluir que o produto educacional desenvolvido poderá contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, pois seus resultados obtidos demonstram claramente indícios de aprendizagem significativa por parte dos alunos trazendo subsídios tanto para professores quanto para alunos em relação à melhoria do Ensino de Física.por
dc.description.abstractThe lack of interest in the study of the physical discipline has several causes, among them, deficit teaching is highlighted. This, considered traditional and strongly dependent on the textbook, is usually practiced through classes based on the transmission and accumulation of content, in which students passively receive the information and make resolutions and demonstrations based on formulas, which are determined by the teacher. In order to improve this scenario, we propose to analyze the teaching of certain concepts of electrodynamics, such as electric current, resistors, association of resistors in series and in parallel, electric power and electric energy, through the use of the theory of meaningful learning from the development and application of experiments constructed with alternative materials of easy acquisition to promote the integration of theoretical and practical activities through two didactic sequences. These sequences supported the development of an experimental kit composed of association of lamps connected in parallel and in series triggered by simple switches and in parallel with scripts and basic texts on the theoretical foundations of concepts presented in the classroom. The study was carried out with the collaboration of students of the 3rd year of high school of a public school of the state school located in the city of São Luís - Maranhão. The theoretical contribution of this work was based on the assumptions of Significant Learning by David Ausubel, on the guidelines for the elaboration of Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) by Marco Antônio Moreira and on research results on types of experimentation. The teacher's logbook, writings produced by the students, discussions, content evaluations, exhibition of experiments and questionnaires were used as data collection instruments. Considering aspects such as the effective participation of students throughout all the stages planned for the development of the proposed PMTU and the analysis of the data obtained through a qualitative approach, we can conclude that the educational product developed can contribute to the teaching and learning process, because its results obtained clearly demonstrate signs of meaningful learning on the part of students bringing subsidies both to teachers and students in relation to the improvement of physics teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2022-04-20T21:37:46Z No. of bitstreams: 1 FRANK HERIK - SILVA.pdf: 3005134 bytes, checksum: 425ac5456ce924cf9e7e8bb480d1e943 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-20T21:37:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANK HERIK - SILVA.pdf: 3005134 bytes, checksum: 425ac5456ce924cf9e7e8bb480d1e943 (MD5) Previous issue date: 2021-04-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeorias da aprendizagem significativapor
dc.subjectUnidade de ensino potencialmente significativapor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectEletrodinâmicapor
dc.subjectTheories of meaningful learningeng
dc.subjectPotentially significant teaching uniteng
dc.subjectExperimentationeng
dc.subjectElectrodynamicseng
dc.subject.cnpqFísicapor
dc.titleAprendizagem de conceitos de eletrodinâmica para o ensino médio: construção e implementação de uma UEPSpor
dc.title.alternativeLearning electrodynamics concepts for high school: construction and implementation of a UEPSeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANK HERIK - SILVA.pdfDissertação de Mestrado2,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.