Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3529
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aplicação de uma sequência didática de ensino usando a teoria dos campos conceituais para o estudo das leis de Kepler no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Application of a teaching didactic sequence using the theory of conceptual fields for the study of Kepler's laws in high school
Autor: RIBEIRO, Gyulianna Pinheiro 
Primeiro orientador: SALES, Fábio Henrique Silva
Primeiro coorientador: SOUSA, Karla Cristina Silva
Primeiro membro da banca: SALES, Fábio Henrique Silva
Segundo membro da banca: ROCHA, Helianane Oliveira
Terceiro membro da banca: COUTINHO, Samir Silva
Resumo: O trabalho aqui proposto aborda de forma objetiva os conceitos referentes à Física sobre a movimentação dos corpos celestes e suas causas por base do conteúdo - As Leis de Kepler, à luz da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud (1990), como um instrumento para o planejamento juntamente com a metodologia da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para a análise das atividades de intervenção didática. A pesquisa foi realizada com os estudantes da 1ª série do ensino médio, no C. E. Professor Barjonas Lobão, na cidade de São Luís - MA, onde foram acompanhadas todas as trajetórias de aprendizagem dos conceitos e da identificação de indícios de invariantes operatórios da TCC, nas diversas situações potencialmente favoráveis tais como: (1) atividades demonstrativas das leis; (2) apresentação de maquetes; (3) mapas conceituais; (4) oficina de lapbook. Para as análises das situações utilizou-se a taxonomia SOLO que permite analisar e classificar o nível de aprendizagem dos discentes com relação aos conceitos apresentados pelos mesmos. O objetivo desta proposta é obter através da SEI e da teoria psicológica do processo de conceitualização do real, contribuir através das situações pedagógicas aplicadas uma maior aquisição de competências necessárias, aplicadas aos discentes, para que os mesmos possam compreender os conceitos físicos abordados, e a partir disso, elevar o processo de aprendizagem do saber dizer ao saber fazer, como uma prática pedagógica sendo constantemente monitorada pelo (a) professor (a). Com isso, os resultados evidenciaram que é possível para o docente, a partir da teoria e da metodologia utilizadas, traçar estratégias de ensino-aprendizagem, que desafiam os alunos a pensar, buscando soluções e explicações mais desafiadoras e elaboradas para os fenômenos físicos estudados usando aprendizagens mais significativas.
Abstract: The work proposed here objectively addresses the concepts referring to Physics about the movement of celestial bodies and their causes based on content - Kepler's Laws, in the light of Vergnaud's Conceptual Field Theory (CFT) (1990), as an instrument for planning together with the Investigative Teaching Sequence (ITS) methodology for the analysis of didactic intervention activities. The research was carried out with students of the 1st grade of high school, at CE Professor Barjonas Lobão, in the city of São Luís - MA, where they were followed all the trajectories of learning the concepts and identifying indications of operational invariants of the CBT, in several potentially favorable situations such as: (1) activities demonstrating the laws; (2) presentation of models; (3) concept maps; (4) lapbook workshop. For the analysis of the situations, the SOLO taxonomy was used, which allows analyzing and classifying the students' level of learning in relation to the concepts presented by them. The objective of this proposal is to obtain through SEI and the psychological theory of the process of conceptualization of the real, to contribute through applied pedagogical situations to a greater acquisition of necessary skills, applied to students, so that they can understand the physical concepts addressed, and the from there, raise the learning process of knowing how to say how to do, as a pedagogical practice being constantly monitored by the teacher. With this, the results showed that it is possible for the teacher, based on the theory and methodology used, to outline teaching-learning strategies, which challenge students to think and seek more challenging and elaborated solutions and explanations for the physical phenomena studied using more significant learning.
Palavras-chave: Teoria dos campos conceituais
Invariantes operatórios
Sequência de ensino investigativa
Theory of conceptual fields
Operative invariants
Investigative teaching sequence
Área(s) do CNPq: Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: RIBEIRO, Gyulianna Pinheiro. Aplicação de uma sequência didática de ensino usando a teoria dos campos conceituais para o estudo das leis de Kepler no ensino médio. 2020. 209f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3529
Data de defesa: 14-Fev-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GYULIANNA - RIBEIRO.pdfDissertação de Mestrado10,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.