Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3525
Tipo do documento: Dissertação
Título: FORMAÇÃO DE ARTE/ EDUCADORES: um estudo sobre a formação pedagógica do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): ARTS/ EDUCATORS' TRAINING: a study about the pedagogical formation of the undergraduate course in Visual Arts at the Federal University of Maranhão
Autor: MELO, Suzana Alves dos Santos 
Primeiro orientador: MELO, Maria Alice
Primeiro membro da banca: MELO, Maria Alice
Segundo membro da banca: NASCIMENTO, Ilma Vieira do
Terceiro membro da banca: SALES, José Albio Moreira de
Resumo: Esta pesquisa trata da formação pedagógica do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão, considerando em sua trajetória histórica as reformulações curriculares ocorridas a partir de 2010. Para tanto estabelecemos como objetivo geral analisar o processo de reconfiguração curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFMA nos últimos dez anos, identificando suas forças propulsoras e seus possíveis efeitos na formação pedagógica do professor de Arte. E como objetivos específicos: analisar a trajetória histórica do curso de licenciatura em Artes Visuais da UFMA e as características de suas reformulações curriculares nos últimos dez anos; identificar as forças propulsoras subjacentes às reformulações curriculares ocorridas no curso nos últimos dez anos; analisar a articulação entre a matriz específica das artes visuais e a matriz pedagógica no PPC do curso; identificar os possíveis efeitos das mudanças curriculares sobre formação pedagógica do futuro docente em arte. A construção do objeto da pesquisa teve como base a abordagem qualitativa numa perspectiva crítica, para a qual utilizamos como instrumentais a pesquisa documental, por meio da qual verificamos os documentos oficiais relativos à legislação da formação de professores e os Projetos Pedagógicos do curso; e a entrevista semiestruturada, realizada com alunos e professores do referido curso, um dos professores do Departamento de Educação I e alunos egressos da licenciatura em Educação Artística da UFMA. Para a análise e tratamento dos dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva, sistematizada a partir dos estudos de Moraes e Galiazzi (2016). O aporte teórico da pesquisa considera os estudos de André (2010; 1999); Tardif (2014); Imbernón (2010); Ramalho, Nunes e Gauthier (2003); Tanuri (2000); Pimenta (2005); Duarte (2003;2010); Martins e Duarte (2010); Freitas (2002; 2010); Barbosa (1998; 2012), Tourinho (2012); Reis (2003); Santana (2013), dentre outros. A partir da investigação identificamos que as reformulações foram impulsionadas pela necessidade de adequação do curso às diretrizes curriculares, como também buscaram definir a identidade do curso, a qual se apresenta de forma híbrida, buscando agregar simultaneamente a formação do artista e do professore de arte. Na reformulação curricular mais recente, houve um esforço no sentido de promover a articulação entre o eixo teórico-prático das artes visuais e o eixo da formação pedagógica. Entretanto esta articulação ainda não se consolidou de modo consistente, permanecendo como um desafio à formação docente.
Abstract: ABSTRACT This research deals with the pedagogical development of the Degree course in Visual Arts of the Federal University of Maranhão, considering in its historical trajectory the curricular reformulations occurred from 2010. For the purpose, we set as general objective to analyze the process of curricular reconfiguration of the Degree course in Visual Arts of UFMA in the last ten years, identifying its propelling forces and their possible effects on the pedagogical formation of the Art teacher. And as specific objectives: analyze the historical trajectory of the degree course in Visual Arts of UFMA and the characteristics of its curricular reformulations in the last ten years; identify the propelling forces underlying to the curricular reformulations that occurred in the last ten years; analyze the articulation between the specific matrix of the visual arts and the pedagogical matrix in the PPC of the course; identify the possible effects of the curricular changes of pedagogical formation of the future teacher in Art. The construction of the research object was based on the qualitative approach in a critical perspective, in which we used as documentary research instruments, for the verification of the official documents related to the legislation of the teacher training the Pedagogical Projects of the course; and the semistructured interview with students and teachers of the referred course, one of the teachers of the Department of Education I and students who graduated of degree in Arts Education of UFMA. For the analysis and processing of data, we used the Discursive Textual, systematized from the studies of Moraes and Galiazzi(2016). The theoretical contribution of the research considers the studies of André (2010; 1999); Tardif(2014); Imbernón (2010); Ramalho, Nunes and Gauthier (2003); Tanuri (2000); Pimenta(2005); Duarte (2003;2010); Martins and Duarte (2010); Freitas (2002;2010); arbosa(1998;2012), Tourinho (2012); Reis(2003); Santana(2013),among others. From the data analysis, we identified that the reformulations were driven by the need to adapt the course to the curricular guidelines, as well as, intended to define the identify of the course, which seeks to simultaneously add the formation of the artist and the art teacher. In the most recent curricular reformulation, there was an effort to promote the articulation between the theoretical-pratical axis of the visual arts and the axis of the pedagogical formation, however this articulation still has not been consolidated consistently, remaining with a challenge to the teacher training.
Palavras-chave: formação docente;
formação de arte/educadores;
formação pedagógica;
Currículo.
teacher training;
art/educations formation;
pedagogical training;
Curriculum.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Educação
Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: MELO, Suzana Alves dos Santos. FORMAÇÃO DE ARTE/ EDUCADORES: um estudo sobre a formação pedagógica do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão. 2019. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3525
Data de defesa: 28-Mai-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SuzanaMelo.pdfDissertação de Mestrado1,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.