Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3524
Tipo do documento: Dissertação
Título: Construcionismo de papert e o ensino-aprendizagem do efeito doppler: um kit didático de robótica com a utilização de um laboratório portátil
Título(s) alternativo(s): Papert constructionism and the teaching-learning of the doppler effect: a robotics didactic kit with the use of a portable laboratory
Autor: SILVA, Valdeci Teles da 
Primeiro orientador: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Segundo membro da banca: BATISTA, Jerias Alves
Terceiro membro da banca: DANTAS, Claúdio Rejane da Silva
Resumo: O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC‟s) no ensino de Física debruça-se sobre a problemática acerca da metodologia no ensino, atacando o estereótipo de uma disciplina chata, tediosa e difícil, além de contemplar a utilização de conteúdos digitais multimídia no processo de ensino-aprendizagem, bem como sua influência na mudança nas práticas do professor. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as novas modalidades de leitura e escrita potencializadas nos ambientes virtuais interativos e como esses processos podem ser sistematizados para a sala de aula. Perpassa pelas teorias do Ensino por Investigação – de John Dewey, e da Aprendizagem significativa, de David Ausubel. O objeto de estudo escolhido versa sobre ensinar o Efeito Doppler para estudantes do ensino básico através da robótica educacional a partir da análise, por meio de gráficos, da frequência Doppler emitida por uma fonte sonora senoidal a uma frequência fixa que é capturada pelo aplicativo instalado em um smartphone. Nesta proposta, todas as etapas de observação do experimento foram realizadas pelos alunos tendo o professor como intermediador. O desenvolvimento dessa proposta pedagógica nos permitiu construir uma sequência didática, que se iniciou com a aplicação de um questionário sobre ondas sonoras tendo como enfoque situações mais gerais do cotidiano que evidenciasse o Efeito Doppler. Nesse momento, nosso objetivo era ter um conhecimento prévio de como os alunos interpretavam esses fenômenos para direcionar a aplicação da sequência didática. Num segundo momento foram ministradas duas aulas sobre o Efeito Doppler e aplicado um questionário com enfoque em situações mais específicas para saber o que os alunos entenderam do conteúdo exposto. Nas aulas seguintes foi apresentado aos alunos o experimento do kit robótico no pátio da escola e feito a aplicação de um novo questionário para acompanhar a evolução da aprendizagem. Devido o momento de pandemia da covid 19, as aulas presenciais na escola foram interrompidos, porém nos beneficiamos do programa “Escola em Movimento”, que é uma iniciativa apoiada e fomentada pela secretaria de educação representada pela regional de Barra do Corda, para dar continuidade em nosso planejamento na condição de que seja obedecida todas as recomendações de distanciamento social recomendadas. A sequência didática foi planejada a partir de ideais construcionista. Após todas as etapas da aplicação dessa proposta pedagógica e análise dos dispositivos aplicados para avaliar a qualidade do nosso trabalho juntamente com o aumento de rendimento dos alunos e pela satisfação demonstrada pela direção da escola através do total apoio e incentivo, consideramos que houve aprendizagem do conteúdo proposto.
Abstract: The use of information and communication technologies (ICT's) in the teaching of Physics focuses on the problem of methodology in teaching, attacking the stereotype of a boring, tedious and difficult subject, in addition to contemplating the use of multimedia digital content in the process. of teaching and learning, as well as its influence on changes in teacher practices. This work presents a reflection on the new modalities of reading and writing enhanced in interactive virtual environments and how these processes can be systematized for the classroom. It runs through the theories of Teaching by Inquiry – by John Dewey, and Meaningful Learning, by David Ausubel. The chosen object of study is about teaching the Doppler Effect to elementary school students through educational robotics from the analysis, through graphics, of the Doppler frequency emitted by a sinusoidal sound source at a fixed frequency that is captured by the application installed in a smartphone. In this proposal, all the observation stages of the experiment were carried out by the students with the teacher as an intermediary. The development of this pedagogical proposal allowed us to build a didactic sequence, which began with the application of a questionnaire on sound waves focusing on more general everyday situations that evidenced the Doppler Effect. At that moment, our objective was to have a prior knowledge of how the students interpreted these phenomena to guide the application of the didactic sequence. In a second moment, two classes were given on the Doppler Effect and a questionnaire was applied focusing on more specific situations to find out what the students understood of the exposed content. In the following classes, the experiment of the robotic kit in the schoolyard was presented to the students and a new questionnaire was applied to monitor the evolution of learning. Due to the moment of the covid 19 pandemic, face-to-face classes at the school were interrupted, but we benefited from the “Escola em Movimento” program, which is an initiative supported and fostered by the secretary of education represented by the regional of Barra do Corda, to continue in our planning on the condition that all recommended social distancing recommendations are followed. The didactic sequence was planned from constructionist ideals. After all the steps of the application of this pedagogical proposal and analysis of the devices applied to evaluate the quality of our work together with the increase in student performance and the satisfaction shown by the school administration through full support and encouragement, we consider that the content has been learned. proposed.
Palavras-chave: tecnologias da informação;
robótica educacional;
ensino básico;
information technologies;
educational robotics;
Basic education
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: SILVA, Valdeci Teles da. Construcionismo de papert e o ensino-aprendizagem do efeito doppler: um kit didático de robótica com a utilização de um laboratório portátil. 2021. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3524
Data de defesa: 7-Out-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ValdeciTelesdaSilva.pdfDissertação de Mestrado1,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.