Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3521
Tipo do documento: Dissertação
Título: Podcast como alternativa didática para o ensino de física no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Podcast as a didactic alternative for teaching physics in high school
Autor: MOTA, Moisés Silva 
Primeiro orientador: SILVA, Éder Nascimento
Primeiro membro da banca: SILVA, Éder Nascimento
Segundo membro da banca: SILVA, Antônio Pinto
Terceiro membro da banca: COUTINHO, Samir Silva
Resumo: O Podcast é uma emissão pública descarregada segundo uma demanda, dessa forma obtendo informação em formato de áudio, que traga conteúdo com significado para o receptor. Também possui características inovadoras no processo de comunicação que se utiliza das novas tecnologias. Tomando como base o ensino, ela se apresenta como um processo midiático que emerge a partir da produção de arquivos de áudio, uma combinação de áudio, imagens e vídeos. Essa ferramenta juntamente com a radiodifusão veio desafiar nosso pensamento sobre comunicação social e ensino, proporcionando situações dinâmicas de ensino aprendizagem numa relação entre recursos tecnológicos e princípios físicos como aliados, que envolvam a participação, o interesse, a percepção e a curiosidade sobre os conteúdos abordados. Deste modo, o objetivo dessa dissertação é apresentar o podcast como recurso metodológico alternativo para o ensino de Física no Ensino Médio. Neste sentido, para a fundamentação teórica teve-se como destaque o processo de produção, avaliação, investigação da aprendizagem dos alunos, obtendo como suporte teórico como base em vários autores destacando Moreira, 2014, e Valente, 1999, vários artigos de publicação e sites relacionados ao tema de podcast, que utilizamos como técnica e procedimento de pesquisa a produção de podcast, em especial áudiocasts em formato MP3, com uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) de forma roteirizada e diagnosticada. Os resultados da pesquisa apontam que essa ferramenta atua de forma muito relevante na evolução da aprendizagem dos estudantes e também professores, demonstrando a ação de gerenciar o processo de ensino aprendizagem e o conhecimento mais construtivo e sólido. Sendo assim, este trabalho revelou ser potencialmente significativo para esses alunos, proporcionando uma relação mais dinâmica entre os processos de evolução tecnológica educacional em relação à aprendizagem ativa e significativa na compreensão das leis de Newton e suas aplicações cotidianas, atingindo a direção pretendida na análise do produto educacional dos itens colocados e adaptados, alcançando graus variados de percepção e comprometimento de ensino-aprendizagem tanto por parte dos alunos como do professor.
Abstract: Podcast is a public issue downloaded on demand, thereby obtaining information in audio format, which brings meaningful content to the recipient. It also has innovative features in the communication process that uses new technologies. Based on teaching, it presents itself as a media process that emerges from the production of audio files, a combination of audio, images and videos. This tool together with the broadcasting came to challenge our thinking about social communication and teaching, providing dynamic situations of teaching learning in a relationship between technological resources and physical principles as allies, involving participation, interest, perception and curiosity about the contents addressed. Thus, the objective of this dissertation is to present the podcast as an alternative methodological resource for the teaching of Physics in High School. In this sense, the process of production, evaluation and research of students' learning was highlighted as the theoretical basis for several authors, highlighting Moreira, 2014, and Valente, 1999, several publication articles and sites related to the topic of podcast, which we use as a technique and research procedure podcast production, especially audio formats in MP3 format, using ICT (Information and Communication Technology) in a scripted and diagnosed way. The research results point out that this tool acts in a very relevant way in the evolution of student learning and also teachers, demonstrating the action of managing the teaching-learning process and the most constructive and solid knowledge. Thus, this work proved to be potentially significant for these students by providing a more dynamic relationship between the educational technological evolution processes for an active and meaningful learning in the understanding of Newton's laws and their everyday applications, reaching the intended direction in the analysis of the educational product of the items placed and adapted, reaching varying degrees of perception and commitment of teaching learning both by the students and the teacher.
Palavras-chave: Podcast
TICs
Aprendizagem significativa
Metodologia alternativa
Podcast
TICs
Meaningful learning
Alternative methodology
Área(s) do CNPq: Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: MOTA, Moisés Silva. Podcast como alternativa didática para o ensino de física no ensino médio. 2019. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3521
Data de defesa: 12-Nov-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOISÉS - MOTA.pdfDissertação de Mestrado3,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.