Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3520
Tipo do documento: Dissertação
Título: Manual para desenvolvimento de simulações em geogebra: um recurso didático para o ensino de cinemática na educação básica
Título(s) alternativo(s): Manual for the development of simulations in geogebra: a didactic resource for teaching kinematics in basic education
Autor: RIBEIRO, Antonio Carlos Vieira 
Primeiro orientador: GARCEZ, Karl Marx Silva
Primeiro membro da banca: GARCEZ, Karl Marx Silva
Segundo membro da banca: DINIZ, Eduardo Moraes
Terceiro membro da banca: COUTINHO, Samir Silva
Resumo: Uma das principais dificuldades que encontramos no ensino de Física está na dificuldade na visualização dos fenômenos físicos, uma vez que dependem muito da abstração do aluno para serem compreendidos. Em contraponto a esta dificuldade, os aplicativos computacionais se apresentam como uma eficiente ferramenta didática, isso porque seus ambientes gráficos e dinâmicos conseguem atrair a atenção do aluno e ajudam na compreensão dos conteúdos, motivando o mesmo na busca do conhecimento. Nesta perspectiva, decidimos verificar a aprendizagem dos alunos em uma abordagem metodológica para o ensino de cinemática, associando assim, o uso de tecnologias educacionais no ensino de física. O procedimento metodológico adotado nesta pesquisa consiste na construção de sequências de didáticas, podendo incluir como recurso simulações desenvolvidas para o Software Educacional GeoGebra. A aplicação das sequências didáticas foi feita em quatro turmas do primeiro ano do ensino médio do Centro de Ensino Newton Neves, localizado em Itapecuru – Mirim – MA. As turmas foram divididas em dois grupos: grupo I (cujas sequências didáticas incluíram como recurso as simulações) e grupo II (cujas sequências didáticas não incluíram as simulações). O resultado das avaliações mostra que no grupo I, os alunos tiveram melhores notas, melhor desempenho nas argumentações feitas nas aulas e demonstraram maior interesse em pesquisas extras classe. Desta forma, esta inclusão de simulações foi potencialmente significativa para esses alunos. Consideramos que o conjunto de sequências didáticas que inclui as simulações para o GeoGebra se mostrou eficiente, pois além de possibilitar um bom desempenho dos estudantes, teve uma boa aceitação por parte dos mesmos. Assim trazemos como produto educacional oriundo desta pesquisa, um manual para desenvolvimento de simulações em cinemática para o GeoGebra, que possibilita ao professor desenvolver passo-apasso diversas simulações, além de trazer exercícios e problemas propostos.
Abstract: One of the main difficulties that we find in teaching Physics is the difficulty in visualizing physical phenomena, since they depend a lot on the student's abstraction to be understood. In contrast to this difficulty, computational applications are presented as an efficient didactic tool, because their graphic and dynamic environments are able to attract the student's attention and help in understanding the contents, motivating them in the search for knowledge. In this perspective, we decided to verify students' learning in a methodological approach to the teaching of kinematics, thus associating the use of educational technologies in the teaching of physics. The methodological procedure adopted in this research consists of the construction of didactic sequences, which may include as a resource simulations developed for the Educational Software GeoGebra. The didactic sequences were applied in four classes of the first year of high school at the Centro de Ensino Newton Neves, located in Itapecuru - Mirim - MA. The classes were divided into two groups: group I (whose didactic sequences included simulations) and group II (whose didactic sequences did not include simulations). The results of the evaluations show that in group I, the students had better grades, better performance in the arguments made in class and showed greater interest in extra class research. Thus, this inclusion of simulations was potentially significant for these students. We consider that the set of didactic sequences that includes the simulations for GeoGebra proved to be efficient, because in addition to enabling a good performance of students, it was well accepted by them. Thus, we bring as an educational product from this research, a manual for the development of simulations in kinematics for GeoGebra, which allows the teacher to develop several simulations step-by-step, in addition to bringing proposed exercises and problems.
Palavras-chave: Cinemática
Simulações
GeoGebra
Kinematics
Simulations
GeoGebra
Área(s) do CNPq: Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: RIBEIRO, Antonio Carlos Vieira. Manual para desenvolvimento de simulações em geogebra: um recurso didático para o ensino de cinemática na educação básica. 2019. 204 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3520
Data de defesa: 8-Nov-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO CARLOS - RIBEIRO.pdfDissertação de Mestrado6,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.