???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/352
Tipo do documento: Dissertação
Título: UMA TÉCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGENS ESPECÍFICAS DE DOMÍNIO
Título(s) alternativo(s): A TECNIQUE FOR DOMAIN SPECIFIC LANGUAGE DEVELOPMENT
Autor: Serra, Ivo José da Cunha
Primeiro orientador: GIRARDI, Rosario
Resumo: Por motivos de qualidade e produtividade, o reuso de software é uma prática necessária no desenvolvimento dos sistemas atuais. Uma das formas do reuso de software é a reutilização gerativa, que consiste em selecionar e agrupar componentes de software de forma automática. A reutilização gerativa pode ser feita com o uso de linguagens específicas de domínio (LED s), que especificam sistemas em alto nível de abstração. Neste trabalho é proposta a TOD-LED, uma técnica baseada em ontologias para o desenvolvimento de LED's na Engenharia de Domínio Multiagente. Esta técnica guia a especificação de LED's a partir de modelos de domínio desenvolvidos com a GRAMO, uma técnica para a análise de domínio na Engenharia de Domínio Multiagente. A TOD-LED utiliza a ONTOLED, uma ontologia que representa o conhecimento acerca do desenvolvimento de LED's. A especificação de uma LED é representada por uma instância da ONTOLED. É também apresentado um estudo de caso para avaliar a técnica proposta. O estudo de caso consiste na especificação da LESRF (Linguagem de Especificação de Sistemas para a Recuperação e Filtragem de informação), uma LED para o desenvolvimento de aplicações para o acesso à informação dinâmica e não estruturada.
Abstract: To achieve quality and productivity in software development, software reuse is necessary nowadays. One way of doing so is generative reuse, which consists of automatic selecting and grouping software components. Generative software reuse can be done by employing Domain Specific Languages (DSL's). These languages specify a system in a high level of abstraction. This work proposes TOD-LED, a technique based on ontologies for the development of DSL's on Multi-Agent Domain Engineering. This technique guides the specification of DSL's using domain models developed with GRAMO, a technique for Domain Analysis in Multi-Agent Domain Engineering. TOD-LED uses ONTOLED, an ontology that represents the knowledge about the development of DSL's. The specification of a DSL is represented as an instance of ONTOLED. A case study was developed to evaluate TOD-LED. The case study consists of the specification of LESRF, a DSL for the development of systems for dynamic and non structured information access.
Palavras-chave: Linguagens Específicas de Domínio
Engenharia de Domínio
Ontologias
Sistemas Multiagente
Domain Specific Languages
Domain Engineering
Ontologies
Multi-Agent Systems
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Engenharia
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET
Citação: SERRA, Ivo José da Cunha. A TECNIQUE FOR DOMAIN SPECIFIC LANGUAGE DEVELOPMENT. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/352
Data de defesa: 15-Mar-2004
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ivo Jose da Cunha Serra.pdf6,69 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.