Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAMPELO, Djamilton Foicinha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3511953301518670por
dc.contributor.advisor1GARCEZ, Karl Marx Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0520333964501504por
dc.contributor.advisor-co1SOUSA, Karla Cristina Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4775715340052507por
dc.contributor.referee1GARCEZ, Karl Marx Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0520333964501504por
dc.contributor.referee2CARVALHO, Edson Firmino Viana de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216484483659706por
dc.contributor.referee3DANTAS, Cláudio Rejane da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7237286586938048por
dc.date.accessioned2022-04-19T13:00:33Z-
dc.date.issued2019-09-06-
dc.identifier.citationCAMPELO, Djamilton Foicinha. Sequência de ensino investigativa para o estudo do efeito fotovoltaico em uma abordagem experimental na perspectiva da teoria de campos conceituais de Vergnaud. 2019. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3519-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a trajetória da construção de um produto educacional desenvolvido para promover o ensino do efeito fotovoltaico para turmas de terceiro ano do ensino médio. Este produto educacional é composto por Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) que são uma maneira organizada de promover o ensino, de modo a traduzir fenômenos físicos em problemas interessantes para os alunos, possíveis de serem resolvidos e cujas resoluções encaminhem os estudantes em direção aos conhecimentos científicos. Durante a pesquisa elaboramos uma SEI que investiga os conhecimentos prévios dos alunos sobre a conservação da energia e uma SEI que estuda o efeito fotovoltaico. As SEIs foram elaboradas de acordo com a Teoria de Campos Conceituais, onde utilizamos simulações e experimentos como recursos didáticos, as atividades de avaliação incluíram mapas conceituais e questionários. Após a aplicação do produto, em uma turma de terceiro do ano, verificamos que análise das avaliações demonstrou o desenvolvimento da linguagem técnica e científica dos alunos, também foi possível identificar de possíveis invariantes operatórios que apareceram nas respostas dos alunos em situações propostas aos estudantes envolvendo conceitos do campo conceitual da conversão da energia.por
dc.description.abstractThis work discusses the trajectory of the construction of an educational product developed to promote the teaching of the photovoltaic effect for third year classes of high school. This educational product is composed of Investigative Teaching Sequences (SEIs) that are an organized way of promoting teaching, in order to translate physical phenomena into interesting problems for students, which can be solved and whose resolutions lead students towards knowledge scientific. During the research, we developed a SEI that investigates students' prior knowledge about energy conservation and a SEI that studies the photovoltaic effect. The SEIs were developed according to the Theory of Conceptual Fields, where we use simulations and experiments as didactic resources, the evaluation activities included concept maps and questionnaires. After the application of the product, in a third class of the year, we found that analysis of the evaluations demonstrated the development of the technical and scientific language of the students, it was also possible to identify possible operative invariants that appeared in the students' responses in situations proposed to students involving concepts from the conceptual field of energy conversion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2022-04-19T13:00:33Z No. of bitstreams: 1 DJAMILTON - CAMPELO.pdf: 13676126 bytes, checksum: 3872c65f758b3725d4cd3c223ec363a4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-19T13:00:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DJAMILTON - CAMPELO.pdf: 13676126 bytes, checksum: 3872c65f758b3725d4cd3c223ec363a4 (MD5) Previous issue date: 2019-09-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSequência de ensino investigativapor
dc.subjectEfeito fotovoltaicopor
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispor
dc.subject.cnpqFísicapor
dc.titleSequência de ensino investigativa para o estudo do efeito fotovoltaico em uma abordagem experimental na perspectiva da teoria de campos conceituais de Vergnaudpor
dc.title.alternativeInvestigative teaching sequence for the study of the photovoltaic effect in an experimental approach from the perspective of Vergnaud's conceptual field theoryeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DJAMILTON - CAMPELO.pdfDissertação de Mestrado13,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.