Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Gabriel Felipe Furtado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3823486206428642por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Antônio José Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8425084108120335por
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Antônio José Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8425084108120335por
dc.contributor.referee2ROCHA, Helianane Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/287650870594297por
dc.contributor.referee3ANJOS FILHO, Antônio Soares dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7751967941757614por
dc.date.accessioned2022-04-13T13:52:06Z-
dc.date.issued2020-05-20-
dc.identifier.citationFERREIRA, Gabriel Felipe Furtado. Uma sequência didática para o ensino de máquinas térmicas no ensino médio. 2020. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3518-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino de máquinas térmicas, destinado aos professores de física ou ciências do ensino básico. Foi escolhido como eixo temático a história da ciência e as máquinas térmicas usadas pela sociedade contemporânea. O marco teórico deste trabalho foi baseado na obra de David Ausubel sobre aprendizagem significativa bem como a utilização de mapas conceituais proposto por Joseph Novak e as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Marco Antônio Moreira. A sequência apresentada no produto educacional tem um total de oito encontros e sete atividades nos quais são usadas diversas ferramentas de ensino como o uso de vídeos, experiências realizadas em sala e textos científicos. O propósito desse trabalho é que o aluno perceba a importância das máquinas térmicas para o desenvolvimento da sociedade moderna e a dependência que temos dessas máquinas, na atualidade, partindo dos meios de transportes equipados com motores a combustão interna até a geração de energia elétrica nas usinas termoelétricas e termonucleares. A sequência didática apresentada é qualitativa/comparativa e foi desenvolvida em parceria com a 2° série do ensino médio da escola CE Humberto de Campos em São Luís do Maranhão.por
dc.description.abstractThe present work presents a didactic sequence for the teaching of thermal machines, using as its thematic axis the history of science and the machines used by contemporary society. The development of the work was based on the David Ausubel work on meaningful learning as well as the use of conceptual maps proposed by Joseph Novak and the Potentially Significant Teaching Units of Marco Antonio Moreira. The sequence features a total of eight encounters in which various teaching tools are used, such as the use of videos, experiments carried out in the classroom, scientific texts and a field visit in a thermoelectric plant. The purpose of this work is for the student to realize the importance of thermal machines for the development of modern society and the dependence we have of these machines, in the current time, starting from the transportation means equipped with internal combustion engines until the generation of electric energy in the thermoelectric and thermonuclear plants. The proposal will be applied in the second grade of the high school, CE Humberto de Campos School in São Luís do Maranhão.por
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-04-13T13:52:06Z No. of bitstreams: 1 GabrielFelipeFurtadoFerreira.pdf: 2835068 bytes, checksum: 86f71e1f0ae054b9d55a56e3cae286a2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-13T13:52:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabrielFelipeFurtadoFerreira.pdf: 2835068 bytes, checksum: 86f71e1f0ae054b9d55a56e3cae286a2 (MD5) Previous issue date: 2020-05-20eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagem significativa;por
dc.subjectmapas conceituais;por
dc.subjectmáquina térmica;por
dc.subjectsequência didática;por
dc.subjectthermal machine;eng
dc.subjectfollowing teaching;eng
dc.subjectconcept maps.eng
dc.subject.cnpqFísicapor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleUma sequência didática para o ensino de máquinas térmicas no ensino médiopor
dc.title.alternativeA didactic sequence for the teaching of heat engines in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielFelipeFurtadoFerreira.pdfDissertação de Mestrado2,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.