Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3518
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma sequência didática para o ensino de máquinas térmicas no ensino médio
Título(s) alternativo(s): A didactic sequence for the teaching of heat engines in high school
Autor: FERREIRA, Gabriel Felipe Furtado 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Antônio José Silva
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Antônio José Silva
Segundo membro da banca: ROCHA, Helianane Oliveira
Terceiro membro da banca: ANJOS FILHO, Antônio Soares dos
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino de máquinas térmicas, destinado aos professores de física ou ciências do ensino básico. Foi escolhido como eixo temático a história da ciência e as máquinas térmicas usadas pela sociedade contemporânea. O marco teórico deste trabalho foi baseado na obra de David Ausubel sobre aprendizagem significativa bem como a utilização de mapas conceituais proposto por Joseph Novak e as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Marco Antônio Moreira. A sequência apresentada no produto educacional tem um total de oito encontros e sete atividades nos quais são usadas diversas ferramentas de ensino como o uso de vídeos, experiências realizadas em sala e textos científicos. O propósito desse trabalho é que o aluno perceba a importância das máquinas térmicas para o desenvolvimento da sociedade moderna e a dependência que temos dessas máquinas, na atualidade, partindo dos meios de transportes equipados com motores a combustão interna até a geração de energia elétrica nas usinas termoelétricas e termonucleares. A sequência didática apresentada é qualitativa/comparativa e foi desenvolvida em parceria com a 2° série do ensino médio da escola CE Humberto de Campos em São Luís do Maranhão.
Abstract: The present work presents a didactic sequence for the teaching of thermal machines, using as its thematic axis the history of science and the machines used by contemporary society. The development of the work was based on the David Ausubel work on meaningful learning as well as the use of conceptual maps proposed by Joseph Novak and the Potentially Significant Teaching Units of Marco Antonio Moreira. The sequence features a total of eight encounters in which various teaching tools are used, such as the use of videos, experiments carried out in the classroom, scientific texts and a field visit in a thermoelectric plant. The purpose of this work is for the student to realize the importance of thermal machines for the development of modern society and the dependence we have of these machines, in the current time, starting from the transportation means equipped with internal combustion engines until the generation of electric energy in the thermoelectric and thermonuclear plants. The proposal will be applied in the second grade of the high school, CE Humberto de Campos School in São Luís do Maranhão.
Palavras-chave: aprendizagem significativa;
mapas conceituais;
máquina térmica;
sequência didática;
thermal machine;
following teaching;
concept maps.
Área(s) do CNPq: Física
Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: FERREIRA, Gabriel Felipe Furtado. Uma sequência didática para o ensino de máquinas térmicas no ensino médio. 2020. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3518
Data de defesa: 20-Mai-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielFelipeFurtadoFerreira.pdfDissertação de Mestrado2,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.