Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3517
Tipo do documento: Dissertação
Título: Construindo um balão de ar quente: uma sequência didática para a aprendizagem significativa dos conceitos de Termologia.
Título(s) alternativo(s): Building a hot air balloon: a didactic sequence for learning significance of the concepts of Thermology.
Autor: SILVA, Francisco Leonardo Lopes da 
Primeiro orientador: MENDES, Gabriel Alves
Primeiro membro da banca: MENDES, Gabriel Alves
Segundo membro da banca: MOREIRA, Edvan
Terceiro membro da banca: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Resumo: Atualmente, a metodologia para ensinar física no Ensino Médio ainda está fortemente ligada ao modelo instituído na educação básica no período colonial. Essa metodologia com o uso de livros didáticos (massivamente matemático e abstrato), quadro e giz, resulta em uma aprendizagem pouco significativa e tediosa comparada ao método de ensino de Ausubel. Neste contexto foi proposta uma metodologia fundamentada na Teoria de David Ausubel sobre Termologia, que possibilite ao discente um ambiente de Aprendizagem Significativa. Dessa forma, um produto educacional em forma de livro eletrônico foi criado com uma oficina de construção de balões de ar quente. Estes são utilizados como organizador prévio para a ancoragem dos conceitos no assunto e possibilita ofertar atividades práticas, motivar e engajar os alunos para as aulas de Física. A aplicação aconteceu na Unidade Escolar Luís Teixeira, escola de rede pública do estado do Piauí, na cidade de Luzilândia. A população amostral foram três turmas de segundo ano do Ensino Médio Regular (média de 30 alunos por turma). Os resultados e discussões foram apresentadas em detalhes e o desenvolvimento de todas as atividades propostas na sequência didática: avaliação diagnóstica; abordagem teórica; resolução de problemas contextualizados; experimentos; trabalhos de pesquisa; oficina e as avaliações escritas. A análise qualitativa da aplicação do trabalho nos permitiram observar indícios de aprendizagem significativa como foi proposto. Por fim, apresentamos as considerações finais e nossas perspectivas do produto educacional e a publicação do livro eletrônico.
Abstract: Currently, the methodology for teaching physics in high school is still strongly linked to the model established in basic education in the colonial period. This approach with the use of textbooks (massively mathematical and abstract), blackboard and chalk, resulting in a little significant and tedious learning compared to the teaching method of Ausubel. In this context, a methodology based on the theory of David Ausubel on Thermology was proposed. It allows the student an environment of Meaningful Learning. Thus, an educational product in the form of an electronic book was created together with a workshop for building hot air balloons. These are used as a previous organizer to anchor the concepts in the subject and make it possible to offer practical activities, motivate and engage students for physics classes. The application took place at the Luís Teixeira School Unit, a public school in the state of Piauí, in the city of Luzilândia. The sample population consisted of three classes in the second year of Regular High School (average of 30 students per class). The results and discussions were presented in detail and the development of all activities proposed in the didactic sequence: diagnostic evaluation; theoretical approach; solving contextualized problems; experiments; research papers; workshop and written assessments. The qualitative analysis of the application of the work allowed us to observe signs of significant learning as proposed. Finally, we present the final considerations and our perspectives on the educational product and electronic book publication.
Palavras-chave: aprendizagem significativa;
sequência didática;
termologia;
balões de ar quente;
ensino remoto;
significant learning;
didactic sequence;
thermology;
hot air balloons
Área(s) do CNPq: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: SILVA, Francisco Leonardo Lopes da. Construindo um balão de ar quente: uma sequência didática para a aprendizagem significativa dos conceitos de Termologia. 2021. 264f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3517
Data de defesa: 24-Set-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCOLEONARDO.pdfDissertação de Mestrado7,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.