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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento de uma proposta pedagógica para o ensino da cinemática através da robótica educacional
Título(s) alternativo(s): Development of a pedagogical proposal for teaching kinematics through educational robotics
Autor: LEITE, Dadson Luís Ferreira 
Primeiro orientador: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Segundo membro da banca: SANTOS, Clenilton Costa dos
Terceiro membro da banca: GIRARD, Daniel
Resumo: O ensino da Física na educação básica possui uma série de problemas identificados por muitos pesquisadores, que vão desde a maneira como esses conceitos são trabalhados nesta etapa, passando pela falta de motivação dos discentes e profissionais sem formação para lecionar Física, até chegar à falta de infraestrutura apropriada da sala de aula e de laboratórios para prática experimental. Associado a todas essas questões há também a concepção equivocada de alguns alunos sobre a Física no ensino médio ao interpretála como sendo uma matemática contextualizada. Apesar dessas dificuldades, muitos professores creem no seu papel de facilitador e conseguem influenciar a aprendizagem de seus alunos através ferramentas e estratégias de ensino que aliam a tecnologia com a educação, no intuito de motivá-los a produzir conhecimento e despertar o interesse de irem mais além. Pensando nisso, desenvolvemos uma proposta pedagógica baseada em uma sequência didática que utiliza a robótica educacional como ferramenta facilitadora de ensino da Cinemática para estudantes do Ensino Médio. Tal proposta incorpora o uso de um robô desenvolvido para observar suas trajetórias em diferentes circunstâncias de movimento, em que o registro desses movimentos se dá por meio de gráficos gerados por um aplicativo para smartphone e tablet denominado de Phyphox. O marco teórico da aprendizagem desta proposta é ancorado na perspectiva da teoria do construtivismo e no construcionismo. A validação de nossa proposta e a verificação da aprendizagem dos alunos se dá através de observações em sala de aula, da interação e participação dos estudantes e pela aplicação de questionários. O conjunto desses instrumentos de avaliação nos permitiu acreditar que nossa proposta pode ser utilizada como prática experimental em sala de aula para compreensão dos conceitos da Cinemática, pois as discussões feitas a partir dos dados coletados discriminam uma contribuição significativa para o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The teaching of Physics in basic education has a series of problems identified by many researchers, ranging from the way these concepts are worked at this stage, through the lack of motivation of students and untrained professionals to teach Physics, until the lack of appropriate classroom and laboratory infrastructure for experimental practice. Associated with all these issues some students have mistaken conception about physics in high school when interpreting it as being contextualized mathematics. Despite these difficulties, many teachers believe in their role as facilitators and can lead their students’ learning through the tools and teaching that combine technology with education in order to motivate them to produce knowledge and awaken the interest of reaching more beyond. With this in mind, we developed a pedagogical proposal based on a didactic sequence that uses a robotic educational tool to facilitate the teaching of Kinematics for high school students. Such proposal incorporates the use of a robot developed to observe their trajectories in different circumstances of movement, in which the recording of movements takes place through graphics generated by an application for smartphone and tablet called Phyphox. The theoretical framework for learning this proposal is anchored in the perspective of the theory of constructivism and constructionism. The validation of our proposal and the verification of student learning takes place through classroom use of student interaction and participation and through the application of questionnaires. The set of these assessment instruments believes that our proposal can be used as a classroom practice to understand the concepts of Kinematics because as obtained from the collected data, they discriminate against a significant influence on the teaching-learning process.
Palavras-chave: Robótica educacional
Ensino de física
Cinemática
Arduino
Educational robotics
cPhysics teaching
Kinematics
Área(s) do CNPq: Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: LEITE, Dadson Luís Ferreira. Desenvolvimento de uma proposta pedagógica para o ensino da cinemática através da robótica educacional. 2021. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3510
Data de defesa: 24-Jun-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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