Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTEIXEIRA, Edna Cristina Leite-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8053422652395309por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Franciele Monique Scopetc dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0238645400960533por
dc.contributor.referee1SANTOS, Franciele Monique Scopetc dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0238645400960533por
dc.contributor.referee2SILVA, Acildo Leite da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.contributor.referee3RIBEIRO JUNIOR, Domingos Mendes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0408544985788372por
dc.date.accessioned2022-03-16T14:18:46Z-
dc.date.issued2021-08-02-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Edna Cristina Leite. O ensino de Filosofia na palma da mão: uma experiência no Centro de Ensino Vicente Maia sobre o filosofar com o WhatsApp. 2021. 161 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3501-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto de análise uma investigação acerca do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC como recurso didático para o ensino de Filosofia por meio do WhatsApp numa perspectiva sobre o desenvolvimento da inteligência coletiva. E, como objetivo geral: analisar o uso do WhatsApp como recurso didático nas aulas de Filosofia na escola pública estadual C.E. Vicente Maia como mediação para aprendizagem filosófica. Quanto à metodologia esta pesquisa é de natureza explicativa e qualitativa, fundamentada em estudos bibliográficos, documentais e pesquisa de campo realizada com alunos de duas turmas do Ensino Médio do Centro de Ensino Vicente Maia em São Luís- MA. Os instrumentos utilizados foram questionários abertos e fechados direcionados aos alunos a fim de investigar o uso das TDIC na escola e, mais especificamente, na disciplina de Filosofia, assim como, as questões referentes às condições socioculturais dos participantes. Como referencial teórico de análise destacam-se autores como: Lévy (1993, 2010, 2015), Castells (2003), Moran (2012), Belloni (2012), Cupani (2016), Cerletti (2009), Latour (2012) e outros que discutem a temática. A pesquisa parte da hipótese de que as TDIC na área educacional contribuem com o ensino e aprendizagem filosófica e para a construção e reconhecimento da inteligência coletiva no ciberespaço. Considera-se nesta pesquisa as novas configurações exigidas no campo educacional frente à pandemia da COVID-19 o que redimensionou a educação para os moldes remoto e híbrido.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze an investigation into the use of Digital Technologies of Information and Communication - TDIC as a didactic resource for teaching Philosophy through WhatsApp in a perspective on the development of collective intelligence. And, as a general objective: to analyze the use of WhatsApp as a didactic resource in Philosophy classes at the state public school CE Vicente Maia as a mediation for philosophical learning. As for the methodology, this research is of an explanatory and qualitative nature, based on bibliographic, documentary and field research carried out with students from two high school classes at the Vicente Maia Teaching Center in São Luís-MA. The instruments used were open and closed questionnaires aimed at students in order to investigate the use of TDIC at school and, more specifically, in the Philosophy discipline, as well as questions regarding the sociocultural conditions of the participants. As a theoretical framework for analysis, authors such as Lévy (1993, 2010, 2015), Castells (2003), Moran (2012), Belloni (2012), Cupani (2016), Cerletti (2009), Latour (2012) and others who discuss the theme. The research is based on the hypothesis that TDIC in the educational area contributes to philosophical teaching and learning and to the construction and recognition of collective intelligence in cyberspace. This research considers the new configurations required in the educational field in the face of the COVID-19 pandemic, which redimensioned education for remote and hybrid models.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-03-16T14:18:46Z No. of bitstreams: 1 EdnaTeixeira.pdf: 2288651 bytes, checksum: ea85612761896df2e91ebedca7ce2dfb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-16T14:18:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EdnaTeixeira.pdf: 2288651 bytes, checksum: ea85612761896df2e91ebedca7ce2dfb (MD5) Previous issue date: 2021-08-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação;por
dc.subjectensino de Filosofia;por
dc.subjectTDIC;por
dc.subjectWhatsApp;por
dc.subjectinteligência coletivapor
dc.subjecteducation;eng
dc.subjectPhilosophy teaching;eng
dc.subjectTDIC;eng
dc.subjectWhatsapp;eng
dc.subjectCollective intelligenceeng
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleO ensino de Filosofia na palma da mão: uma experiência no Centro de Ensino Vicente Maia sobre o filosofar com o WhatsApppor
dc.title.alternativeTeaching Philosophy in the palm of the hand: an experience at the Vicente Maia Teaching Center on philosophizing with WhatsAppeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdnaTeixeira.pdfDissertação de Mestrado2,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.