Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTRINDADE , José Raimundo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3610189079494148por
dc.contributor.advisor1LEITE, José Assunção Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3626900000959533por
dc.contributor.referee1LEITE, José Assunção Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3626900000959533por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Rita de Cassia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1362398045749836por
dc.contributor.referee3SERRA, Maria Olília-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797696566118847por
dc.date.accessioned2022-03-16T13:11:59Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.citationTRINDADE , José Raimundo. O ensino de Filosofia e a criação de conceito: uma proposta metodológica a partir das imagens do livro didático do ensino médio. 2021. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3500-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa acerca da importância do uso de imagens como recurso metodológico para o ensino de filosofia, no nível médio. É uma pesquisa qualitativa com elementos etnográficos, que utiliza como ferramentas de coleta de dados a observação participante e aplicação de questionários. Do ponto de vista teórico, tem sua fundamentação na concepção filosófica de Deleuze e Guattari (1992) segundo qual, a filosofia consiste em criar conceitos e no método de ensino de filosofia proposto por Gallo (2012), composto por quatro passos didáticos: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Do ponto de vista metodológico tem sua fundamentação em Ludke e André (1986), Ferrarotti (2010), Angrossino (2009), Lima (2006), Souza (2006ª, 2016b, 2008) dentre outros. O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é dedicado ao ensino de filosofia enquanto oficina de conceitos. O segundo é dedicado a investigação da imagem como ferramenta metodológica para o ensino de filosofia. O terceiro capítulo apresenta a parte prática da pesquisa e trata de como pode ensinar filosofia a partir das imagens do livro didático no Ensino Médio. Para isso, apresenta duas sequências didáticas que serão aplicadas junto aos alunos do segundo ano do Ensino Médio, do Centro de Ensino Mário Martins Meireles, em São Luís – Ma.por
dc.description.abstractThe present work is the result of a research about the importance of using pictures how a methodological resource for the teaching of philosophy, at the high school. It is a qualitative research with ethnographic elements, which uses participant observation and questionnaire application of data collection tools. From a theoretical point of view, it is based on the philosophical conception of Deleuze and Guattari (1992) according to which, philosophy consists of creating concepts and the method of teaching philosophy proposed by Gallo (2012), composed of four didactic steps: awareness, problematization, investigation and conceptualization. From the methodological point of view, it is based on Ludke and André (1986), Ferrarotti (2010), Angrossino (2009), Lima (2006), Souza (2006ª, 2016b, 2008) among others. The work is divided at three chapters. The first chapter is dedicated to teaching philosophy while concept workshop. The second is dedicated to the investigation of picture how methodological tool for the teaching of philosophy. The third chapter presents the practical part of the research and deals with how you can teach philosophy from the pictures of the textbook in high school. For this, it presents two didactic sequences that will be applied to the students of the second year of High School, at the Centro de Ensino Mário Martins Meireles, in São Luís - Ma.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-03-16T13:11:59Z No. of bitstreams: 1 JoséRaimundo.pdf: 3017223 bytes, checksum: 539128b0caef074f5bcbc2270bec78ea (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-16T13:11:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoséRaimundo.pdf: 3017223 bytes, checksum: 539128b0caef074f5bcbc2270bec78ea (MD5) Previous issue date: 2021-08-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectfilosofia;por
dc.subjectensino de filosofia;por
dc.subjectmetodologia de ensino;por
dc.subjectimagem;por
dc.subjectphilosophy;por
dc.subjectphilosophy teaching;por
dc.subjectteaching methodology;por
dc.subjectimage;por
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleO ensino de Filosofia e a criação de conceito: uma proposta metodológica a partir das imagens do livro didático do ensino médiopor
dc.title.alternativePhilosophy teaching and concept creation: a methodological proposal based on high school textbook imageseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséRaimundo.pdfDissertação de Mestrado2,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.