Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3500
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de Filosofia e a criação de conceito: uma proposta metodológica a partir das imagens do livro didático do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Philosophy teaching and concept creation: a methodological proposal based on high school textbook images
Autor: TRINDADE , José Raimundo 
Primeiro orientador: LEITE, José Assunção Fernandes
Primeiro membro da banca: LEITE, José Assunção Fernandes
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Rita de Cassia
Terceiro membro da banca: SERRA, Maria Olília
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa acerca da importância do uso de imagens como recurso metodológico para o ensino de filosofia, no nível médio. É uma pesquisa qualitativa com elementos etnográficos, que utiliza como ferramentas de coleta de dados a observação participante e aplicação de questionários. Do ponto de vista teórico, tem sua fundamentação na concepção filosófica de Deleuze e Guattari (1992) segundo qual, a filosofia consiste em criar conceitos e no método de ensino de filosofia proposto por Gallo (2012), composto por quatro passos didáticos: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Do ponto de vista metodológico tem sua fundamentação em Ludke e André (1986), Ferrarotti (2010), Angrossino (2009), Lima (2006), Souza (2006ª, 2016b, 2008) dentre outros. O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é dedicado ao ensino de filosofia enquanto oficina de conceitos. O segundo é dedicado a investigação da imagem como ferramenta metodológica para o ensino de filosofia. O terceiro capítulo apresenta a parte prática da pesquisa e trata de como pode ensinar filosofia a partir das imagens do livro didático no Ensino Médio. Para isso, apresenta duas sequências didáticas que serão aplicadas junto aos alunos do segundo ano do Ensino Médio, do Centro de Ensino Mário Martins Meireles, em São Luís – Ma.
Abstract: The present work is the result of a research about the importance of using pictures how a methodological resource for the teaching of philosophy, at the high school. It is a qualitative research with ethnographic elements, which uses participant observation and questionnaire application of data collection tools. From a theoretical point of view, it is based on the philosophical conception of Deleuze and Guattari (1992) according to which, philosophy consists of creating concepts and the method of teaching philosophy proposed by Gallo (2012), composed of four didactic steps: awareness, problematization, investigation and conceptualization. From the methodological point of view, it is based on Ludke and André (1986), Ferrarotti (2010), Angrossino (2009), Lima (2006), Souza (2006ª, 2016b, 2008) among others. The work is divided at three chapters. The first chapter is dedicated to teaching philosophy while concept workshop. The second is dedicated to the investigation of picture how methodological tool for the teaching of philosophy. The third chapter presents the practical part of the research and deals with how you can teach philosophy from the pictures of the textbook in high school. For this, it presents two didactic sequences that will be applied to the students of the second year of High School, at the Centro de Ensino Mário Martins Meireles, in São Luís - Ma.
Palavras-chave: filosofia;
ensino de filosofia;
metodologia de ensino;
imagem;
philosophy;
philosophy teaching;
teaching methodology;
image;
Área(s) do CNPq: Filosofia
Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: TRINDADE , José Raimundo. O ensino de Filosofia e a criação de conceito: uma proposta metodológica a partir das imagens do livro didático do ensino médio. 2021. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3500
Data de defesa: 20-Ago-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséRaimundo.pdfDissertação de Mestrado2,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.